Entenda a importância de investir em energias sustentáveis nas empresas!

Entenda a importância de investir em energias sustentáveis nas empresas!

Existe uma pressão do Estado e da sociedade para que as empresas invistam em sustentabilidade. Isso significa que é preciso que os negócios busquem estratégias capazes de proteger o meio ambiente, o que inclui a redução no uso de recursos naturais e dos resíduos produzidos, a preocupação com as emissões de gases poluentes, entre outras ações.

Uma delas é o investimento em energias sustentáveis na empresa, o que pode trazer diversos benefícios para o negócio, incluindo uma queda nos custos operacionais e a eficiência energética. Mas você sabe quais são as energias limpas e como investir nessa estratégia? Entende o que é eficiência energética e quais os benefícios de alcançar esse objetivo? Se não, está na hora de descobrir!

Leia o artigo e entenda tudo sobre energias sustentáveis nas empresas agora mesmo!

 

O que é desenvolvimento sustentável e eficiência energética

Antes de entender quais são e como investir em energias sustentáveis, é importante que você tenha clareza sobre dois outros conceitos: o desenvolvimento sustentável e a eficiência energética. Afinal, eles estão no plano de fundo de toda a discussão acerca do uso de fontes de energia limpa nas organizações.

A sua empresa precisa se desenvolver, ou seja, crescer, alcançar novos mercados e ser capaz de gerar lucro com a sua produção. Isso exige que você consuma recursos naturais para realizar as atividades internas, criar produtos e, até mesmo, prestar serviços. Isso vale tanto para uma grande indústria quanto para empresas menores e, até mesmo, o varejo.

Porém, é possível viabilizar esse desenvolvimento aliado à preservação do meio ambiente. É aí que entra o conceito de desenvolvimento sustentável, definido como um conjunto de práticas adotadas pela empresa que permitem a ela continuar crescendo e se desenvolvendo economicamente, mas sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas necessidades.

Uma dessas práticas é o investimento na eficiência energética. Esse conceito se refere à busca pelo melhor uso da energia, de forma a economizar recursos, garantindo que todas as atividades necessárias serão realizadas.

Para entender mais, basta pensar no significado de eficiência. Ela se refere à capacidade de conseguir o melhor rendimento, ou seja, os resultados mais satisfatórios, utilizando o mínimo de recursos possíveis. No caso da energia, há uma preocupação para que a empresa gere mais resultados consumindo o mínimo de recursos energéticos para isso.

 

Os desafios da sustentabilidade e da eficiência energética

Como você pode perceber, a sustentabilidade e a eficiência energéticas são dois conceitos bastante importantes, tanto para as empresas quanto para a sociedade como um todo. Porém, antes de investir nesses aspectos, é importante que você esteja preparado para os principais desafios que o setor enfrenta na atualidade.

 

Falta de financiamento e políticas

Um dos principais desafios são os poucos financiamentos e políticas para as empresas que pretendem investir em sustentabilidade e eficiência energética. Quando se fala em domicílios e, até mesmo, na agropecuário, há um grande incentivo dos governos estaduais e federal, principalmente no que se refere ao uso de energia limpa.

Porém, esse benefício ainda não chegou com a mesma força até as empresas. A tendência é que esse cenário mude ao longo do tempo. Porém, por enquanto, esse ainda é um desafio que precisa ser enfrentado em todos os setores.

 

Poucas informações sobre o assunto

Muitos empreendedores têm a intenção de aplicar o desenvolvimento sustentável dentro da empresa mas, na hora de colocar tudo isso em prática, faltam informações sólidas sobre o assunto. Afinal, não é fácil mudar a cultura da empresa, que pode já estar enraizada há anos, de forma a garantir que a sustentabilidade seja aplicada.

Além disso, vale lembrar que cada empresa tem sua realidade própria e, dessa forma, não existe uma prática que vai se adequar a todas elas. É importante que cada empreendedor seja capaz de avaliar a situação do seu próprio negócio, de forma a identificar quais são as mudanças que podem gerar mais e melhores impactos na sua organização.

 

Pensamento apenas em curto prazo

Existe também a necessidade de quebrar um paradigma dentro das empresas para que a sustentabilidade seja efetivamente aplicada. Isso porque há empreendedores, principalmente aqueles iniciantes, que pensam em curto prazo, ignorando os benefícios que as mudanças podem trazer em médio e longo prazo.

Inicialmente, o investimento no desenvolvimento sustentável e na eficiência energética pode trazer alguns custos para a empresa, como a instalação de novos equipamentos e a troca de determinadas estruturas. Porém, tudo isso é recuperado em longo prazo, principalmente quando se fala em energias renováveis.

