Tudo o que você precisa saber sobre o Marketing Verde!

As questões ambientais e o conceito de sustentabilidade estão em evidência na atualidade. Afinal, as pessoas começaram a perceber que, se nada mudar, o que inclui a forma de produzir mercadorias, consumi-las e descartá-las, o planeta pode não suportar as atividades humanas por muito tempo.

Esses conceitos estão presentes em diversos setores da sociedade, incluindo a vida pessoal dos indivíduos e, até mesmo, as organizações. E é aí que entra o Marketing Verde, uma estratégia relacionada ao posicionamento ambiental do seu negócio.

Quer saber tudo sobre o Marketing Verde e começar, agora mesmo, a aplicar esse conceito na sua empresa? Então continue a leitura e descubra do que se trata!

 

O que é e como funciona o Marketing Verde?

Em primeiro lugar, é importante que você entenda o que é, como surgiu e quais são os objetivos do Marketing Verde. Além disso, você também precisa descobrir como ele funciona na prática. Continue a leitura e entenda tudo sobre esse conceito!

Como surgiu o Marketing Verde

Muito associado à propaganda, o conceito de Marketing já esteve ligado apenas a um conjunto de estratégias para convencimento dos clientes e aumento das vendas de uma empresa. Porém, ao longo do tempo, com as mudanças no perfil dos consumidores e na sociedade como um todo, ele passou a envolver também a busca pela divulgação de conhecimento sobre uma empresa, produto, marca e, até mesmo, estilo de vida. Nessa mudança, o Marketing também passou a preocupar-se com a educação do público, e não apenas com a venda de produtos. Foi dessa incorporação de conceitos que estavam em alta na sociedade que surge o Marketing Verde.

Ele ganha relevância apenas na década de 90, mas sua base vem desde o fim dos anos 60 e início dos 70. Nesse momento, principalmente nos EUA, a preocupação da sociedade com o meio ambiente cresceu, uma vez que as pessoas começaram a perceber que os recursos terrestres eram limitados.

Com isso, o perfil do consumidor mudou. Em vez de se preocupar apenas com a satisfação das suas necessidades atuais, a sociedade passou também a se preocupar com o impacto que cada um dos produtos consumidos poderia gerar no mundo e para as gerações futuras.

Assim, para ganhar espaço no mercado e se manter competitivas, as empresas também tiveram que reconhecer o seu papel na preservação do meio ambiente e investir no chamado desenvolvimento sustentável, conceito que surgiu no final dos anos 80 e possui grande relevância até os dias de hoje.

O conceito de Marketing Verde

Foi dessas mudanças, tanto na sociedade quanto nas organizações, que surgiu o conceito de Marketing Verde. Ele se refere ao conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para colocar no mercado e divulgar produtos com responsabilidade ambiental, ou seja, o mínimo de efeitos negativos para o meio ambiente.

Esse processo vai desde a extração da matéria prima utilizada pela empresa, até a produção das mercadorias e sua distribuição para os consumidores. É por meio do Marketing Verde que as empresas mostram para os clientes que elas têm consciência ambiental, investem no desenvolvimento sustentável e preocupam-se com a manutenção dos recursos naturais do planeta.

Portanto, não é apenas uma forma de divulgar a marca ou a empresa, mas também de conscientizar as pessoas sobre a importância de levar a questão ambiental em consideração na hora de consumir. Além disso, o Marketing Verde diz respeito a todo o processo produtivo da empresa, não se tratando apenas de um discurso, mas de uma forma de se posicionar perante o mercado e de produzir mercadorias.

 

Os pilares do Marketing Verde

Existem alguns conceitos que são centrais para que o Marketing Verde seja colocado em prática dentro de uma empresa. O primeiro deles são os famosos “3 Rs”:

● reduzir;

● reutilizar;

● reciclar.

Essas três atitudes se relacionam com a necessidade de reduzir o consumo, o desperdício e o lixo de uma empresa, reutilizar o que for possível e investir na reciclagem daquilo que não puder mais ser reutilizado.

Além desses três elementos, o Marketing Verde também exige que a empresa reúna, em suas ações, 4 características. As organizações devem ser:

● ecologicamente corretas;

● economicamente viáveis;

● socialmente justas;

● culturalmente aceitas.

 

Como funciona o Marketing Verde

Agora que você já sabe como surgiu, o que é e quais são os pilares do Marketing Verde, é hora de entender como ele funciona na prática.

