Afinal, franquia de energia solar vale a pena? Entenda melhor!

FRANQUIAS HCC ENERGIA SOLAR

Tempo de leitura: 

5 minutos

Afinal, franquia de energia solar vale a pena? Entenda melhor!

A escolha de uma franquia para investir é sempre uma tarefa desafiadora e, por isso, é importante optar por um mercado promissor a fim de obter os retornos desejados. Administrar o próprio negócio é uma forma de aumentar a renda e ter mais flexibilidade de horários. Muitas pessoas investem em franquias por ser uma maneira mais segura de abrir um empreendimento, mas será que franquia de energia solar vale a pena?

Esse tipo de franquia é uma das alternativas mais vantajosas, visto que a instalação de sistemas de energia fotovoltaica vem crescendo significativamente nos últimos anos. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável e gerar a própria eletricidade por meio da captação da luz solar pode diminuir bastante o valor das contas de luz.

Por esses e outros motivos, a franquia de energia solar é um dos investimentos mais atrativos no Brasil e no mundo. Neste post, vamos falar sobre o mercado brasileiro de energia fotovoltaica e como escolher uma boa franquia. Acompanhe e boa leitura!

Mercado de energia solar no Brasil

Desde o final de 2012, quando a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou a resolução normativa 482, a energia fotovoltaica no Brasil se tornou uma opção interessante para quem deseja produzir a própria eletricidade. A partir disso, o número de instalações desses sistemas aumentou muito. Além disso, a criação de incentivos e linhas de financiamentos mais acessíveis acelerou a geração de energia solar.

Devido a sua localização, o Brasil é considerado um dos melhores países para a produção de energia fotovoltaica. A alta incidência de radiação solar, durante praticamente todo o ano, proporciona um cenário bastante favorável para a geração da própria eletricidade. O constante aumento das tarifas energéticas também estimula os consumidores a instalarem sistemas fotovoltaicos em suas propriedades.

Vantagens de investir em franquias de energia solar

O investimento em franquias de energia solar oferece vantagens tanto para os consumidores quanto para os franqueados. Um dos motivos que atrai pessoas que desejam produzir a própria energia elétrica é a sustentabilidade.

Tendo em vista o constante aumento dos problemas ambientais, muitos consumidores encontram na energia fotovoltaica uma forma de consumir eletricidade sem causar danos à natureza. Empresas que investem nessa tecnologia verde ganham destaque no mercado e residências que possuem esse sistema são mais bem avaliadas no mercado imobiliário.

Outro benefício para os consumidores é a economia nas contas de luz. Com essa crescente expansão do mercado, investir em energia solar se torna algo promissor. Para os franqueados, abrir uma franquia oferece mais segurança do que começar um negócio do zero. Isso porque marcas já consolidadas no mercado possuem mais chance de sucesso e têm a confiança do público.

O investimento inicial é relativamente baixo e os trabalhos podem ser iniciados de casa mesmo, diminuindo gastos com o aluguel de pontos comerciais. As franqueadoras oferecem todo o suporte necessário para que o empreendedor possa gerenciar, vender e instalar os sistemas fotovoltaicos.

O retorno deste investimento acontece em média de 5 a 12 meses. A franquia de energia fotovoltaica promove outros benefícios aos investidores, como:

  • confiabilidade dos projetos: a franqueadora realiza orçamentos precisos;
  • assistência técnica especializada: a empresa oferece atendimento pós-venda ao cliente e a manutenção de inversores;
  • equipe qualificada de engenheiros: profissionais capacitados com alto conhecimento técnico proporcionam suporte constante aos franqueados;
  • experiência de mercado: favorece o franqueado mesmo que ele tenha pouco conhecimento na área;
  • treinamentos: são oferecidos pela franqueadora de forma presencial e on-line;
  • estoque: não necessita estocagem de equipamentos;
  • suporte de marketing: o franqueado tem apoio durante todo o processo.

Tipos de franquias de energia solar

O mercado oferece alguns tipos de franquias de energia solar. Entenda melhor quais são eles a seguir.

Franquia unitária

Esse é o modelo mais usado, no qual o franqueador disponibiliza uma unidade para abertura e comercialização dos produtos e serviços da marca em um determinado local.

Microfranquia

Um dos atrativos da microfranquia é seu baixo custo de investimento inicial, proporcionando retorno financeiro mais rápido. Esse é um modelo oferece mais liberdade ao fraqueado de gerenciá-lo à sua maneira.

Franquia de desenvolvimento de área

Esse tipo de franquia coloca o empreendedor responsável por uma determinada região. Nesses casos, o franqueado precisa ter mais experiência, já se compromete em abrir uma certa quantidade de unidades em um determinado período.

Franquia master

O fraqueado ganha o direito de representar a marca em um local específico com a possibilidade da instalação de mais de uma unidade. Por um lado, esse modelo de negócio exige um alto investimento, por outro, oferece um lucro proporcional com a administração das demais unidades.

Franquia de conversão

Esse modelo é usado por fraqueados que já possuem uma franquia em operação e desejam implementar outras unidades em algumas regiões. Nesses casos, as estratégias de marketing e a padronização dos produtos ajudam a impulsionar o empreendimento.

Shop in shop

Também conhecido como business in, esse tipo de franquia proporciona ao empreendedor a possibilidade de instalar uma unidade dentro do seu próprio negócio.

Franquia combinada

Na franquia combinada, o franqueado pode fazer uso de um único ponto para comercializar produtos e serviços de diferentes marcas. Ou seja, ao abrir uma franquia combinada, diversas marcas estarão presentes na mesma loja.

Como escolher uma franquia de energia solar que vale a pena

Para garantir o sucesso de uma franquia, o investidor precisa se preparar e se dedicar à sua unidade. Assim, ele deve se esforçar para conseguir alcançar resultados satisfatórios. Seguir as recomendações do franqueador, ter uma equipe engajada, entender de gestão de negócios e conhecer bem o público-alvo são algumas atitudes que favorecem o empreendimento.

Mas, a escolha de uma boa franquia também é essencial para se destacar no ramo, já que a outra parte do êxito do empreendimento se deve ao suporte oferecido pela matriz. Por isso, é fundamental que o empreendedor faça uma avaliação cuidadosa e detalhada antes de escolher a empresa franqueadora.

O primeiro passo é pesquisar e estudar o mercado no qual ele deseja investir para avaliar quais são as melhores oportunidades do setor. Depois, é preciso analisar se o perfil é compatível com o do ramo de investimento. Além disso, é essencial avaliar se a marca está consolidada no mercado e qual a relação do franqueador com os franqueados, principalmente no que diz respeito ao suporte prestado.

Portanto, a franquia de energia solar vale a pena para quem deseja começar a administrar o próprio negócio. A HCC Energia Solar está no mercado desde 2015 e possui dezenas de franquias espalhadas pelo Brasil. Com investimentos constantes em inovação e tecnologia, a marca se tornou referência e proporciona mais confiança aos seus franqueados.

Quer saber mais sobre as franquias da HCC Energia Solar? Assista ao vídeo!