Dessa forma, para entender que vale a pena investir em sustentabilidade hoje, é preciso ampliar essa visão e pensar no amanhã.

 

Conscientização do time

Por fim, outro desafio que as empresas podem enfrentar é a conscientização da equipe, de forma a garantir que todos se engajem em atitudes de preservação do meio ambiente. Não adianta, por exemplo, substituir as lâmpadas fluorescentes da empresa por LED se os colaboradores ainda insistirem em deixar as luzes sempre acesas.

Portanto, é importante que essas atividades sustentáveis estejam inseridas na cultura da empresa como um todo, de forma a alcançar todos que fazem parte dela. É preciso que as práticas seja reproduzidas por todos os membros da equipe e, nesse aspecto, a conscientização e a capacitação do time podem ser grandes aliados na hora de superar esse desafio.

 

A energia sustentável como caminho para a eficiência energética

Uma das melhores estratégias para promover a eficiência energética da empresa e, com isso, garantir que você está arcando com a sua responsabilidade social no que se refere a esse tema, é o investimento em energias sustentáveis.

Trata-se daquela que supre as demandas da sociedade sem afetar as gerações futuras ou, pelo menos, afetando o mínimo possível. Elas são, na maioria dos casos, as chamadas energias renováveis ou limpas, que exigem pouco ou nenhum gasto de recursos naturais para a sua produção.

É exatamente por isso que elas podem ser o caminho para a sua empresa alcançar a eficiência energética. Afinal, com o uso desse tipo de energia, é possível reduzir ou, até mesmo, eliminar a necessidade de utilizar as energias vinda da rede.

Por que evitar isso? Porque sua produção exige o uso de recursos naturais importantes, como a água, ou emite poluentes para a atmosfera, como é o caso da energia vinda da queima do carvão natural.

As energias sustentáveis abrem portas para que a sua empresa produza, de forma limpa, toda a energia que utiliza para as suas operações. Isso favorece tanto a sustentabilidade quanto a economia de custos para a empresa, que reduz significativamente as suas contas de consumo.

 

Os tipos de energia sustentável e como aplicar na sua empresa

Existem diversos tipos de energia limpa que podem ser implantadas em seu negócio. Entenda, agora, quais são as principais delas e suas aplicações!

 

Energia eólica

A energia eólica é gerada pelo movimento de grandes pás de um imenso catavento instalado em determinada região. Ela é inesgotável e não emite poluentes, mas tem as desvantagens de emitir ruídos e causar um grande impacto visual.

Ela ainda não é muito utilizada em empresas ou residências, mas a boa notícia é que isso é possível. Existem microgeradores que podem ser instalados nos telhados e são capazes de produzir energia caso a sua empresa esteja em uma localidade com altos níveis de ventos.

Vale lembrar que exite uma velocidade mínima de ventos exigida para que o sistema seja ativado.

 

Energia solar

Uma das soluções renováveis mais populares e viáveis no Brasil é a energia solar. Ela funciona com o auxílio da tecnologia de painéis fotovoltaicos que, instalados geralmente nos telhados, captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica.

Essa energia pode ser utilizada para alimentar equipamentos e máquinas da empresa, assim como as luzes do ambiente. Essa fonte é totalmente limpa e renovável, e uma das que causam menos impacto ao meio ambiente.

Outras vantagens associadas são a possibilidade de reduzir o valor da conta de energia elétrica desde o primeiro mês de uso, o baixo custo de manutenção dos equipamentos e a possibilidade de armazenar a energia elétrica gerada, utilizando baterias especialmente desenvolvidas para essa finalidade.

 

Energia hídrica

A energia hídrica é considerada como um tipo de energia renovável e é gerada pela força das águas de rios. Ela é a energia utilizada para abastecer a maioria das residências, empresas e indústrias brasileiras, sendo a energia que chega pelos cabos da rede distribuidora.

Porém, existem alguns problemas nesse tipo de energia sustentável. Em primeiro lugar, você não é capaz de gerar essa energia sozinho, ficando à mercê das taxas da companhia distribuidora da sua região, o que chega por meio da sua conta de consumo.

Além disso, sua geração pode não trazer tantos danos em termos de poluição, mas há, sim prejuízos ambientais. Isso porque ela exige a construção de usinas, que interrompem o ciclo natural dos rios e alagam áreas verdes.