Em primeiro lugar, o Marketing Verde exige uma revisão de todos os processos de uma empresa, de forma a adequá-los a esse conceito. Lembrando os pilares, é preciso descobrir como reduzir ao máximo o consumo de recursos naturais, como reutilizar aqueles que inevitavelmente precisarem ser consumidos e, ainda, como investir na reciclagem dos materiais descartados.

Além disso, é preciso garantir que todos os processos sejam ecologicamente corretos, ou seja, impactem o mínimo possível o meio ambiente. Porém, toda mudança precisa ser viável financeiramente para a empresa, de forma a garantir a saúde financeira do negócio e, até mesmo, a longevidade da organização. As mudanças também não devem impactar negativamente a sociedade, ou seja, devem ser socialmente justas e, além disso, não podem prejudicar a cultura de uma população.

Com as mudanças implementadas dentro das regras do Marketing Verde, é hora de começar a divulgação de conteúdos sobre o assunto e fazê-lo trabalhar em favor da sua marca. O Marketing Verde exige que você mostre para os clientes quais são as transformações implementadas dentro da empresa e evidencie a importância de valorizar esse tipo de produto ou organização.

 

De que forma o Marketing Verde tem sido aplicado nas empresas?

Entender como o Marketing Verde tem sido aplicado nas empresas é uma ótima forma de ter ideias para garantir um negócio pautado na sustentabilidade. Continue a leitura e entenda agora quais são as principais estratégias que estão sendo utilizadas pelos empreendedores!

Diagnóstico ambiental da empresa

Uma das estratégias utilizadas pelas empresas para promover o Marketing Verde é o diagnóstico do impacto ambiental da organização com os seus processos. Para isso, é necessário revisar todos os processos da empresa, ao longo de toda a cadeia produtiva, de forma a identificar quais são os pontos que podem ser melhorados para garantir uma atuação ecológica do negócio.

A partir desse estudo, as organizações são capazes de criar planos de ação, que podem ser implementados para potencializar a atuação ambiental do negócio.

Investimento em reciclagem

Como vimos, a reciclagem de materiais é um dos pilares do Marketing Verde. Dessa forma, as empresas investem bastante na reciclagem de seus produtos e materiais. Para isso, uma das melhores estratégias é a parceria com associações de reciclagem, que recolhem os resíduos recicláveis da empresa e os transformam em novas mercadorias.

Nesse aspecto, é importante pensar em quais são os produtos que podem ser reciclados. As empresas investem tanto na reciclagem de resíduos das atividades operacionais da organização, como copos e papéis utilizados pelos colaboradores, quanto de resíduos da produção de mercadorias. Investir em embalagens recicláveis e, inclusive, contar com postos de coleta, é uma outra estratégia que ganha espaço nas organizações atualmente.

Escolha cuidadosa de fornecedores

Não adianta investir em uma cadeia produtiva ecológica se a matéria prima da empresa vem de fornecedores sem nenhuma consciência ambiental, não é mesmo? Portanto, uma estratégia essencial nesse aspecto é a escolha cuidadosa de fornecedores!

As empresas que implementam o Marketing Verde investem em uma pesquisa aprofundada sobre a origem das matérias primas que utilizam e dos produtos que revendem. Mesmo quando é necessário arcar com um custo um pouco mais alto, a recompensa de saber que a organização está atuando a favor da preservação do meio ambiente vale a pena.

Investimento em energias renováveis

Outra estratégia que está em alta quando se fala em Marketing Verde é o investimento em energias renováveis. Isso porque muitas empresas já perceberam que a energia elétrica vinda de fontes não renováveis, além de gerar grandes gastos para a organização, ainda contribui para o desgaste do meio ambiente em longo prazo. Dessa forma, as fontes de energia do futuro ganham espaço nas organizações, funcionando como uma alternativa para garantir a sustentabilidade sem prejudicar o funcionamento do negócio.

Uma das mais utilizadas é a energia solar. Isso porque, em um país como o Brasil, com alta incidência de radiação solar durante a maior parte do ano, essa fonte energética se mostra uma ótima alternativa. Dessa forma, as empresas estão buscando negócios responsáveis pela instalação e manutenção de equipamentos de energia solar, o que também aumenta a demanda por esse tipo de serviço.

Redução do plástico

Ainda é comum, dentro de empresas, que os colaboradores utilizem copos e canudos plásticos para beber água ou café. Alguns produtos também são embalados utilizando o plástico como principal material, principalmente quando se fala em mercadorias perecíveis. Porém, o plástico é um derivado do petróleo, um recurso natural não renovável e bastante poluente, uma vez que demora para se decompor no meio ambiente.

