O que é e como funciona o certificado painel solar? Entenda

Com o aumento da adesão da população e de empresas ao modelo de geração de energia elétrica solar, uma preocupação é com a qualidade dos equipamentos utilizados nas instalações. Assim como qualquer outro equipamento, é necessário que seja testado e certificado, como garantia de que as principais peças do sistema farão o que está sendo prometido. Mas, o que é e como funciona o certificado do painel solar?

Todos os equipamentos vendidos no Brasil precisam ter o selo do Inmetro. Especificamente, no caso de painéis solares fotovoltaicos, esse documento não garante sua qualidade. Isso porque o teste feito por essa entidade, chamado Flash Test, contempla apenas um dos 18 itens considerados internacionalmente para assegurar a qualidade dos painéis.

Dessa forma, o selo do Inmetro serve apenas para orientar o consumidor no sentido de haver uma empresa responsável, à qual ele pode recorrer legalmente para resolver eventuais problemas no produto. Assim, apesar de não representar um padrão de qualidade, é imprescindível que a certificação do Inmetro também esteja nele.

Confira, no artigo, como é o processo de certificação de um painel solar no Brasil, e os requisitos internacionais que asseguram a alta qualidade dos componentes utilizados nos projetos solares.

Norma internacional IEC 61215

A certificação completa segue o descrito na norma IEC 61215. Esses requisitos vão evitar que o consumidor final compre painéis que durem muito pouco, tendo custos adicionais para manter a solução, além de ficar exposto até a riscos de incêndio.

Os testes contidos na IEC 61215 consideram requisitos reconhecidos internacionalmente como necessários para que o painel entregue desempenho, durabilidade e, principalmente, segurança em sua instalação. Sem esse selo, fica inviável a comercialização desses produtos em países como EUA, China, Japão e nações europeias, por exemplo.

Requisitos da IEC 61215

A norma tem 18 requisitos que devem ser atendidos por completo para haver a certificação. Vamos detalhar, a seguir, cada um deles.

Inspeção visual

Essa inspeção é para verificar defeitos que possam ser detectados visualmente, em uma área com boa iluminação, a partir de 1000 lux.

Flash Test (determinação de potência máxima — Pmax)

Esse teste é o único exigido pelo Inmetro. Para a IEC 61215, ele deve ser feito antes e depois dos demais testes que ela solicita, com simulador solar (Flasher) ou com a luz do sol natural.

Resistência de isolamento

Como o próprio nome diz, testa a segurança do isolamento entre a parte elétrica interna e o quadro externo de alumínio.

Teste molhado de fuga de corrente

Teste de segurança que verifica o funcionamento em condições de alta umidade, bem como a possibilidade de choque elétrico nessas situações.

Medição dos coeficientes de temperatura

Verifica o desempenho dos painéis solares em locais de clima quente.

Medição da Temperatura Nominal de Funcionamento da Célula (NOCT)

Teste para verificação da temperatura nominal, para poder ser usada adequadamente como parâmetro nos projetos de energia solar.

Desempenho do painel solar na STC e NOCT

Teste para verificar o comportamento do painel sob condições padrões de teste e sob temperatura nominal de operação da célula solar.

Desempenho do painel solar em baixa irradiância

Verifica como o painel solar performa em condições de baixa irradiação solar.

Teste de exposição ao ar livre

Teste que mede a performance do painel solar quando está em locais abertos.

Teste de resistência de Hot-Spot

Verifica se o painel solar consegue suportar elevação de temperatura ocasionada por falhas internas, sujeira, rachaduras e sombreamento parcial.

Teste de resistência UV (Ultra Violeta)

Verifica se no painel existem materiais que possam vir a sofrer degradação por raios UV.

Ensaio de ciclagem térmica (200 ciclos)

Simula as variações térmicas dentro dos materiais causadas por alterações repentinas nas temperaturas externas.

Teste de Umidade e Congelamento

Verifica o funcionamento do painel, considerando um ciclo de alterações de temperatura que vão de 85°C a -40°C e umidade relativa 85%.

Teste Damp-heat (1000 horas)

Testa a vida útil do painel solar se exposto à umidade de 85% e à temperatura de 85°C por 1000 horas seguidas.

Robustez de teste terminações

Teste mecânico em que é simulada a montagem e a manipulação do painel, considerando torque, flexão e resistência.

Teste de carga mecânica

Esse teste avalia a capacidade do painel para suportar pesos, como neve, gelo e vento.

Teste de resistência contra granizo

Utiliza um lançador de bolas de gelo, que podem chegar a 200g, lançadas a cerca de 145 km/h, sendo que o vidro do painel tem que resistir para passar no teste.

 Ensaio térmico diodo Bypass

Teste de temperatura que verifica a resiliência dos componentes sob condições de altas temperaturas.

Certificações de empreendimentos sustentáveis

Além da certificação do painel solar que está sendo instalado, existem outras que atestam se o empreendimento ou a residência faz um bom aproveitamento da energia solar. Esses selos trazem um diferencial competitivo, que está cada vez mais sendo reconhecido pelo mercado, além de acesso a financiamentos específicos para empresas que tenham essa preocupação com o meio ambiente.

Dentre as certificações de empreendimentos sustentáveis, podemos citar a BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), a alemã DGNB, a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), a Procel Edifica, a Casa Azul e o Selo Solar. Todas elas têm em comum a busca por melhorar a eficiência energética de edificações, empreendimentos e residências.

Soluções certificadas em energia solar

Os requisitos para certificação internacional de qualidade de painéis fotovoltaicos seguem uma rigidez na qualidade e nos testes que trazem tranquilidade para quem os está adquirindo. Esse alto padrão se faz necessário, pois são instalações que precisam ficar ao ar livre por diversos anos seguidos.

Outro fator é que o parque instalado está aumentando exponencialmente, devido à alta demanda e para que as energias limpas substituam o mais rápido possível as fósseis, pois o futuro próximo do planeta depende diretamente disso. Contar com uma empresa de confiança para o projeto e instalação, que siga todas as normas internacionais, é fator fundamental para o sucesso desse projeto.

A HCC Energia Solar é uma das mais renomadas empresas do setor de energia solar no Brasil, oferecendo soluções certificadas para todos os tipos de necessidade, desde residências até grandes indústrias e agronegócios.

Nossos profissionais, experientes e altamente capacitados tecnicamente, levam sempre em conta nossos pilares, que são a segurança, a ética, a empatia, a inovação e a motivação, valores que norteiam nosso dia a dia e nossos negócios.

Adquirir os equipamentos corretos para a instalação de um projeto solar é fundamental para seu sucesso. Tenha sempre atenção se os selos de certificado do painel solar, como o do Inmetro e o IEC 61215, estão devidamente afixados no produto, pois isso garantirá a segurança e a eficácia na geração da energia. Conte com a HCC Energia Solar para apoiar nisso.

Entre em contato com nossos especialistas em certificado painel solar e teremos muito prazer em encontrar a solução mais adequada e que caiba no seu orçamento!

POSTS RELACIONADOS