Pode também trazer danos sociais, caso haja alguma comunidade instalada no leito do rio ou que se utilize do curso natural dele para o seu abastecimento.

 

Energia de biomassa

O lixo orgânico, durante a sua decomposição, é capaz de gerar uma série de gases que podem ser captados para a geração de energia elétrica. Essa é a chamada energia de biomassa, que se utiliza esse resíduos como fonte energética.

Ela é vantajosa, pois resolve dois problemas ambientais simultaneamente: reduz o lixo, uma vez que utiliza a sua parte orgânica para a geração de energia, e evita o uso de fontes energéticas poluentes. Trata-se, portanto, de uma energia limpa e renovável, além de ser bastante segura.

O problema, aqui, é que é bastante complicado gerar esse tipo de energia elétrica de forma independente. Isso porque ela exige mecanismos próprios para a captação dos gases, além de precisar de um local grande para a decomposição desses compostos, sendo pouco indicada para abastecer a sua empresa de forma autônoma.

 

Energia maremotriz e ondamotriz

Esses dois tipos de energia renovável têm a mesma origem: o mar. A energia maremotriz é obtida por meio da captação da energia dissipada com as mudanças das marés marítimas, enquanto a ondamotriz capta a energia das ondas do mar.

Ambas têm a vantagem de ser limpas e inesgotáveis, além de aproveitar um recurso que ocupa mais de 70% da superfície terrestre: os oceanos. Porém, a tecnologia necessária para o aproveitamento desse tipo de energia é bastante cara.

Também, é inviável realizar a captação e transformação nessa energia de forma autônoma, sendo necessário que o governo invista nessas fontes energéticas.

 

Os benefícios de investir em energias sustentáveis na sua empresa

Como você pode perceber, há uma grande diversidade de energias sustentáveis que podem ser implementadas para substituir fontes poluentes. Porém, apenas a eólica e a solar são viáveis para a sua empresa, o que não reduz os benefícios desse tipo de investimento.

Descubra, agora, todas as vantagens que você pode aproveitar quando escolhe investir em fontes energéticas sustentáveis!

 

Redução de custos

É importante lembrar que, para mudar a fonte energética da sua empresa, é necessário realizar um investimento inicial na compra de equipamentos e instalação. Porém, o retorno desse valor é logo sentido pelo negócio, acarretando redução de custos em médio e longo prazo.

No caso da energia solar, por exemplo, os custos de manutenção dos equipamentos são bastante baixos e a durabilidade dos painéis é longa. Dessa forma, você consegue diminuir e, até mesmo, eliminar a sua conta de energia elétrica, sem maiores custos adicionais para o negócio, utilizando apenas a energia gerada pelo sol para manter as suas operações.

Além disso, vale lembrar que, caso você gere mais energia do que utiliza, ainda é possível obter créditos com a companhia distribuidora, direcionando esse excesso de energia para a rede elétrica. Também é possível armazenar o excesso para momentos de emergência ou para utilizar em outras localidades.

 

Autonomia energética

Pode ser que a rede elétrica da sua região esteja sujeita a muitas oscilações ao longo do mês, sejam elas sem causa definida, sejam devido ao mal tempo ou a outros fatores. Essas variações são bastante prejudiciais, uma vez que podem interromper as atividades do negócio até que a energia volte.

Até mesmo, podem ser responsáveis por queimar diversos aparelhos elétricos e equipamentos ao longo do tempo, o que traz prejuízos para a empresa. Quando você investe em uma fonte sustentável, é capaz de gerar a sua própria energia e se livrar desse tipo de problema.

Isso significa que o seu negócio ganha autonomia energética, o que permite que você garanta a independência sobre qualquer problema na rede como um todo.

 

Auxilia na preservação do meio ambiente

A sua empresa está inserida dentro de uma sociedade complexa e, por isso, tem o dever ético de arcar com algumas responsabilidades sociais. Entre elas, está a preservação do meio ambiente.

Isso significa que você precisa assumir um compromisso com a sociedade como um todo, garantindo que vai fazer o possível para reduzir o consumo dos recursos naturais existentes. O investimento em energias renováveis é uma das formas de fazer isso.

Por serem fontes energéticas limpas, que não emitem gases tóxicos para a atmosfera, elas contribuem — e muito — para a preservação do planeta como um todo. Portanto, são uma ótima estratégia para o negócio se tornar sustentável.

 

Abre portas para o marketing verde

Os seus clientes estão cada vez mais conscientes da necessidade de desenvolver a consciência ambiental ao consumir produtos e serviços. Dessa forma, eles buscam empresas que compartilham esse tipo de valor e investem em práticas produtivas favoráveis ao desenvolvimento sustentável da sociedade.

