Entenda como oferecer a garantia de placas solares na sua franquia

Entenda como oferecer a garantia de placas solares na sua franquia

Tempo de leitura: 

4 minutos

Temos visto, cada vez mais, o investimento em energia solar como um modo de driblar as elevadas bandeiras tarifárias e ajudar o meio ambiente. Como uma opção de geração de energia limpa, a energia solar se destaca em um país como o Brasil.

Exatamente por isso, o maquinário de energia solar precisa ser bem cuidado. Para que, desse modo, possa funcionar por mais tempo. Logo, a garantia de placas solares é peça-chave na durabilidade de um sistema.

Neste post, vamos mostrar por que oferecer a garantia de placas solares e como você pode fazer isso. O tema é de seu interesse? Então, siga conosco e tenha uma boa leitura!

Por que a garantia de placas solares é importante?

Antes de mais nada, é preciso saber por que a garantia de placas solares é um assunto importante quando se fala na geração de energia solar. Ao iniciar o texto, já dissemos que, por ser um investimento considerável, o sistema fotovoltaico precisa de cuidados para que tenha a maior durabilidade possível.

Na maioria dos casos, o sistema bem cuidado e que passa pelas manutenções periódicas tem uma durabilidade média de 25 anos. Valorizando, inclusive, o imóvel no qual foi instalado em cerca de 7%.

Por conta disso, a garantia na compra dos painéis solares é um fator importante para fornecer ao cliente. Oferecer esse tipo de garantia ajuda a trazer mais confiança no momento da compra e também para a marca em si, assegurando a qualidade do produto.

Como funciona a garantia de placas solares?

Agora que você já sabe por que é importante oferecer a garantia de placas solares em sua franquia, vamos além e explicaremos como funciona essa garantia.

Sistemas solares são compostos por painéis com células fotovoltaicas e cada um dos painéis tem, ao menos, 25 anos de vida útil. Esta pode ser majorada com uma boa conservação e manutenções bem-feitas.

A garantia de painéis solares, no entanto, é um passo essencial para assegurar que esse investimento vai dar retorno. A seguir, vamos ver como funcionam algumas das garantias disponíveis no mercado.

Quais os tipos de garantia de placas solares?

A garantia de placas solares mais comum é a garantia por fabricação. Nesse tipo, o sistema fotovoltaico é protegido contra problemas de fabricação. Essa garantia, em geral, dura de 10 a 12 anos, e cobre problemas que vieram com o sistema.

Outra opcão é a garantia sobre geração. Além da citada acima, também pode haver a garantia em relação à eficiência energética do próprio sistema de geração. O desgaste do sistema, que ocorre naturalmente após anos de uso, compromete um pouco essa eficiência de geração. Em geral, a garantia assegura 90% da capacidade de produção em 10 anos e 80% em 25 anos.

Além disso, determinadas peças do sistema podem ser alvo de garantia, dada a sua importância. Podemos citar o inversor, equipamento responsável por fazer a conversão de eletricidade, de modo a que esta seja usada em casa. Em geral, os inversores têm uma garantia de 5 a 10 anos, ou de 15 a 25 anos no caso de micro inversores.

Outro tipo de garantia é a das estruturas para fixação do sistema. Por conta do grande tempo que um sistema fotovoltaico deve ficar fixado, exposto ao sol, chuva e diversas condições climáticas, a estrutura deve ter garantia. Isso protege, por exemplo, contra a corrosão dos componentes de fixação. Em geral, esse tipo de garantia varia de 10 a 25 anos.

Qual o tempo médio da duração dos materiais?

Agora que você sabe quais são as principais garantias disponíveis no mercado, vamos falar sobre o tempo médio de duração dos materiais. A começar pelo sistema em si, passando pelas manutenções adequadas e sendo bem cuidado, o tempo médio que ele pode produzir energia é de 25 a 30 anos.

A geração de energia, em relação aos demais componentes do sistema, varia. O inversor, por exemplo, dura de 10 a 15 anos, a depender do desgaste natural do maquinário.

Quais fatores devem ser levados em conta?

Na hora de adquirir o sistema de geração de energia solar, há diversos fatores que devem pesar ao fazer uma escolha. Primeiramente, selecionar produtos de qualidade e empresas confiáveis está no topo da lista. Por conta disso, é bom desconfiar de preços muito baratos e irreais, já que a energia solar é um investimento para muitos anos e traz diversos benefícios.

Além disso, adquirir uma garantia de placas solares é uma prática excelente na hora de realizar esse investimento. Afinal de contas, ninguém quer ficar na mão caso algo aconteça. E ter a garantia correta para o sistema é a melhor opção.

Por que se atentar à manutenção do sistema?

Por fim, devemos também ressaltar que a garantia de placas solares se liga diretamente à manutenção bem-feita do equipamento. E por que é importante ficar atento a esse assunto? Vamos ver mais a seguir.

A manutenção do sistema é responsável por manter a potência da geração de energia e por garantir a durabilidade. Já que placas fotovoltaicas são expostas ao clima no dia a dia, é importante proceder de acordo com as recomendações do fabricante. Em geral, a manutenção ocorre de uma a duas vezes por ano.

Nesse processo, as placas são limpas, os componentes verificados e quaisquer menores problemas resolvidos. Tentar fazer a manutenção por si mesmo ou, pior ainda, pular a manutenção do sistema pode prejudicar a produção de energia.

Além disso, é algo perigoso, no caso de não ser feito por um profissional treinado. Afinal, o certo é que as manutenções sejam feitas pela equipe instaladora. Desse modo, não há trabalho e nem dor de cabeça para os residentes.

Cuidar do sistema de geração de energia solar é essencial. E, para isso, investir em manutenção e na garantia de placas solares é essencial. Apesar de ser um gasto extra, o barato pode sair caro quando se pensa em longo prazo.

Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo. Compartilhe o post com os seus amigos nas suas redes sociais e, assim, ajude a divulgar o conhecimento sobre a energia solar.

sejanossofranqueadohccenergiasolar