Fique por dentro da grande expansão da energia solar em Natal!

Fique por dentro da grande expansão da energia solar em Natal!

Tempo de leitura: 

4 minutos

Quando se fala em incidência de luz solar, o Brasil é um país privilegiado. Devido à sua localização no globo e às condições climáticas particulares, o sol incide em nosso território com grande intensidade, praticamente em todas as estações do ano. É por isso que o mercado e as empresas que oferecem serviços de energia solar estão em expansão.

Uma das regiões mais privilegiadas nesse aspecto é o Nordeste, e o Rio Grande do Norte é um estado que vem ganhando destaque nesse aspecto, principalmente na capital, Natal. Dessa forma, um nicho de mercado está se formando com grandes perspectivas para quem quer investir no setor.

Quer saber mais sobre a expansão da energia solar em Natal? Então, leia o artigo e entenda esse fenômeno!

O crescimento da energia solar em Natal

Segundo o ditado popular, algumas regiões do país têm "dois sóis para cada pessoa". Isso evidencia a incidência solar nesses lugares, sentida por moradores e turistas que frequentam a região.

Entre esses lugares, está Natal, cidade conhecida pelas belezas naturais, capital do Rio Grande do Norte, um dos estados com maior incidência de radiação solar do Brasil. Não é à toa que, em 2019, a utilização da energia solar no estado cresceu 175%, sendo gerados mais de 20 MW.

O RN tem mais de mil usinas fotovoltaicas em operação e isso faz com que a região ocupe a terceira posição no país, tanto em porcentagem de cidades com painéis fotovoltaicos quanto em geração de energia. Também está em oitavo lugar quando se fala em geração distribuída solar fotovoltaica.

Natal lidera essa expansão, sendo a cidade com maior número de sistemas instalados. A maioria deles está em residências de quem mora na cidade, mas empresas e comércios também ganham destaque na utilização desse tipo de energia na capital do RN.

Mas, apesar da grande quantidade de painéis instalados, eles ainda não atingem a margem de 1% do total de habitantes e consumidores de energia da cidade. Isso evidencia um forte nicho de mercado com potencial na região.

Vantagens de investir em energia solar em Natal

Diante desse cenário, fica nítido que o investimento em negócios no setor de energia solar em Natal pode ser uma ótima forma de realizar o sonho de ter a própria empresa e garantir lucros altos. Entenda agora o porquê!

Grandes oportunidades

Como você pode perceber, o mercado de energia solar em Natal está aquecido e a tendência, ao que tudo indica, é que ele continue oferecendo oportunidades. Isso porque, apesar do grande número de painéis instalados, eles ainda não atingem nem 1% da população total.

Porém, as pessoas estão cientes dos benefícios de contar com a energia solar como uma opção, tanto dentro de casa quanto em suas empresas e estabelecimentos. Isso fará com que a procura por esse tipo de serviço cresça nos próximos anos.

Incentivo por parte de instituições

Grandes instituições, como o Sebrae, estão criando iniciativas para incentivar a utilização da energia solar, tanto em Natal quanto nas outras cidades do Rio Grande do Norte. Esse é o caso do RN Solar, que estimula as empresas a investir na instalação de energia solar nos seus estabelecimentos.

Os benefícios vão além da economia de custos, abrindo portas para a sustentabilidade e a preservação do planeta.

Incentivo por parte do governo

Os governos da cidade de Natal e do estado também incentivam a utilização da energia solar, inclusive nos seus próprios prédios. A Procuradoria Geral do Estado, por exemplo, conta com painéis geradores de energia solar em todos os sete edifícios que administra.

Isso mostra um compromisso com essa fonte energética limpa e alternativa, o que abre ainda mais portas para que as empresas do setor se estabeleçam no local e cresçam.

Possibilidade de crédito

Por fim, outro grande benefício para empresas de energia solar que escolhem se instalar na região são os créditos financeiros. Atualmente, o Banco do Nordeste oferece crédito para empresas que desejam optar pela energia solar, financiando todo o projeto.

Isso move recursos nesse setor da economia e estimula mais empreendedores a procurarem esse tipo de serviço.

Como abrir uma empresa de energia solar

Como você pode perceber, apostar no setor de energia solar em Natal pode ser a melhor forma de garantir o sucesso do seu negócio. Mas você sabe como iniciar uma empresa desse tipo? Entende o que fazer para começar a investir nesse setor?

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que, em vez de abrir um negócio do zero, você pode buscar uma franquia de serviços de energia solar. Isso porque a franqueadora já testou um modelo de negócios no mercado e percebeu que ele funciona.

Com isso, você já entra no mercado com um conhecimento acima dos demais empreendedores, o que abre portas para que você se destaque. Para isso, é necessário buscar uma franqueadora de qualidade, que ofereça todo o suporte necessário para que você comece a operação da empresa.

Investir na própria capacitação também é essencial. A franqueadora pode ser a sua maior aliada nesse sentido, uma vez que ela pode oferecer cursos na área, de forma que você entenda todo o funcionamento da geração da energia solar.

Assim, você se torna capaz de prestar os melhores serviços para os seus clientes. Mas lembre-se: o seu time também precisa estar capacitado para garantir o sucesso do negócio!

Por fim, é hora de divulgar a sua empresa e começar a aproveitar todas as oportunidades que a região tem a oferecer! Invista em estratégias de marketing e de divulgação e comece, agora mesmo, a adquirir clientes para o seu negócio!

O mercado de energia solar está aquecido em Natal, uma das cidades com maior incidência de luz do país. Isso abre portas para que você invista na região, aproveitando as oportunidades e incentivos governamentais e de instituições.

A melhor forma de começar um negócio nessa área pode ser por meio de uma franqueadora de qualidade, que oferece todos os insumos para que você garanta o sucesso do seu investimento!

Quer saber como escolher uma empresa de energia solar em Natal ou na região? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!