É daí que vem a possibilidade de você utilizar a sua nova fonte energética também para realizar o marketing verde do seu negócio. Com a eficiência energética, você é capaz de mostrar para os seus clientes que está fazendo o possível para preservar o meio ambiente.

 

Passo a passo para começar a investir em energias sustentáveis na empresa

Agora que você já sabe quais são as energias sustentáveis disponíveis e as vantagens de investir nessa estratégia, é hora de entender como começar a colocar tudo isso em prática. Continue a leitura e conheça o passo a passo agora mesmo!

 

Escolha a melhor fonte de energia

O primeiro passo consiste em avaliar todas as fontes de energia disponíveis para identificar a mais viável para você. Para isso, você precisa levar em consideração o tipo de tecnologia a ser utilizada, o local de instalação, o clima da sua região (se tem muito sol ou muito vento) e a estimativa de energia que pode ser gerada ao longo de um ano.

Com esses dados, você é capaz de tomar a melhor decisão para a sua empresa e encontrar um fonte energética ideal para as suas necessidades, de acordo com o contexto no qual a seu negócio está inserido.

 

Tenha um planejamento financeiro

Investir em energia sustentável requer um investimento inicial, que varia de acordo com o tipo de geração escolhida e o consumo médio da sua empresa. Dessa forma, é importante que você faça um planejamento financeiro detalhado, de forma a identificar a viabilidade para o seu negócio, sem comprometer a saúde financeira.

Vale lembrar que o investimento em energia sustentável possibilita a economia de recursos ao longo do tempo. Dessa forma, você deve sempre ter em mente que haverá retorno sobre o investimento realizado.

 

Busque empresas de confiança

Você precisa contar com uma parceira que tenha profissionais capacitados para criar o projeto de energia renovável na sua empresa e que forneça equipamentos de qualidade, que garantam o retorno sobre o investimento. Dessa forma, uma etapa importante do processo é a busca por fornecedores de confiança e com boa reputação no mercado.

Dê preferência para aquelas que já atuam há muito tempo, garantindo que tenham experiência nesse tipo de serviço. Além disso, valorize as que já tenham realizado projetos para empresas e indústrias, uma vez que o contexto é bastante diferente, quando se compara com os projetos de energia sustentável para residências.

Por fim, vale consultar a reputação da marca e o suporte que ela pode oferecer para você ao longo do tempo.

 

Exemplos de empresas de sucesso que adotam energias sustentáveis

Se você ainda precisa de inspiração para começar, agora mesmo, a adotar energias sustentáveis no seu negócio, vale consultar alguns exemplos de empresas que já fazem isso com sucesso e os seus resultados. Uma delas é a gigante Google.

Ela já investiu na energia sustentável dentro da empresa e ainda atua na construção de uma série de edifícios verdes, que têm alta eficiência energética e menor impacto ambiental.

Uma curiosidade é que, em 2018, a empresa disponibilizou 75 milhões de dólares para financiar painéis fotovoltaicos em residências. Isso prova que efetivamente acredita no desenvolvimento sustentável da sociedade.

Outra gigante que investiu em energias renováveis é a Apple. Os seus escritórios e data centers são mantidos apenas com esse tipo de fonte energética desde 2018.

A empresa ainda desenvolve projetos para que as comunidades locais também façam uso dessa energia. A maioria vem da energia solar fotovoltaica, uma das mais vantajosas para as empresas.

Mas não são apenas as grandes da tecnologia que investem em energias renováveis. A indústria em todos os seus segmentos também pode fazer isso. Um bom exemplo é a General Motors.

Desde 2014, ela investe em energias renováveis e, em 2018, a empresa conseguiu que todas as unidades de Ohio e Indiana utilizassem exclusivamente esse tipo de energia na sua operação. Até 2050, o objetivo é que a GM utilize apenas energias renováveis em 100% da sua produção.

Como você pode perceber, o respeito ao meio ambiente e a responsabilidade social são um tema em alta para as empresas na atualidade. Um dos pilares da sustentabilidade é a eficiência energética, alcançada por meio do uso de energias renováveis, entre outras estratégias.

Portanto, diante de tantos benefícios e exemplos de empresas de sucesso, o que você está esperando para começar, agora mesmo, a investir em energias sustentáveis na sua empresa? Aproveite e entre em contato com a HCC Energia Solar para descobrir as nossas soluções para o seu negócio!

POSTS RELACIONADOS