Você, que tem o sonho de ser o dono do próprio negócio, percebeu que o mercado de franquias está em crescimento e pode ser a sua melhor oportunidade de investimento? Antes de entrar nessa área, você precisa pesquisar uma série de informações sobre produtos e serviços que vai comercializar, franqueadoras que podem ser suas parceiras, entre outras.
Mas e o atendimento aos seus clientes, como fica? Você sabe qual a importância de oferecer um atendimento personalizado na sua franquia e como fazer isso com eficiência? Entende quais são as exigências dos clientes em relação a isso e como implementar na sua empresa? Se não, está na hora de descobrir!
Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto agora mesmo!
Afinal, o que é o atendimento personalizado?
Em muitas empresas e estabelecimentos comerciais, os funcionários têm um protocolo de atendimento. Isso significa que eles lidam com todos os clientes da mesma forma, sem distinções.
Porém, as pessoas não são iguais. Cada uma chega com uma demanda e uma expectativa diferente. Muitas vezes, inclusive, procuram um determinado serviço ou produto para solucionar problemas diferentes, de acordo com suas características pessoais. Além disso, têm personalidades diferentes. Portanto, será que atender a todos da mesma forma é a melhor solução? Não!
É aí que surge o conceito de atendimento personalizado. Ele se refere a uma outra forma de atender aos clientes, de acordo com as características pessoais de cada um. Isso significa que todos os colaboradores devem estar sempre atentos às demandas de cada pessoa que entra em contato com a empresa.
A partir disso, deve-se direcionar o atendimento de acordo com essas características, buscando encontrar as melhores soluções para os problemas dos clientes.
Se, por um lado, esse processo é um pouco mais trabalhoso, por outro, atende melhor às necessidades dos consumidores. Assim, aumenta as chances de fechar um negócio e, quando isso acontece, há também um crescimento dos níveis de satisfação.
Qual a importância do atendimento personalizado em franquias?
O atendimento personalizado é importante para qualquer negócio. Portanto, quando se fala em franquias, isso não é diferente.
Isso porque o comportamento dos consumidores da atualidade é muito diferente de alguns anos atrás. Um cliente já não busca apenas um produto, mas uma marca com a qual ele se identifica, uma empresa que compartilha valores com ele.
Além disso, ele quer ter uma experiência de compra agradável, mais adequada às suas necessidades. Afinal, com tantas empresas no mercado, ele tem a opção de escolher aquelas que oferecem o melhor atendimento.
Portanto, para cativar esse público e fechar negócios, é essencial que as franquias também ofereçam um atendimento personalizado. Isso funciona como um diferencial, fazendo com que você fidelize aqueles consumidores que já tem e atraia ainda mais para a sua empresa.
O impacto disso para a sua franquia é claro: aumento dos lucros. Isso porque, com clientes fiéis e uma maior atração de novos consumidores para a sua empresa, há um crescimento também nas suas vendas. Com isso, você fatura mais, sem elevar os custos do negócio, que se torna mais rentável e lucrativo como um todo, traçando um caminho em direção ao sucesso.
Como oferecer um atendimento personalizado na franquia?
Diante da importância desse processo, fica o questionamento: como oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes? Descubra, agora, algumas dicas de ouro nesse aspecto!
Entenda seu público-alvo
Para personalizar o atendimento da sua franquia, é essencial que você saiba quem são os seus clientes e quais as suas principais demandas e expectativas. Portanto, o primeiro passo é o entendimento sobre as características do seu público-alvo.
Para isso, consulte o seu franqueador, de forma a identificar, com ele, as personas do negócio. Além disso, implemente uma pesquisa de mercado na sua própria loja, para mapear as especificidades dos clientes da região na qual você atua.
A partir disso, você é capaz de criar um perfil dos seus clientes e, com isso, personalizar o atendimento.
Diversifique os canais de atendimento
Outra estratégia importante é contar com vários canais de atendimento. Isso porque, mesmo que você tenha um grupo relativamente homogêneo, cada um dos seus clientes pode ter uma preferência por um canal de comunicação.
Isso significa que alguns vão preferir entrar em contato com você por e-mail, enquanto outros dão preferência para ligações telefônicas ou mensagens instantâneas. Quando você tem vários canais de atendimento, consegue atender a todas essas demandas com excelência, permitindo que o cliente escolha o melhor canal para entrar em contato com você.
Capacite os colaboradores
Também é importante contar com um time altamente capacitado para fornecer o melhor atendimento aos clientes da sua franquia. Afinal, são os seus colaboradores que efetivamente entram em contato com os consumidores, o que significa que eles precisam desenvolver algumas competências nesse aspecto.
Uma das características mais importantes, aqui, é a empatia. Ela se refere à capacidade que uma pessoa tem de identificar as necessidades e sentimentos do outro e, a partir disso, reagir de forma adequada. Uma capacitação pode ajudar nesse sentido e ser essencial para o sucesso.
Além disso, é importante que você treine a equipe para estabelecer uma boa sintonia com os seus clientes. Saber como identificar as demandas dos consumidores e a melhor forma de realizar negociações também são competências importantes, capazes de garantir um atendimento personalizado na sua franquia.
Como você pôde perceber, o atendimento personalizado é importante para qualquer negócio, inclusive as franquias. Os clientes estão cada vez mais exigentes em relação à forma como são tratados pelas empresas. Por isso, esse é um diferencial importante para garantir o sucesso do empreendimento e potencializar os seus lucros.
Por ser uma franquia, é importante que você conte com a parceria do franqueador nesse aspecto. Isso significa que você deve dar preferência para aquelas que oferecem capacitações na área.
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