Quais os benefícios da energia solar em Santa Maria? Descubra!

https://hccenergiasolar.com.br/posts/quais-os-beneficios-da-energia-solar-em-santa-maria-descubra/

Nos momentos de crise, uma das contas que mais têm ficado caras para os consumidores é a de energia. Nesse contexto, é importante começar a pensar em formas alternativas de geração de energia.

Muitas pessoas se perguntam, com frequência, qual a importância e as vantagens de se usar energia solar. Uma das mais conhecidas opções em fontes renováveis dos últimos tempos, a energia que provém do sol tem crescido exponencialmente.

Além do óbvio benefício financeiro que a escolha por essa fonte de energia traz, quais outras razões fazem com que essa alternativa seja uma boa opção. E como é o mercado de energia solar em Santa Maria (RS)?

Quer saber mais? Preparamos este artigo para mostrar os benefícios de fazer uso da energia solar. Continue a leitura e confira!

 

O que é energia solar?

Primeiramente, devemos definir o que é energia solar. O conceito trata da energia eletromagnética cuja fonte é a luz e o calor do sol. Ela é renovável, sustentável e tem diversos usos.

Por exemplo, ela serve para como energia elétrica, com a ajuda da energia solar fotovoltaica. Também, para aquecer chuveiros, torneiras e piscinas por meio do uso da energia solar térmica.

Essa fonte de energia alternativa e ecológica funciona com a ajuda de um silencioso sistema de captação instalado sobre estruturas já existentes, em algum lugar que receba luz e calor solar durante a maior parte do ano.

 

Por que a energia solar em Santa Maria é uma boa opção?

A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tem uma grande incidência de raios solares, o que a torna um excelente mercado para o setor. Um dos motivos é o estado contar com uma altíssima tarifa de energia elétrica. Isso se deve, entre outros pontos, ao fato de as distribuidoras de energia fracionarem as concessões, aumentando o preço.

Santa Maria é uma cidade com um verão longo, abafado e quente. Seu inverno curto e predominância de luz solar durante o ano fazem com que a cidade seja ideal para a instalação de painéis de energia solar — algo que já acontece. O município conta com mais de 1.700 unidades de geração própria, e uma grande taxa de produção de energia solar por habitante do país — 55W por residente.

 

Quais são os benefícios da utilização de energia solar?

Já sabemos que a energia solar é uma boa opção no município de Santa Maria. Mas você sabe os benefícios de utilizá-la, em vez das formas convencionais de geração de energia? Confira, abaixo, as vantagens que a energia solar traz para quem a usa.

 

Economiza dinheiro

A conta de luz tem ficado cada vez mais cara. Não ficar à mercê dos ajustes tarifários de energia é um alívio. Ainda mais quando significam um aumento considerável a cada ano.

A energia elétrica que abastece nossas casas e empresas utiliza como combustível a água, recurso que está ficando cada vez mais escasso. No Brasil, nosso clima e geografia favorecem a instalação e uso da energia solar como uma alternativa mais limpa e renovável. Nesse aspecto, a opção por essa forma de energia significa uma economia considerável no bolso do consumidor ou do dono de empreendimento.

Não exige muita manutenção

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a manutenção do sistema de geração de energia solar não é complicado e também não leva tempo. Tanto a instalação, que é feita sobre estruturas já existentes, quanto a manutenção, que não é frequente, são rápidas e feitas por uma equipe de profissionais especializados.

 

Valoriza o imóvel

Propriedades que têm sistemas de energia solar tendem a ser valorizados, em comparação aos que não têm. Investir nesse tipo de energia limpa é garantia de retorno, até mesmo, na hora de vender ou alugar o imóvel, e não apenas na conta de energia

 

Ajuda o meio ambiente

A energia solar é uma energia limpa, por vezes, sendo referida como ecológica. Você sabe por quê?

Esse tipo de energia não contribui com a emissão de gases do efeito estufa e, consequentemente, não ajuda no aquecimento global. Investir em energia solar é ajudar, também, a natureza.

 

Dura bastante

A duração do sistema de geração desse tipo de energia é estimada em muitos anos, chegando a uma média de 25. Como não há nenhum tipo de geração mecânica de energia, as placas de captação de energia solar fazem o trabalho por si só. Quando feitas as manutenções de forma correta e na frequência recomendada, a vida útil só aumenta.

 

Não faz barulho

Ao contrário do que pensam algumas pessoas, a geração de energia através do sol não produz ruídos durante o dia, e tampouco durante a noite. Como já mencionamos, a captação de luz e calor não conta com geração mecânica, portanto, é um sistema silencioso, que não vai perturbar o sossego de forma alguma.

 

Pode ser compartilhada

A depender do tamanho da sua propriedade e da necessidade de energia dela, é possível formar um consórcio com o vizinho ou, até mesmo, com mais pessoas, para que a energia seja compartilhada.

Lembrando que essa possibilidade deve ser verificada com a companhia que realiza a instalação do sistema, pois depende de diversas variáveis. Para quem deseja desfrutar dos benefícios que a utilização de energia solar em Santa Maria para seu empreendimento, casa ou prédio, vale a pena fazer um projeto e tirar do papel o quanto antes!

 

Como a HCC Energia Solar pode ajudar com isso?

A energia solar é uma forma de energia alternativa que provém da luz do sol. Em um país tropical como o Brasil, onde o sol é abundante na maior parte do ano, investir nessa tecnologia é altamente vantajoso.

A HCC Energia Solar pode ajudar nessa missão. Somos uma empresa de engenharia elétrica, com foco principal na instalação de painéis de energia solar em casas e empresas. Tendo como diferencial os melhores equipamentos do mercado, oferecemos ótimo atendimento, suporte e assistência técnica, e profissionais ágeis e capacitados para executar seu projeto de energia solar.

Deu para perceber como a energia solar traz diversos benefícios em sua utilização. Não apenas para quem a instala, mas também, para o planeta, em longo prazo. É uma ótima opção para quem deseja ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro nas contas de consumo.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da energia solar em Santa Maria? Caso você tenha interesse no assunto, entre em contato com a HCC Energia Solar e confira nossas soluções completas para você.

POSTS RELACIONADOS