Desenvolver boas estratégias para aumentar o potencial de alcance de uma marca é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, independentemente de qual seja o seu porte ou segmento do mercado. Quando o assunto é marketing para franquias, é importante destacar que existem algumas questões específicas.
Afinal, a franqueadora estabelece que determinadas diretrizes sejam seguidas por toda a rede. Avaliar a demanda, trabalhar em todos os canais de comunicação disponíveis e estabelecer metas que estejam de acordo com a realidade do negócio são apenas algumas das estratégias de marketing para franquias que você verá neste conteúdo.
Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!
Plano de ação
Um dos primeiros e mais importantes passos é a montagem de um planejamento que permita a preparação para cada ação que a estratégia envolverá. Uma campanha de publicidade abrange uma vasta gama de procedimentos, como produção de conteúdos para divulgação, que serão veiculados nos canais de comunicação da marca.
Além disso, é preciso conhecer o público-alvo do negócio minuciosamente, já que cada ação do planejamento deve ser fundamentada com base em suas necessidades e preferências. Todos os passos devem servir para que a meta final da estratégia seja alcançada.
Avaliação do público adequado
Para ser considerada bem-sucedida, a estratégia de marketing para franquias deve alcançar o público-alvo da marca em cheio. Sendo assim, é imprescindível conhecer o seu comportamento de consumo e necessidades.
Em geral, a própria franqueadora já fornece dados consistentes, baseados em estudos a respeito do perfil do consumidor, auxiliando no direcionamento das campanhas. Porém, é importante destacar que as características tendem a mudar bastante de uma região para outra.
Portanto, é altamente recomendado que você invista em pesquisas locais para conhecer o seu público mais profundamente, assim como as melhores maneiras de abordagem. É claro, também para que possa coletar sugestões de pontos que podem ser otimizados.
Ainda, é muito importante ter presença no estabelecimento para se comunicar diretamente com os clientes e conhecer seus hábitos. Isso contribui para um relacionamento positivo.
Como o marketing para franquias consiste em trabalhar com um público específico, é essencial saber quais dados precisam ser coletados para traçar o perfil, que servirá como parâmetro para as ações. Entre as informações que você deve obter, podemos citar:
- faixa etária;
- perfil geográfico;
- renda familiar/classe econômica;
- mídias mais usadas para consumir informação etc.
Esses dados serão a base que sustentará todos os passos seguintes. Portanto, reúna o máximo de informações que puder e faça uma filtragem para saber quais têm mais relevância para os negócios. Utilize métricas e faça pesquisas de opinião sempre que possível.
Criação de metas
Depois de obter uma variedade de dados importantes, conforme dito nos tópicos anteriores, é o momento aprimorar as suas estratégias de marketing para franquias e estabelecer as metas que você pretende alcançar com o negócio.
É preciso definir os aspectos que você gostaria de ver evoluir, pois servirão como forma de mensurar se a franquia está alcançando seus objetivos. Lembre-se de que toda meta precisa atender a alguns requisitos, como:
- ter um prazo determinado;
- ser realista e alcançável, com base na realidade do negócio;
- mostrar-se relevante para a marca;
- ser quantificável.
É com base nessas especificações que será possível estudar os resultados e saber o que está funcionando e quais pontos necessitam de melhorias.
Ações para os canais digitais
O marketing digital vem conquistando espaço a cada dia, nas últimas décadas, e isso se deve, principalmente, ao fato de a tecnologia se tornar mais acessível conforme o tempo passa. Também, é claro, à facilidade de acesso à internet por causa da popularização dos smartphones.
Dito isso, podemos afirmar que as redes sociais, juntamente aos blogs, se tornaram ferramentas cruciais para a comunicação com o público. Uma fatia considerável do conteúdo consumido no ambiente virtual, hoje em dia, é veiculada por meio dessas mídias.
Por isso, é muito importante que seu estabelecimento tenha um perfil próprio para promover materiais úteis e de qualidade, para gerar engajamento com os consumidores. Outra plataforma interessante e que não deve ser ignorada é o e-mail.
Se utilizado com inteligência e pensamento estratégico, pode alavancar os resultados. Para isso, monte uma base de dados com o cadastro de cada cliente e encaminhe conteúdos que sejam de seu interesse, tendo sempre o bom senso como parâmetro. Aproveite para enviar promoções e ofertas especiais em meio a esses materiais.
Atuação em conjunto com o franqueador
Ao atuar em uma franquia com credibilidade no mercado, uma das grandes vantagens é que você tem a certeza de que pode contar com todo o suporte necessário da franqueadora para obter sucesso. Afinal, é de interesse mútuo que sua unidade atinja o potencial máximo de vendas.
Além disso, acompanhar de perto a abertura do negócio e prestar todo o apoio para que ele se desenvolva — nos mais diversos aspectos — é uma responsabilidade da franqueadora. Aproveite o momento para se engajar com o projeto e melhorar a relação com o público-alvo da franquia.
Entenda a estratégia da marca e atue de acordo com as expectativas. Quanto mais proximidade sua unidade tiver com o setor de marketing, maiores as chances de garantir os recursos para as ações promocionais.
Cálculo de custos e benefícios
Por fim, uma das melhores estratégias de marketing para franquias é estabelecer uma relação de equilíbrio entre custos e benefícios. Se as informações levantadas apontam que seu público está concentrado nas redes sociais, por exemplo, então, é importante apostar suas fichas nessas mídias.
Contudo, é preciso analisar quais serão os benefícios que isso trará e a qual custo. Se for avaliado que haverá mais benefícios, principalmente do ponto de vista financeiro, talvez realmente valha a pena focar os investimentos nesse setor.
Lembrando que a mesma lógica se aplica a diferentes plataformas, como televisão, rádio, jornal, entre outras.
Para concluirmos, é importante destacar que investir em marketing para franquias é muito vantajoso para a marca, pois ajuda a sua unidade se diferenciar em meio aos concorrentes, ganhando visibilidade diante da percepção do consumidor. Além disso, é essencial fazer com que a marca se destaque tanto nas ações locais quanto no ambiente digital.
As informações abordadas neste conteúdo foram úteis para a sua franquia? Então, não deixe de acompanhar todos os conteúdos informativos, dicas e novidades que postamos por aqui sobre o mercado de franchising no Brasil e no mundo!