A estratégia aqui é identificar os focos de plástico dentro da empresa e adotar estratégias para reduzir o seu uso. Conscientizar o time para que tragam garrafas próprias ou canecas é uma forma de fazer isso. Muitas empresas investem, inclusive, na distribuição de copos, canecas, garrafas e canudinhos personalizados, para incentivar a equipe nesse aspecto. A HCC é um exemplo disso: todos os colaboradores receberam, no ano passado, um copo térmico próprio.

Também é essencial que a empresa revise a sua produção, de forma a reduzir o plástico nos seus produtos e embalagens.

Economia colaborativa

A economia colaborativa é outro tema em alta quando se fala em Marketing Verde nas empresas. Ela refere-se a uma mudança na mentalidade dos consumidores, de forma a, ao invés de adquirir um produto de forma individual, investir em um consumo compartilhado, em algo que pode ser usado pelo coletivo.

Dentro de uma empresa, isso pode acontecer de diversas formas. A mais comum é o incentivo para que os colaboradores deem caronas uns para os outros na hora de ir para o trabalho. Dessa forma, em vez de tirar cinco carros de casa, é possível que apenas um automóvel transporte todos esses membros do time, evitando a poluição gerada pela queima de combustíveis fósseis.

Redução do lixo

Outro princípio do Marketing Verde que é aplicado nas empresas sustentáveis é a redução. Isso é eficiente principalmente quando se fala em lixo, uma vez que muitas organizações acabam desperdiçando matéria prima e destinando grandes quantidades de lixo para a natureza.

Portanto, uma das estratégias é a redução do lixo, que anda de mãos dadas com a redução do desperdício. Para isso, as empresas realizam um diagnóstico completo sobre quais são as principais fontes de geração de lixo em cada um dos setores do negócio e, com isso, aplicam planos de ação personalizados para reduzir esse volume.

Divulgação de informações

Um dos pilares do Marketing é a divulgação de conteúdos e, no Marketing Verde, isso não é diferente. Portanto, além de adotar uma série de práticas de responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável, as empresas ainda investem na divulgação de informações sobre o tema e na educação do público.

Para isso, participam de campanhas de conscientização e divulgam informações sobre as práticas sustentáveis que adotam dentro da organização. Além disso, mostram para os clientes como cada um pode fazer a sua parte para contribuir com a preservação do meio ambiente.

 

Quais são os principais benefícios de investir nesse conceito?

Como você deve ter percebido, é preciso implementar uma série de mudanças na empresa para garantir que a estratégia de Marketing Verde saia do papel e se torne uma realidade no negócio. Mas, nesse momento, você pode se perguntando: vale a pena fazer tudo isso?

E a resposta é sim, vale! Descubra agora todos os benefícios que o Marketing Verde pode trazer para o seu negócio!

Mostra que a sua empresa se preocupa com a sociedade

Um dos principais benefícios do Marketing Verde é o fato de ele ser uma forma de mostrar, tanto para os seus clientes como para parceiros e fornecedores, que a sua empresa se preocupa com o futuro da sociedade e os impactos gerados ao meio ambiente. Isso mostra para as pessoas que os valores do negócio vão muito além do lucro, incluindo também a necessidade de garantir o bem coletivo, da sociedade como um todo.

Melhora a imagem do negócio

Quer você queira ou não, a sua empresa tem uma reputação no mercado. Isso significa que a sua marca passa uma imagem para os consumidores, sendo associada a determinados elementos e valores, quer você saiba quais são eles, quer não.

Dessa forma, cuidar da reputação e da imagem da sua marca é essencial, de forma a garantir que ela seja associada a elementos positivos e que reflitam os seus valores. Uma das formas de fazer isso é por meio do Marketing Verde. Isso porque, quando você investe nessa estratégia, começa a associar a sua marca à responsabilidade social, consciência ambiental, sustentabilidade, entre outros aspectos relacionados. Com isso, a imagem e a reputação do negócio melhoram perante o mercado.

Reduz custos operacionais

Investir na redução de custos operacionais do seu negócio é sempre uma ótima forma de potencializar os seus lucros e melhorar o desempenho da empresa, não é? Mas você sabia que é possível fazer isso com o investimento em Marketing Verde?

Como você viu, muitas das estratégias de Marketing Verde incluem um melhor aproveitamento das matérias primas utilizadas pela empresa, além da redução do consumo e do desperdício. Além de fazer bem para o meio ambiente, isso também permite que você utilize os seus recursos com mais eficiência. Dessa forma, é possível reduzir os custos da empresa como um todo.

