Por que investir em um negócio solar? Confira

Durante muitos anos, investir em um negócio solar foi uma opção somente para uma pequena parte da população e das empresas, devido aos seus custos de aquisição muito elevados. No entanto, a tecnologia se desenvolveu, e a geração de energia a partir da luz solar ficou muito mais acessível e simples.

Como o clima e a geografia brasileira favorecem o aproveitamento dessa fonte de energia, ela também mostrou ser economicamente vantajosa. De acordo com pesquisa do Ibope, 90% da população brasileira desejam gerar a própria energia, seja por meio de painel solar, seja eólica ou por meio de outras fontes renováveis.

Para mostrar a você por que tanta gente tem interesse nesse tipo de energia, preparamos este artigo cheio de informações sobre como funciona, quais seus benefícios e por que você também deveria investir em um negócio solar. Confira, logo a seguir!

O que seria um negócio solar?

O negócio solar é aquele que funciona com o uso de uma fonte de energia alternativa, sustentável e renovável. Ela é gerada a partir da incidência da luz e do calor solar, substituindo a energia tradicional e atendendo a diversos tipos de situações.

No Brasil, a conta de energia representa um dos maiores custos para as empresas. O investimento em um negócio solar pode suprir em até 95% o consumo em larga e pequena escala de energia.

Pode ser utilizado em empresas, indústrias e até no agronegócio. Esse tipo de investimento mostra rentabilidade desde o primeiro mês de operação, já que o consumo de energia tradicional cai drasticamente, e sem exigir manutenções pesadas para o bolso do empresário.

Apesar de sua capacidade ainda não ser bem explorada, a incidência solar é constante na maior parte do território brasileiro, e praticamente durante todo o ano. Por essas razões, é uma tecnologia com grande potencial para trazer mais benefícios para aqueles que investirem nela.

Felizmente, as pessoas têm se preocupado mais com o consumo consciente, com as questões ambientais e a sustentabilidade. Portanto, investir em um negócio solar para que sua empresa tenha o status de sustentável trará benefícios ainda mais evidentes e valorizados pela população em geral.

Como a energia solar funciona?

A energia solar funciona por meio de placas que captam a luz, empregando o calor dos raios de sol para a geração de eletricidade ou para o aquecimento de líquidos. Existem três tipos de energia solar: a energia solar térmica, a energia solar heliotérmica e a energia solar fotovoltaica.

A energia térmica e a energia heliotérmica servem para o aquecimento de líquidos. A diferença entre elas é que a segunda utiliza o vapor gerado para mover turbinas.

Já a energia solar fotovoltaica é aquela utilizada para gerar eletricidade, por meio de painéis que, captando a luz do sol, geram correntes elétricas contínuas. Pelo inversor solar, elas são convertidas em correntes alternadas e, dessa forma, podem ser distribuídas no local. Assim, a empresa começa a operar com energia limpa, renovável e de baixo custo.

Quando os painéis produzem mais energia do que o necessário, o excedente pode ser enviado como créditos de energia para a concessionária de energia da região. A empresa tem, então, as opções de armazenar ou de transferi-la para as suas demais unidades.

Quais os benefícios de investir em um negócio solar?

Além de oferecer maior previsibilidade e independência energética, investir em um negócio solar pode trazer outras vantagens.

Redução na conta de energia

A luz do sol é uma fonte de energia inesgotável e gratuita. Das fontes renováveis, a energia solar é a mais barata — devido aos avanços tecnológicos —, previsível e consistente.

Quando utilizada, possibilita que a empresa gere sua própria energia, reduzindo a necessidade do uso do serviço oferecido por companhias de energia elétrica. Isso gera uma redução no valor da conta de luz de até 95%, mostrando o quão inteligente pode ser esse investimento.

Além disso, há a possibilidade de realizar a gestão do consumo da energia e compensá-la remotamente em outras unidades da empresa.

Valorização da empresa e do imóvel

Com a instalação de um sistema fotovoltaico, um imóvel pode ter seu valor aumentado de 4% a 6%, de acordo com o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA). Se o imóvel sustentável for certificado, pode chegar até 30%, segundo informações divulgadas pelo GBC Brasil (Green Building Council Brasil). Se o imóvel sustentável for certificado, pode chegar até 30%, segundo pela revista STAND, no ano de 2014.

Com a empresa dependendo apenas da luz do dia, fica livre de problemas com energia por conta do local em que está situada ou pela falta de rede elétrica na região em que opera. Por mostrar preocupação em utilizar fontes de energias que são limpas e renováveis, pode, ainda, ter sua marca fortalecida no mercado.

Sustentabilidade

A geração de energia solar é totalmente limpa e renovável e, por isso, não causa nenhum impacto negativo ao meio ambiente. Ao optar por essa modalidade, há uma redução do consumo de energia de fontes não sustentáveis e a utilização de equipamentos feitos de componentes que, em sua maioria, são recuperáveis.

Os vidros das placas podem ser reconstruídos e os materiais de alumínio podem ser reciclados, evitando geração de mais resíduos na Terra.

Durabilidade e baixa manutenção

As estruturas de captação têm vida útil de mais de 25 anos, e se pagam em apenas sete anos. Como alguns dos sistemas de energia solar não trazem peças móveis, não há desgaste mecânico e exigem apenas uma limpeza anual. Além disso, um sistema solar completo pode ser instalado em casas ou empresas pelo preço aproximado de um carro popular.

Como contratar um negócio solar?

Com o crescimento da utilização de energia solar, investir nesse tipo de negócio se tornou um processo simples e barato. Se você deseja tornar sua empresa mais competitiva, sua marca mais valorizada e suas contas mais baratas, a HCC Energia Solar pode ajudar nisso.

Além de ser especializada na instalação de painéis de energia em casas e empresas, a HCC Energia Solar oferece as melhores condições de pagamento e um atendimento de excelência, para gerar economia e resultados de grande qualidade.

Contar com as linhas de financiamento e fornecimento de crédito pode ser de grande ajuda para os empresários. No ramo da energia solar, há bancos que disponibilizam essas opções de forma personalizada. Assim, investir em um negócio solar significa garantir a eficiência energética da sua empresa, sem gerar prejuízos para a natureza e para o seu bolso.

Para não perder mais tempo, entre agora em contato com a HCC Energia Solar e solicite um orçamento!

POSTS RELACIONADOS