Para você que está iniciando no mundo do empreendedorismo, analisando alternativas e decidindo entre um negócio totalmente novo e uma franquia já consolidada, é necessário considerar um aspecto muito importante para todo o negócio. Trata-se da análise de mercado, etapa em que os potenciais clientes e concorrentes são mapeados em detalhes para embasar todas as decisões estratégicas da empresa. Técnicas de planejamento estratégico já conhecidas, como a análise SWOT, trazem um panorama do posicionamento da empresa, em determinado momento, em relação ao mercado em que atua ou atuará, a partir do qual pode-se fazer predições. Ela avalia as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, nos ambientes interno e externo de determinado negócio.
Considerando a matriz SWOT como base, a análise de mercado se concentra na coleta de informações do ambiente externo do negócio. Confira, abaixo, 4 motivos para você fazer esse diagnóstico logo no início do seu empreendimento.
Quais as razões para você priorizar a análise de mercado?
A realização de uma análise de mercado trará dados importantes quanto às chamadas cinco forças de Porter (autor estadunidense, considerado a maior autoridade em estratégia de marketing). São elas:
- a concorrência;
- o poder de negociação dos fornecedores;
- o poder de negociação dos clientes;
- a ameaça de produtos e serviços entrantes;
- e a ameaça de produtos e serviços substitutos.
Dentro da força denominada concorrência, aspectos como organização, consolidação de marca, admiração e vantagens competitivas são analisados. A partir desses dados, busca-se formas de diferenciação em relação à concorrência.
Encontrar soluções que estão em alta
Inovação é palavra de ordem do momento. Fintechs, agritechs, foodtechs, construtechs, indústria 4.0, entre outras novidades, chegam a todo momento, em velocidade avassaladora. Isso força as empresas de todos os ramos a rever suas análises de mercado constantemente.
Ao mesmo tempo, problemas globais sérios, como a emissão de poluentes por causa da intensa utilização de combustíveis fósseis, se agravam e exigem providências imediatas. A tecnologia para produção de energias renováveis, como a energia solar e a eólica, também evolui no mesmo ritmo e surge como ótima alternativa para uma possível solução ao amenizar as mudanças climáticas.
A partir de dados coletados durante a análise de mercado, será possível extrair informações importantes sobre as expectativas da sociedade em relação a diversos problemas. A partir daí, encontrar formas de colocar seu produto ou serviço como solução para essas necessidades.
Conhecer a concorrência
Em relação à concorrência, a situação também está mudando muito, com o cenário de fomentação contínua de startups em todos os setores da economia. Há sempre o risco de uma análise de mercado ser concluída sem ter alguma dessas empresas disruptivas no radar, e isso poderá trazer complicações em médio prazo.
É necessário entrar nesse ambiente de inovação e ficar imerso nele, acompanhando de perto o que está acontecendo. Talvez, inclusive, se unir a uma dessas novas empresas, escolhendo uma que tenha sinergia com o seu negócio.
Também estão emergindo novas técnicas, que buscam não só fazer uma empresa se destacar em relação à concorrência, mas também abrir mercados ainda não conhecidos, como é a estratégia denominada Oceano Azul. Ela tem como principal característica a busca pelo distanciamento da concorrência brutal — ou oceano vermelho — e nadar em águas mais tranquilas, por meio da inovação em serviços e produtos.
Melhorar a tomada de decisões
A análise de mercado traz dados atuais, sobre os quais é possível traçar análise de tendências. Com isso, é possível antecipar riscos positivos e negativos e tratá-los adequadamente em tempo hábil. Mas, em um ambiente de mudanças constantes como no que estamos vivendo, essa análise tem que ser revista em um ciclo menor. De preferência, diariamente.
Para isso, a análise de dados tem que ser feita com apoio da tecnologia. O data mining e o big data, apoiados em inteligência artificial, trazem uma nova concepção com relação à reatividade dos negócios em relação às ações dos clientes. Os dados já não são mais históricos, mas atualizados em tempo real, mostrando como o consumidor está agindo agora.
Como um exemplo simples, temos a extração de dados em lojas físicas, mostrando o que determinada pessoa está consumindo e predizendo o que pode ser oferecido como bem complementar. Ainda, mostrar a tendência de consumo e prever daqui a quanto tempo ele voltará a consumir determinado produto, podendo disparar uma ação de marketing ou de fidelização a um estabelecimento ou marca.
Trazer retorno mais eficaz
Um dos grandes problemas nas empresas é saber em que momento alocar os recursos certos para atingir seus objetivos comerciais. Entender qual a necessidade real do cliente e em que momento abordá-lo com uma possível solução, antes que a concorrência o faça, é o sonho de todo empresário.
Uma técnica inovadora, que tem alcançado bons resultados, e que pode ser utilizada dentro de uma análise de mercado recorrente e inovadora, é o growth hacking, cujo princípio é o do experimento.
A proposta consiste em testar pequenas ações dentro de determinados nichos, para verificar a real intenção de compra dos indivíduos. Assim, é possível intensificar as ações de marketing com maior certeza de alcançar resultados comerciais positivos.
Como funciona a análise de mercado para franquias?
Para quem vai optar por abrir uma franquia, a etapa de análise de mercado vem praticamente pronta, com a possibilidade de se fazer ajustes com relação ao mercado local. É preciso, por exemplo, considerar alguns detalhes relativos aos hábitos dos consumidores daquela região.
Todo o planejamento estratégico já está consolidado e testado, os processos já vêm prontos para ser absorvidos e colocados em ação. Além disso, o franqueado tem à disposição uma marca com boa penetração de mercado.
Mas vale lembrar que mesmo esses ajustes locais têm total respaldo das franqueadoras, que prestam consultoria em gestão para seus franqueados como parte do pacote de benefícios da operação que se inicia.
Uma análise de mercado é fundamental para qualquer negócio, seja em seu início, seja com a operação em andamento. No cenário atual, ela precisa ser feita de forma rápida e recorrente, pois novos concorrentes estão surgindo a todo momento, apoiados em uma revolução tecnológica e de hábitos de consumo.
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