Fideliza clientes à sua marca

Você já deve ter percebido que, quando se fala em conquistar clientes, é muito mais barato e eficiente investir na fidelização dos que já consumiram seus produtos ou serviços do que na atração de novos consumidores, não é mesmo? Mas você sabe como fidelizar os clientes à sua empresa?

O Marketing Verde pode ser uma forma de fazer isso! Isso porque o comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Hoje, eles não buscam apenas um produto ou serviço de qualidade, mas uma marca que possua valores semelhantes aos deles, sendo mais fiéis a esses negócios quando os encontram.

Dessa forma, quando você investe em Marketing Verde, mostra quais são os valores da sua empresa para o mercado. Os clientes que se identificam com esses valores terão maiores chances de se tornarem fiéis à marca, potencializando o sucesso e o crescimento da sua empresa.

Cria um diferencial competitivo para a organização

O mercado está cada vez mais competitivo e, para que a sua empresa se mantenha e tenha sucesso, é importante investir em um diferencial, ou seja, algo que destaque o seu negócio da concorrência. Isso pode ser feito de diversas formas, como com a garantia de um atendimento de qualidade, produtos de excelência, entre outros. O Marketing Verde também pode ser explorado como um diferencial para a empresa.

Quando você investe nessa estratégia, mostra que vai além da venda de produtos ou serviços para os clientes, gerando também um impacto positivo no meio ambiente. Esse elemento faz com que você se destaque e aumenta a possibilidade de que o consumidor opte por você frente ao concorrente.

Melhora a sua gestão de matéria prima e resíduos

Por fim, é importante que você saiba que o Marketing Verde pode ter impactos positivos também na gestão do seu negócio. Isso porque, para garantir a aplicação dessa estratégia, é importante realizar um diagnóstico da empresa, incluindo custos, compra de matéria prima, processos e resíduos gerados. É a partir desse diagnóstico que você é capaz de criar os planos de ação para garantir um negócio mais sustentável.

Portanto, quando você implementa o Marketing Verde, consegue visualizar todos os processos e o funcionamento da empresa de forma global. Com isso, consegue melhorar a gestão de matéria prima do negócio, otimizando o aproveitamento desses materiais, e ainda reduz os resíduos, melhorando a gestão da empresa como um todo.

 

Como aproveitar o Marketing Verde para aumentar as suas vendas?

Além de todos esses benefícios, o Marketing Verde ainda pode ser uma ótima estratégia para aumentar a sua carteira de clientes e, consequentemente, as vendas da sua empresa. Quando se fala no mercado de energia solar, então, isso se torna ainda mais evidente.

Isso porque as energias renováveis estão totalmente alinhadas com o Marketing Verde. Afinal, uma das estratégias que as empresas estão utilizando para implementar essa filosofia é a substituição de energias não renováveis por fontes energéticas alternativas.

Dessa forma, o mercado de energia renovável vem crescendo, abrindo espaço para que você invista nesse setor, e o Marketing Verde é uma das estratégias utilizadas para atrair e fidelizar os clientes em empresas que oferecem esse tipo de serviço. Isso significa que ele pode ser utilizado de diversas formas para aumentar as suas vendas.

As empresas de energia solar podem, por exemplo, publicar conteúdos relacionados à importância da sustentabilidade dentro dos negócios, tanto em blogs quanto em redes sociais. Isso atrai empresas que também investem em sustentabilidade para o consumo dos seus serviços. Também é possível mostrar a importância social de investir em energias renováveis, tanto para empresas quanto para pessoas físicas, por meio de conteúdos semelhantes.

Outra estratégia de Marketing Verde que pode ser utilizada para aumentar as vendas de empresas que atuam no setor de energia solar é evidenciar, para o público, a economia de recursos naturais que a energia solar pode gerar.

Aliado a isso, é possível mostrar como funciona essa fonte energética, os equipamentos utilizados na sua instalação, custos de implementação e manutenção e, com isso, mostrar que vale a pena investir nesse tipo de serviço, não só em empresas como também em residências. Tudo isso atrai mais consumidores para o seu negócio, potencializando suas vendas e, consequentemente, seus lucros.

Neste artigo, você descobriu como funciona o Marketing Verde, quais são os benefícios que ele gera para os negócios e como as empresas estão implementando essa estratégia. Além disso, descobriu como o Marketing Verde pode ser utilizado para aumentar as vendas, principalmente no setor de energia solar, uma área que está totalmente conectada à ideia de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Portanto, aproveite todo esse conteúdo para investir no seu negócio e garantir o sucesso do empreendimento!

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