Franquias rentáveis: como saber se o investimento terá retorno?

Franquias rentáveis: como saber se o investimento terá retorno?

O cenário econômico no país não é dos mais promissores há alguns anos. Por vezes, investidores estrangeiros e brasileiros brecam seu ímpeto de oxigenar a economia, uma vez que as projeções continuam não sendo animadoras e frequentemente reduzidas. Assim também pensa o empregado da empresa, que carrega esse temor para se arriscar. Mas, do outro lado da história, estão as franquias rentáveis, carregando otimismo e inovação.

Apesar do ambiente pouco favorável, um setor tem chamado atenção com um constante crescimento e fôlego para seguir superando as adversidades. Eis o mercado de franchising, com balanço positivo nos últimos anos, sobretudo em 2018. Houve crescimento nas receitas, aberturas, empregos e essa onda deve perdurar. O empreendedorismo atrai o seu interesse? Siga a receita de sucesso das franquias!

 

Absorva a experiência de outras franquias rentáveis

Agora que você está inclinado a mergulhar no setor de franquias, precisa passar por um checklist rápido e básico. Algumas perguntas simples vão ajudar a direcionar segmentos e indicar se o seu perfil é de gestor de equipe ou daqueles que colocam a mão na massa:

  • delimite tipos de atividade insuportáveis para lidar ou realizar;
  • defina expectativas financeiras, de trabalho, realização, dedicação, etc.;
  • leve as afinidades em consideração e até ideias antigas para empreender.

Dar uma visitada no passado pode dizer muito sobre o seu futuro. Conversar e trocar experiências com ex-franqueados e descobrir seu histórico e os motivos de não fazerem mais parte da rede que você tem em mente pode ser esclarecedor. A relação dos atuais franqueados e aqueles que se desligaram nos últimos 12 meses consta da Circular de Oferta de Franquia (COF). Para se aprofundar no benchmarking de outros empresários, existem grupos como a Entrepreneurs’ Organization, uma rede genuína de troca de experiências e capacitação.

 

Analise as tendências de mercado

Antes de abarcar essa etapa, o empreendedor já deve ter um par de preferências, mas é primordial escutar o que o mercado está mostrando. Quais atividades estão despontando? Pode ser muito sedutor conhecer superficialmente modelos de negócios que estão em alta. Contudo, terão longevidade? E o mais importante: condizem com o seu capital?

As franquias de energia solar, por exemplo, têm se apresentado como excelente oportunidades de negócio, como já comentamos várias vezes aqui no blog. No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco mais desse mercado em potencial.

Agora, se o problema é falta de incentivo, os números revelam um aumento de 5 vezes o PIB brasileiro no último trimestre de 2018, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O segmento apresenta duas coisas imbatíveis: pujança e uma enorme parte do território brasileiro a ser explorada. Confira os dados citados e redes de destaque na atualidade.

 

Dedique tempo para estudar a rede

Ao adentrar na rede, é fundamental avaliar tudo que puder, sempre com olhos de investidor. A análise crítica vai conduzir a decisões embasadas nos aspectos técnicos e profissionais do negócio. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) avaliza essas medidas. O contato inicial com a empresa franqueadora traz informações valiosas, como a qualidade de atendimento. É importante comparar e investigar tudo o que for apresentado.

Evoluindo para uma entrevista, será possível conhecer mais sobre estrutura, valores, padronizações, manuais, treinamento e supervisão da rede propriamente dita. A COF também contém a minuta do contrato de franquia e deve ser disponibilizada. Não hesite em procurar o aconselhamento de especialistas, principalmente a respeito das informações financeiras.

 

Certifique-se da reputação da marca

O mercado de franquias também pode oferecer armadilhas para um potencial franqueado desavisado. Para isso, todos os passos citados devem ser seguidos à risca. Além disso, também é muito importante é verificar a idoneidade da empresa franqueadora. Existe um histórico positivo da marca e ela é bem estruturada? A condução dos processos organizacionais é pautada pelo profissionalismo?

Outros indicadores que levam adiante o interesse de um empreendedor:

  • a Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquia devem reunir os diferenciais e tudo que foi acordado verbalmente;
  • não há processos de ex-franqueados, tampouco pendências com a Justiça;
  • existência de registros de marca e patente.

 

A HCC é uma empresa extremamente preocupada com os serviços que presta aos seus clientes e, consequentemente, a reputação que eles geram para a nossa marca.

Projete o seu tempo de retorno

Muito além de saber a quantia necessária para o investimento, ou seja, o capital inicial total, é mandatório realizar uma análise de lucratividade. Ainda, é comum a confusão entre faturamento e lucro. O lucro líquido resulta da subtração de todos os custos (tenha em mente que são diversos e podem ser variáveis) do faturamento. A franquia mais lucrativa seria aquela que retorna dividendos no menor prazo e com o menor montante de recursos investidos. Pode ser aquela tão desejada chance de ouro.

A fim de conseguir projetar esses índices, o franqueado deve exigir a colaboração do franqueador, para que todos os dados relativos aos números propriamente ditos sejam disponibilizados. Para começar, pode-se partir de informações como faturamento médio, taxa de franquia, royalties e taxa de publicidade. Além disso, compreender o custo de implantação da estrutura da franquia é vital na análise de lucratividade e cálculo do tempo de retorno.

 

Torne-se um especialista nos termos de contrato

A esse ponto, o negócio de franquias já se parece um pouco menos como uma aventura e mais como uma realidade. Todos os itens elencados têm igual importância, assim como a celebração do contrato. Esse documento legal pode conter uma série de arapucas jurídicas, sobretudo para as pessoas que não têm familiaridade com o exercício do Direito. Portanto, todo cuidado é pouco, e a assistência de um advogado é mais que bem-vinda.

A legislação para o sistema de franquias brasileiro dita a exigência de determinados documentos jurídicos formais, como a produção da Circular de Oferta de Franquia, registro de marca, pré-contrato e contrato. A Lei de Franquias deixa livre para as partes decidirem seu entendimento sobre a necessidade da inclusão de cláusulas específicas, a cargo do franqueador. Não se deve tomar decisões apressadas nem tampouco baseadas no entusiasmo.

Após conhecer o negócio e o seu funcionamento do início ao fim, dominando todos os macetes e dando importantes e firmes passos rumo ao empreendedorismo, o grande momento pede mais alguns cuidados e reflexões. Na verdade, uma dica insubstituível: a assistência e o acompanhamento por parte do franqueador e sua equipe durante todo o processo de parceria e abertura são cruciais para as franquias rentáveis.

Está mais seguro quanto ao seu investimento? Aprenda agora sobre franquias rentáveis sustentáveis!

E se quiser se aventurar no mercado de franquias de energia solar, clique na imagem abaixo e conheça os nossos modelos de negócio!

POSTS RELACIONADOS