Afinal de contas, o que é ser um franqueado? Entenda!

Se você tem o sonho de ter seu próprio negócio e empreender, saiba que existem diversos modelos de negócio nos quais você pode investir. Afinal, além de uma empresa tradicional, como é conhecida pela maioria das pessoas, também é possível investir em uma franquia. essa escolha pode ser ainda mais vantajosa e oferecer benefícios que você nem imagina.

Mas você sabe como funciona uma franquia? Entende quais são as particularidades desse modelo de negócios? Já descobriu o que é ser um franqueado e o que realmente significa esse conceito? Se não, está na hora de aprender!

Continue a leitura e confira, de uma vez por todas, o que é ser um franqueado e como isso funciona, na prática!

Afinal, o que é ser um franqueado?

Franqueado é o nome dado a um empreendedor que decide investir no mercado de franquias. Para entender melhor, é necessário esclarecer outros conceitos relacionados ao tema, como franquia.

Franquia é um modelo de negócios no qual uma empresa “empresta” a sua marca e know-how para empreendedores locais. Isso acontece porque essa organização já testou o seu produto e negócio, e obteve sucesso em determinada região.

Dessa forma, para expandir as suas operações, ela busca por investidores que estão dispostos a replicar esse modelo de sucesso em regiões nas quais ele ainda não chegou. Essa empresa inicial é a chamada franqueadora.

Os investidores que vão abrir franquias da empresa são os franqueados. Para ter esse direto, a empresa solicita um investimento inicial e o cumprimento de deveres ao longo do tempo de contrato.

Quais os deveres e direitos do franqueado?

A franquia é um modelo de negócios um pouco diferente das empresas tradicionais. Afinal, por partir de contrato com uma empresa matriz (franqueadora), você tem uma série de direitos e deveres perante essa organização.

Apesar de variarem de acordo com a empresa com a qual você vai se relacionar, alguns são mais comuns na maioria dos contratos. Veja, agora, os principais deles!

Deveres do franqueado

  • Repassar informações acerca do funcionamento do negócio para o franqueador;
  • arcar com os custos da aquisição e taxas exigidas pelo franqueado;
  • arcar com os custos operacionais do negócio;
  • cumprir com os termos estabelecidos no contrato.

Direitos do franqueado

  • contar com o suporte do franqueador;
  • ter acesso ao know-how do franqueador;
  • ter autonomia para a gestão da franquia;
  • ter autonomia para a contratação de funcionários para a franquia.

Por que se tornar um franqueado?

Agora que você já entende melhor como funciona o modelo de franquias e os diretos e deveres dos franqueados, é hora de descobrir quais são as vantagens de investir nesse tipo de negócio. Afinal, ele pode ser a solução que você buscava para se tornar um empreendedor! Confira os benefícios de se tornar um franqueado, agora mesmo!

Modelo de negócios validado

Quando você abre uma empresa, pode não ter certeza se ela vai dar certo, uma vez que é necessário testar o modelo de negócios proposto para entender se ele atende às demandas do público do local. Porém, se for uma franquia, as chances de sucesso são maiores.

Afinal, na franquia, você tem acesso a um modelo de negócios que já foi testado e validado inúmeras vezes. O franqueador já tem experiência e, com isso, passa uma estrutura na qual uma série de erros já foram corrigidos.

Suporte do

franqueador

Outro grande benefício de investir no setor de franquias é o suporte que você recebe por parte do franqueador. Isso porque a empresa matriz pode oferecer não apenas materiais e modelo de negócio, mas também, conteúdos e capacitações em relação à melhor forma de gerenciar a sua franquia.

Dessa forma, você não está sozinho no processo de empreender, contando com todo o suporte de uma organização que já tem expertise no assunto.

Marca com boa reputação no mercado

Quando você investe em uma franquia, ganha o direito de utilizar a marca do franqueado. Geralmente, já tem história e reputação no mercado, o que é uma grande vantagem para a sua nova empresa.

Afinal, com a marca já conhecida, é mais fácil chamar a atenção e conquistar os clientes para o seu novo negócio. Eles já têm a empresa como referência e confiam nos seus serviços e produtos, o que pode permitir um crescimento mais rápido do que você imagina.

Baixo investimento inicial

Também é importante entender que, quando você investe em uma franquia, pode abrir um negócio com baixo investimento inicial. Isso porque o suporte e os contratos do franqueador permitem que você abra a sua empresa apenas com o montante inicial exigido, sem sustos ou gastos maiores para iniciar as suas atividades.

Dessa forma, o sonho de se tornar um empreendedor fica cada vez mais próximo de ser alcançado!

Como se tornar um franqueado?

Agora que você já sabe o que significa ser um franqueado e entende quais são os benefícios de investir nesse modelo de negócio, é hora de descobrir por onde começar. Veja o passo a passo para investir no mercado de franquias, agora mesmo:

  • entenda em qual setor da economia você deseja investir (alimentos, energia solar, varejo, entre outros);
  • estabeleça o orçamento para iniciar o negócio;
  • busque franqueadoras e pesquise sobre os modelos de negócio e a reputação de cada uma delas;
  • converse com pessoas que já possuem uma franquia e colete feedback;
  • escolha um bom ponto comercial;
  • entenda quais são as especificidades do contrato com a franqueadora;
  • escolha o modelo de franquia perfeito para você.

Com este artigo, você descobriu o que é ser um franqueado e quais são os benefícios que isso pode trazer para você, principalmente, na hora de realizar o sonho de ter o próprio negócio. Também entendeu quais são os deveres e direitos de franqueados e quais são os primeiros passos para investir nesse setor. Portanto, aproveite as dicas e reflita se a franquia é a melhor opção de negócio para você!

Gostou do artigo? Quer receber mais conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter, agora mesmo!

POSTS RELACIONADOS