Energia solar em Pelotas (RS): conheça o panorama!

O sistema fotovoltaico é uma solução cada vez mais favorável para gerar eletricidade barata e de fonte renovável.

Quem ainda não está por dentro do panorama brasileiro, gaúcho e pelotense e quer entender mais sobre essa situação, definitivamente deve acompanhar nosso conteúdo sobre energia solar em Pelotas. O Rio Grande do Sul têm evoluído bastante em relação ao uso deste tipo de força e você não pode ficar por fora das novidades!

Preocupado em descobrir maneiras de reduzir o custo da sua produção? Confira agora o cenário das placas solares em Pelotas!

 

Confira o panorama da energia solar no Brasil e em Pelotas

Ficar por fora do que acontece no país em relação a esse tema é o principal motivo do retrocesso de algumas empresas, que continuam presas às enormes tarifas do consumo de energia elétrica. Não deixe de acompanhar as cinco maiores novidades sobre placas solares agora mesmo!

 

Saiba sobre o aumento da geração de energia solar no país

Consideradas uma grande promessa do mercado, as placas fotovoltaicas apresentam-se, no Brasil, como uma fonte de eletricidade que gera um grande retorno financeiro, além de ser limpa. No início de 2019, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) predisse que nosso país daria um salto de 44% em relação à taxa de instalação desse tipo de sistema e, com isso, alcançaria os 3,3 gigawatts (GW) de produção.

Além desse crescimento, o país também experimentou uma virada na economia solar devido ao desenvolvimento do que chamamos de geração distribuída (GD). Esse tipo de fornecimento funciona por meio de fontes de energia conectadas diretamente à rede de distribuição das concessionárias.

Por meio dos projetos de GD, foram acrescentados 628,5 megawatts (MW) à capacidade solar dos brasileiros. Já as grandes usinas fotovoltaicas cresceram 21%, representando a soma de 383 MW no ano de 2019.

 

Conheça as principais vantagens de se investir em energia solar

Quando tocamos neste assunto, diversas ideias nos vêm à cabeça. Primeiramente, há o fato de que a energia solar é um recurso limpo, renovável e com baixo custo de manutenção. Segundo, que a distribuição de energia por meio das placas solares é a melhor maneira de você economizar dinheiro durante o processo de produção da sua empresa. Isso porque esse recurso é autossustentável e permite que você nunca mais fique preso às altas tarifas sobre a eletricidade.

Falar que fontes fotovoltaicas são caras é coisa do passado. Atualmente, foram empregadas tecnologias de ponta nesse tipo de sistema, possibilitando gerar energia com um baixíssimo custo nas maiores economias do mundo.

Fora tudo isso, os benefícios concedidos ao meio ambiente são inúmeros! Por ser limpa e renovável, ela garante a sua demanda de energia sem emitir CO2 e ainda preserva a natureza. É simplesmente sensacional, não acha?

 

Não perca as novidades sobre energia solar no Rio Grande do Sul

Os gaúchos estão rindo à toa quando se fala em placas fotovoltaicas. O estado instalou mais de 8 mil unidades desde o início de 2019. O RS realizou, apenas neste período, o dobro de instalações feito nos cinco anos anteriores. Todo esse crescimento foi baseado nos atrativos de economia na conta de luz e pequenas tarifas.

Durante o ano de 2014 , o Rio Grande do Sul apresentava apenas 32 usinas que produziam energia solar. Já nos dias de hoje, o estado aparece na segunda posição no Brasil como referência nesse setor, atrás apenas de Minas Gerais. São mais de 15,5 mil usinas instaladas atualmente, e esse número não para de crescer!

Esse crescimento se deve, em grande parte, à atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As regulamentações da entidade possibilitaram que a produção de energia passasse a ser realizada por meio de fontes renováveis e que o excedente fosse destinado e distribuído pela rede de compartilhamento.

 

Invista na energia solar em Pelotas!

Pelotas é um dos principais lugares, no Rio Grande do Sul, para se investir em placas fotovoltaicas. A cidade tem passado por um grande boom no número de instalações e o mercado apresenta carência quanto a novas empresas que oferecem o serviço. Esse tipo de tecnologia encontra nesse lugar fatores que favorecem bastante o seu funcionamento, como as altas taxas de energia cobradas pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

Outro fator que impulsiona investimentos em Pelotas é a baixa quantidade de empresas que oferecem essa fonte sustentável. Sendo assim, o município carece de empreendimentos nesta área, o que cria oportunidades no segmento.

Para se ter uma ideia, no ano de 2014 havia apenas dois sistemas em funcionamento. Já em 2019, o número de instalações ultrapassou o total de 157 de usinas. Parece pouco, mas, para um município de aproximadamente 300 mil habitantes, é um crescimento exorbitante, e quem pode fazer um investimento nessa região não deve perder a oportunidade.

No decorrer do tempo, com propostas que ofereçam facilidades de aquisição e incentivos para esse tipo de tecnologia, a população poderá se engajar nessa maneira mais econômica de se produzir energia.

 

Motivos para investir na energia solar em Pelotas

Com toda essa animação com relação ao mercado de placas solares em Pelotas, não existem motivos para deixar de investir! O número de usinas cresceu consideravelmente e a economia da cidade necessita de novos empreendedores.

Outro motivo que merece atenção quando falamos de energia fotovoltaica nesse município é que as taxas de radiação solar nesse lugar estão entre as mais favoráveis do Rio Grande do Sul. Isso significa que essa região é mais iluminada, o que propicia uma maior geração de eletricidade por meio dos painéis.

É verdade que o aumento na quantidade de placas instaladas foi realmente muito grande, mas esse é só o começo, pois Pelotas conta com uma população consumidora de energia elétrica significativa, que certamente está disposta a pagar valores mais baixos na conta.

Para você ter uma ideia, o percentual de pessoas que utilizam esse sistema é de 0,01% do total, propiciando um público-alvo de potenciais consumidores muito amplo. Definitivamente, o mercado de energia solar em Pelotas é um terreno bem propício para grandes investimentos. Não fique por fora dessa chance!

Esperamos que você tenha gostado de se inteirar sobre as novidades do setor. Siga a HCC Energia Solar no Facebook e Instagram, somos referência em placas fotovoltaicas no Rio Grande do Sul!

POSTS RELACIONADOS