Geração Distribuída ANEEL: o que é e como funciona? Saiba!

Geração Distribuída ANEEL: o que é e como funciona? Saiba!

Tempo de leitura: 

4 minutos

Gerar a própria energia sem precisar pagar as altíssimas taxas embutidas na conta de luz parece um sonho, não é mesmo? Pois saiba que esse sonho já é uma realidade desde 2012, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu, por meio da resolução normativa nº 482, a geração distribuída.

Mas, como funciona esse modo de geração tão econômico? A Geração Distribuída ANEEL nada mais é do que um sistema que conta com equipamentos capazes de controlar as cargas de energia, de modo a armazenar aquelas que não são utilizadas no momento para serem utilizadas em situações futuras. Atualmente, existem cerca de 242 mil usinas em operação, e mais de 315 mil unidades consumidoras são beneficiadas em todo o Brasil.

Quer aprender mais sobre a Geração Distribuída ANEEL? Então, continue com a gente! Neste artigo, vamos explicar, com detalhes, como isso funciona, o porquê de seu investimento ser uma excelente opção e quais as suas principais vantagens.

Como a Geração Distribuída ANEEL funciona?

Como visto anteriormente, um sistema de geração distribuída é aquele capaz de armazenar a energia gerada, porém não utilizada. Isso torna o consumidor independente das concessionárias locais, já que a energia utilizada será armazenada.

Então, entram as questões relacionadas ao pagamento de taxas. A luz proveniente de concessionárias de energia tem alto valor tributário, o que torna a energia hidrelétrica extremamente onerosa. Ao adotar um sistema de geração distribuída, a única que deverá ser paga é a “taxa de disponibilidade”, que possui baixo valor.

Os sistemas de geração distribuída deverão ser instalados em lugares próximos ou, até mesmo, na unidade consumidora, que poderá ser uma residência, empresa, indústria etc., sendo os residenciais os mais utilizados. É importante lembrar que, apesar de ser um método de geração de energia independente, o consumidor dependerá de certa forma da concessionária local, pois, a instalação desses geradores é realizada com a sua autorização.

A Geração Distribuída ANEEL foi estabelecida por meio da Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012, que, além de normatizar a sua criação, decretou a distinção entre microgeração e minigeração de energia, e criou os cartões solares, um sistema de compensação de energia elétrica. Também determinou que o sistema de geração distribuída seja utilizado apenas para casos de fontes de energia renovável.

Após essa resolução, outra foi criada, em 2015, de forma a atualizar a normativa nº 482. Trata-se da resolução nº 687, que aumentou o prazo dos cartões solares de 36 meses para 60 meses, criou um formulário de solicitação de instalação de sistemas de energia elétrica, de modo a padronizar o trâmite e torná-lo menos burocrático e, também, criou a possibilidade de realizar pedidos de instalação de sistemas por meio da internet.

Por fim, é importante destacar que esses sistemas contam com equipamentos próprios para realizar o armazenamento de energia. Tais equipamentos são formados por diversas ferramentas, como painéis fotovoltaicos, geradores de emergência e co-geradores, e tem o poder de gerar até 3 GW de potência em todo o Brasil.

A Geração Distribuída ANEEL é um bom investimento?

Sem dúvidas, o investimento na Geração Distribuída ANEEL é uma excelente escolha. Primeiramente, pelo fato de as fontes de energia renováveis estarem em expansão. Depois, pela fonte mais utilizada no Brasil ser a de energia solar, que demonstra um excelente desempenho no sistema de geração distribuída.

O mercado energético atual já conta com um alto investimento nesse sistema de energia, tendo atraído cerca de 20 bilhões em investimentos desde que a resolução normativa nº 482 foi instaurada. Esse investimento diz respeito a todos os tipos de fontes de energia renovável, e não apenas a energia solar, que é a mais utilizada.

Além disso, o futuro da Geração Distribuída ANEEL é formado por um cenário bastante otimista. O plano decenal de expansão de energia da agência reguladora, divulgado em 2020, prevê, para 2030, um total de 3 milhões de usuários desse sistema de geração de energia. Então, que tal ser um deles?

Quais as vantagens da Geração Distribuída ANEEL?

A adoção de um sistema de geração distribuída tem muito mais vantagens do que desvantagens. Veja, agora mesmo, as principais vantagens de ser adotar um centro de consumo tão flexível!

Independência energética

Com a Geração Distribuída ANEEL, você poderá migrar para qualquer lugar, a qualquer tempo e em qualquer hora, sem se preocupar com a regularização da conta de luz. Se você for um consumidor de energia solar, por exemplo, basta levar os painéis fotovoltaicos e contar com o sistema.

Economia na conta de luz

Como já visto, a geração distribuída gera a cobrança de apenas uma pequena taxa, a chamada de “taxa de disponibilidade”. Todos as cargas tributárias típicas das contas de energia hidrelétrica não serão cobradas, o que traz uma boa economia para o consumidor.

Maior estabilidade no serviço

Uma das maiores queixas entre os usuários de energia hidrelétrica é a da pouca eficácia do serviço. Devido à escassez das chuvas oriunda das alterações climáticas recentes, as usinas hidrelétricas estão atuando de forma cada vez mais instável. Ao usar um sistema de geração distribuída, isso não acontece mais, pois a energia já foi gerada e armazenada, bastando apenas utilizar.

E as desvantagens?

Já como desvantagens, podemos destacar o investimento inicial em burocracias que demanda custos e tempo, e o fato de a geração distribuída atuar apenas em casos de fontes de energia renováveis. Este último, embora desvantajoso, pode se tornar uma vantagem ao pensar nessa “exclusão” como uma espécie de incentivo ao uso de energias renováveis.

Portanto, se após ler sobre a Geração Distribuída ANEEL você decidiu adotar um sistema de geração de energia solar, saiba que poderá contar com a gente! Nós, da HCC energia solar, somos uma empresa especializada em energia solar com mais de 15 anos de atuação no ramo e, com toda certeza, teremos a solução perfeita para você!

Gostou de aprender mais sobre como funciona a Geração Distribuída ANEEL ? Então, curta a nossa página no Facebook para que você possa ler outras postagens e aprender muito mais sobre o ramo da energia solar!

orçamento hcc energia solar