Atualmente, fala-se muito em inteligência de mercado. É um conceito valioso para os empreendedores que desejam se destacar no cenário de negócios.
Se levarmos em conta a situação gerada pela pandemia de Covid-19, veremos o quanto é importante sermos mais competitivos para superar a crise e cativar clientes. Vamos analisar mais esse importante conceito no decorrer do texto!
O que é inteligência de mercado?
Inteligência de mercado é uma estratégia de marketing cuja finalidade é obter insights a partir de informações e dados coletados. A empresa reúne formas para coletar e analisar os dados e as informações. Essa avaliação cuidadosa permite que o gestor desenvolva ideias para aprimorar o negócio.
Em palavras mais simples, a inteligência de mercado converte dados puros em inteligência para o negócio. Ela avalia diferentes critérios, como mercado, concorrência, tendências, vendas, produtos, marketing e assim por diante.
Qual a importância da inteligência de mercado para as franquias?
As franquias, como as outras modalidades de negócio, também dependem da inteligência de mercado para se destacar e aumentar sua competitividade. Veja!
Identificação de oportunidades
Quando alguém cochila, outra pessoa mais esperta vê e aproveita a chance de crescer. Há muitas oportunidades disponíveis, mas nem todos conseguem enxergá-las. É preciso questionar pontos como:
- O que está faltando no mercado?
- O que os clientes estão precisando e ainda não é ofertado?
- O que empresas em outros segmentos estão fazendo que poderia ser usado em sua estratégia?
- Em que seus concorrentes estão cometendo falhas?
- Que tendências podem impulsionar o crescimento?
Com o aproveitamento da inteligência de mercado, você pode identificar os pontos que podem ser explorados pela organização.
Diferenciação dos concorrentes
Algumas empresas sempre ficam na esteira das outras organizações, só adotam as tendências depois que elas já estão no mercado, ou seja, imitam as estratégias que já existem. Acompanham o padrão e sustentam um jogo que já está em andamento.
O uso da inteligência competitiva, aliada à de mercado, é fundamental para que a empresa se destaque. É preciso olhar de perto o seu público, conhecer o seu perfil, seu comportamento e expectativas e utilizar essas informações para gerar uma experiência de compra mais satisfatória e, assim, conquistar o mercado.
Atuação rápida
A inteligência de mercado permite prever as movimentações da economia, compreender a forma como elas afetarão sua empresa e atuar com rapidez para que o negócio não fique para trás. Quando a empresa fica atenta, não é surpreendida quando os concorrentes apostam em alguma inovação ou começam a se expandir.
Ao trabalhar com atenção aos movimentos do mercado, ela pode se preparar, desenvolver uma estratégia e ajeitar a rota com mais rapidez. Desse modo, monitoramento e análise precisam ser frequentes. Não funciona efetivar uma pesquisa apenas após o problema já estar em andamento — é fundamental ser proativo na modernidade.
Inovação
Se uma empresa se fecha em si mesma, ela desenvolve vícios de comportamento e estratégia. São atitudes nocivas para a organização, pois limitam sua visão inovadora. Não é possível criar coisas novas se fizermos tudo sempre do mesmo jeito e procurarmos respostas apenas nos mesmos lugares.
Com a inteligência de mercado, você pode conhecer novas tendências e tecnologias, as novidades que estão aparecendo no cenário. As transformações são céleres e acompanhá-las é uma maneira de promover inspirações, visualizar as coisas sobre novas perspectivas e oferecer inovação, não apenas no serviço ou produto, mas ainda, nos processos internos e nas estratégias empresariais.
Como aplicar a inteligência de mercado nas franquias?
Para usar a inteligência de mercado nas franquias, é importante considerar alguns aspectos. Confira!
Conheça o seu mercado atuação
Há franquias em diferentes segmentos. É necessário conhecer bem o mercado de atuação em que sua franquia está inserida, se é um ramo novo, muito procurado, os diferenciais dele e assim por diante. Deve-se fazer um mapeamento do nicho e compreender bem as necessidades dos clientes — essa é uma premissa para todas as franquias que almejam aplicar a inteligência de mercado.
Não são somente as grandes empresas que devem utilizar estratégias agressivas para coletar informações com a intenção de aumentar seus conhecimentos e se posicionar à frente dos concorrentes.
Invista na automação de processos
Atualmente, há diferentes soluções que transformam o empreendedor, seja franqueado, seja franqueador, em um analista profissional de dados. Isso porque existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, inclusive, softwares de inteligência de mercado.
É uma tendência em ascensão. É importante que as franquias façam uso dos avanços tecnológicos e do potencial desses sistemas para automação dos processos e operações.
Trabalhe a inteligência competitiva
Por meio de modelos variados de softwares e outras ferramentas, a internet favorece a geração, a coleta e a análise de dados, não apenas relacionados à própria franquia, mas também, a respeito da concorrência. Vale lembrar que a internet oferece notícias em tempo real.
As diversas formas de acompanhamento devem fazer parte das estratégias de inteligência competitiva, já que afetam de forma direta o mercado e servem para a compreensão do presente e para a projeção do futuro do negócio. A inteligência competitiva desempenha um importante papel para elaborar um planejamento eficaz.
Absorva apenas o que é relevante
A tecnologia digital também oferece a possibilidade de manipular com eficiência o grande volume de dados disponibilizados, por mais complicados que sejam. Mas não é um trabalho simples.
É importante filtrar e absorver somente os mais relevantes, ou seja, que podem ser transformados em informações valiosas para o negócio. Para isso, é necessário contar com a ajuda de ferramentas que efetivem tratamento e análises mais aprofundados dos dados. Com isso, é possível tomar decisões em relação ao presente e ao futuro da franquia.
É da máxima importância a compreensão de como funciona a inteligência de mercado nas franquias para fazer o melhor aproveitamento de seus benefícios. Esse modelo de negócio conta com características especiais, como o treinamento oferecido pela franqueadora, o compartilhamento de know-how, a consolidação da marca, o marketing bem direcionado e outras coisas. Mas, em todos esses aspectos, os sistemas de IM fazem o diferencial, permitindo que a empresa se destaque das outras marcas.
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