Veja o que deve ser considerado ao contratar energia solar em SP

Veja o que deve ser considerado ao contratar energia solar em SP

Tempo de leitura: 

5 minutos

A energia solar é um tema que está em alta, tanto para residências quanto para empresas. Em São Paulo, a situação não é diferente! Esse é o segundo estado em número de instalações de sistemas fotovoltaicos no Brasil, com quase 9 mil implementações, segundo dados do final de 2018.

Além disso, segundo os mesmos dados, é o terceiro estado brasileiro com a maior geração distribuída, com uma potência de 60,4 megawatts. Apesar de a maioria dos sistemas estarem instalados em residências, a tendência é de que isso também cresça para a indústria e para as empresas de outros segmentos.

Isso acontece devido a incentivos do governo, como o financiamento da instalação, e a possibilidade de redução de custos operacionais a longo prazo. Além disso, a energia solar trata-se de uma fonte renovável, o que ainda permite que as empresas contribuam com a preservação ambiental, assunto que vem despertando mais interesse nos últimos anos, e posicionem-se positivamente frente a seus potenciais clientes.

Mas, para quem mora na capital paulista, diante de tantas possibilidades, pode ficar a dúvida: o que você precisa levar em consideração na hora de escolher uma empresa de energia solar em SP? Descubra, a seguir, algumas dicas de ouro nesse aspecto!

Como escolher uma empresa de energia solar em SP?

Existem alguns pontos de atenção na hora de escolher o fornecedor para a instalação do seu sistema fotovoltaico. Descubra, agora, quais são eles.

Pesquise o histórico e a reputação da empresa

Na hora de buscar uma empresa de energia solar em SP, é importante que você comece pesquisando seu histórico e sua reputação. Com o avanço da tecnologia, a maioria dessas informações está disponível online.

Dessa forma, você pode começar a avaliação acessando o site e redes sociais das companhias disponíveis e pesquisando sobre o tempo de atuação, experiência na área, entre outros elementos.

Conversar com pessoas ou empresários que já fizeram a instalação da energia solar no estabelecimento e buscar em sites de opinião também é importante. Dessa forma, você consegue acessar informações sobre as impressões de quem já utiliza o sistema daquela empresa para garantir o melhor negócio.

Analise as normas da Aneel

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é a organização que controla a utilização e distribuição da energia no Brasil. Em 2012, ela criou regras para regulamentar o uso da energia solar no país — a conhecida Resolução 482/12.

É essencial, portanto, que a empresa contratada atue de acordo com essa Resolução. Assim, você garante que todo o procedimento de instalação e o seu respectivo funcionamento tenha menos riscos.

Busque empresas que ofereçam um bom atendimento

O atendimento é outro fator que deve ser levado em conta na hora de escolher uma empresa de energia solar em SP. Isso porque é importante que você conte com profissionais capacitados para solucionar as suas dúvidas e passar informações.

Além disso, você deverá ter acesso a diversos canais de comunicação, em especial para suporte, como telefone, e-mail e, até mesmo, aplicativos de mensagens instantâneas. Contar com um sistema de assistência próprio também pode ser um diferencial. Isso pode ser interessante para se certificar de que você será bem atendido.

Dê preferência para quem oferece garantia de instalação

Quando se fala em geração fotovoltaica, a instalação é um processo bastante complexo. Dessa forma, outro elemento que você deve observar é a garantia por parte da empresa que você vai contratar.

Isso porque, caso contrário, você terá que entrar em contato com outra companhia e desembolsar ainda mais recursos para instalar os equipamentos, já que esse processo precisa ser realizado por uma equipe especializada.

Também é importante se certificar de que, no caso de qualquer problema nesse momento, a empresa faça a troca do equipamento ou quaisquer reparos necessários na hora de você começar a utilizar a energia solar.

Valorize a capacitação do time

Como você já sabe, os equipamentos de geração fotovoltaica são bastante complexos, assim como a sua instalação. Dessa forma, esse serviço precisa ser realizado por profissionais treinados especificamente para realizar essa atividade.

Portanto, na hora de contratar uma empresa de energia solar, peça referências sobre a capacitação da equipe. Pergunte, também, sobre atualizações às quais os profissionais foram e são submetidos e sobre a experiência que esses colaboradores já têm para realizar a instalação dos sistemas fotovoltaicos na sua residência e/ou empresa.

Pesquise sobre a qualidade do equipamento utilizado

Outro elemento que deve ser avaliado na hora de contratar uma empresa de energia solar em SP é a qualidade dos equipamentos utilizados. Isso porque é essencial que você tenha painéis capazes de, efetivamente, gerar o máximo de energia possível para você.

Dessa forma, questione sobre a marca e origem dos itens. Verifique a reputação da empresa fabricante e, na hora da instalação, também cheque o bom estado dos equipamentos. Sempre dê preferência para aquelas que tenham fornecedores de qualidade!

Por que investir em energia solar para a sua empresa?

Segundo dados de 2018, 85% das instalações em SP estão em residências, enquanto apenas 12% estão em empresas ou indústrias. Porém, a tendência é que o número de sistemas nos comércios e negócios dos mais diversos segmentos cresça nos próximos anos. Isso porque existem diversas vantagens de investir nesse tipo de energia, como:

  • redução de custos em longo prazo;
  • investimento em uma fonte renovável;
  • melhoria da reputação da marca perante o mercado, devido à questão ambiental (o chamado "Marketing Verde");
  • alto Retorno sobre Investimento (ROI);
  • durabilidade do sistema, quando de boa qualidade (por volta de 25 anos);
  • proteção contra o aumento repentino nos preços de energia elétrica.

Como você pode perceber, o uso da energia solar é extremamente vantajoso. Porém, é importante tomar uma série de cuidados na hora de escolher com quem você irá comprar o equipamento e fazer a instalação.

Quando você reside em uma região metropolitana, como São Paulo, o cuidado deve ser ainda maior, uma vez que existem muitas empresas oferecendo serviços parecidos. Com as nossas dicas, você descobriu o que deve ser observado na hora de instalar o sistema de energia solar em SP e, agora, basta colocar em prática para aproveitar todas essas vantagens na sua residência ou negócio!

Aproveite para conhecer a HCC Energia Solar e descubra as soluções que temos para oferecer a você. Acesse nosso site agora mesmo!