Entenda a importância dos treinamentos para o sucesso da franquia

Entenda a importância dos treinamentos para o sucesso da franquia

Tempo de leitura: 

4 minutos

Investir em uma franquia pode ser uma ótima oportunidade para que você realize o sonho de ter a própria empresa, contando com o apoio de uma matriz com modelo de negócios já estruturado. Entretanto, para que você tenha sucesso, não basta pensar apenas nas finanças e nos produtos a serem oferecidos: também é imprescindível pensar nos colaboradores que vão trabalhar com você.

A capacitação do time é, portanto, essencial para que a sua franquia gere bons resultados e continue crescendo ao longo do tempo. Afinal, são eles que efetivamente geram os resultados positivos para o negócio.

Quer saber mais sobre a importância dos treinamentos para o sucesso de uma franquia? Então continue a leitura e descubra!

A importância dos treinamentos oferecidos pela matriz

Quando se fala em treinamentos e capacitações, é importante que você entenda que o mercado de franquias tem algumas particularidades nesse aspecto. Isso porque você não está começando um negócio do zero, e sim implementando um modelo que já foi testado e estruturado, o que potencializa as suas chances de sucesso.

Dessa forma, ao iniciar a empresa, você tem acesso a uma série de informações relacionadas às competências que são fundamentais para que você e a sua equipe realizem o trabalho da melhor forma possível. Isso pode ser no nível técnico, ou seja, relacionado a aspectos operacionais do negócio e do produto, ou comportamental, ligado ao atendimento de clientes, por exemplo.

Nesse aspecto, na maioria dos casos, a matriz oferece, além de produtos e conhecimento técnico, um canal de capacitação para os franqueados. Nele, você e os seus colaboradores têm acesso à uma série de cursos, apostilas ou informações, tanto a nível técnico e operacional quanto comportamental.

Portanto, esse pode ser o primeiro passo na busca da capacitação do time da sua franquia.

Uma boa capacitação do time reduz custos para o negócio

A capacitação do time tem uma série de efeitos positivos, principalmente relacionados ao atendimento dos clientes e entendimento do produto ou serviço que você está vendendo. Mas a importância dos treinamentos não para por aí!

Quando você investe em treinamentos, também é capaz de reduzir os custos da franquia. Em primeiro lugar, isso acontece porque os seus colaboradores ficam mais satisfeitos com o negócio e se sentem mais bem preparados para realizar as atividades. Dessa forma, a tendência é que eles se mantenham na empresa, reduzindo os índices de turnover e, com isso, gastos com demissão e contratação de pessoal.

Além disso, por estar mais preparado, o time gera mais e melhores resultados. Isso potencializa os lucros e reduz os custos, uma vez que você é capaz de fazer mais com menos e evita uma série de erros e retrabalhos, que exigem investimento de finanças e tempo de trabalho da equipe.

A metodologia pode ser o diferencial

Um dos aspectos que merece destaque quando se fala em treinamentos é a metodologia utilizada. Isso, porque um mesmo conteúdo pode ser passado de diversas formas, e a maneira como esse processo é feito interfere diretamente nos resultados e taxa de aprendizagem do time.

Portanto, é importante contar com uma boa metodologia no momento da capacitação. Aqui, vale entender o que gera mais resultado para você e seu time, uma vez que cada pessoa tem facilidade para aprender conteúdos de determinada maneira.

Isso significa que, de acordo com o perfil dos colaboradores da sua franquia, pode ser que investir em metodologias mais práticas, nas quais eles precisem realizar processos ativamente durante o treinamento, seja o mais adequado. Mas também pode ser que uma metodologia de educação à distância seja a melhor opção, principalmente devido à flexibilidade que esse tipo de capacitação oferece.

O papel da comunicação interna para o bom resultado dos treinamentos

Para que o treinamento tenha resultado a curto, médio e longo prazo, é importante também investir em outros aspectos dentro da sua franquia. Um deles é a comunicação interna.

É primordial que você entenda qual a melhor forma de garantir o fluxo de informações dentro do negócio, seja entre os colaboradores ou entre você e a matriz. Dessa forma, eles podem trocar informações entre si e tirar dúvidas uns dos outros, potencializando os resultados dos treinamentos.

Mensure os resultados dos treinamentos de forma objetiva

Será que os treinamentos e capacitação estão gerando bons resultados para o seu negócio? A única forma de responder a essa pergunta é por meio da análise de métricas e indicadores.

Para isso, primeiramente você deve entender quais são os indicadores objetivos que refletem os resultados que você quer atingir. Em um treinamento técnico, por exemplo, você pode perceber os resultados ao calcular métricas relacionadas à qualidade dos serviços oferecidos, índice de erros e, até mesmo, satisfação dos clientes.

Essa análise deve ser feita antes e depois dos treinamentos, de forma a deixar nítidas as mudanças que ocorreram após você implementar a estratégia na empresa. Dessa forma, é possível perceber, inclusive, problemas na capacitação e, com isso, direcionar sua estratégia de forma a potencializar os resultados e corrigir erros.

Contar com um time capacitado traz benefícios para a franquia

Investir em treinamentos, tanto para você quanto para os colaboradores, traz uma série de benefícios para a empresa. Quer saber quais são eles? Descubra agora:

  • permite a padronização dos processos na sua franquia;
  • aumenta a motivação do time;
  • permite a geração de mais e melhores resultados;
  • aumenta a satisfação dos clientes com os serviços oferecidos;
  • melhora o clima organizacional;
  • reduz o número de erros;
  • reduz o índice de rotatividade;
  • aumenta a produtividade do seu time.

Como você pode perceber, a importância dos treinamentos para o sucesso da franquia está muito relacionada à produtividade do time e à qualidade dos serviços realizados. Dessa forma, é possível manter o nível de qualidade exigido pela matriz e, ainda, potencializar os seus resultados de forma geral. Portanto, contar com um time de qualidade pode ser o diferencial que você precisa para alavancar o crescimento da sua franquia e se destacar no mercado!

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para complementar a sua leitura e descubra como funciona o treinamento das franquias da HCC!