Por que franquias de instalação de painéis solares são tão vantajosas?

Por que franquias de instalação de painéis solares são tão vantajosas?

Tempo de leitura: 

4 minutos

Com o mercado de geração de energia solar em franca expansão — a taxa de crescimento é próxima de 200% ao ano! —, as franquias de instalação de painéis solares têm se consolidado como uma das mais interessantes dos últimos anos, devido à sua proposta ecológica e também pelo ótimo retorno sobre o investimento.

E não é somente a questão da sustentabilidade que tem atraído cada vez mais consumidores para a energia fotovoltaica (termo técnico utilizado para se referir ao tipo de geração de energia obtida direto dos raios solares).

Esta trata-se da forma de geração de energia mais versátil da matriz energética do país, podendo ser instalada com rapidez e facilidade, com custo acessível, sobre os telhados de casas e de prédios em qualquer região.

Continue a leitura para saber mais!

Potencial do mercado nacional

O Brasil é um dos países com maior potencial de geração de energia solar do mundo, mas ainda tem pouca participação na produção desse tipo de energia, correspondendo a apenas 0,6% da matriz energética global, segundo dados do órgão responsável pelos estudos no setor, a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

A geração de energia pelo próprio consumidor, categorizada como GD ou Geração Distribuída, é autorizada pelo governo desde 2012. Esse gerador de energia, inclusive, pode ceder o excedente a uma distribuidora, por meio da rede normal, e ficar com créditos para utilizar em períodos em que não for possível utilizar a energia solar.

De cerca de 85 milhões de consumidores atendidos pelas grandes distribuidoras de energia elétrica, apenas 170 mil possuem algum sistema de geração de energia solar em suas casas ou negócios. Ou seja: trata-se de um mercado com potencial gigantesco para quem tem a intenção de explorar o setor.

Opções para entrar neste mercado

Diante de um cenário tão interessante para quem tem intenção de abrir um negócio próprio, várias empresas que atuavam no setor de geração de energia solar criaram franquias para auxiliar esses novos empreendedores a iniciarem suas empresas. Isso tudo com o respaldo de quem tem o know-how necessário.

Confira abaixo algumas dicas que separamos para você, que está analisando boas alternativas para empreender.

As vantagens de optar por uma franquia

Além das tradicionais vantagens atreladas à contratação de uma franquia, como trabalhar com uma marca já reconhecida no mercado, processos e ferramentas definidas e ações de marketing constantes, a franquia do setor de energia solar traz outros benefícios interessantes.

Por ser um mercado extremamente técnico, contar com Engenheiros Eletricistas especializados poderia ser muito dispendioso para um negócio próprio. No caso da franquia, esses profissionais já estão sempre à disposição para resolução de problemas do dia a dia, inerentes às atividades da empresa.

Outro ponto fundamental é que a franqueadora já conta com uma rede de assistência técnica especializada, que poderá suprir a demanda em momentos de pico. Sozinha, a unidade franqueada, devido à sua capacidade reduzida, não teria como fazer isso.

Os modelos de franquia do setor

Um aspecto interessante a ser destacado nas franquias de energia solar são os modelos. Em franquias de alimentação, por exemplo, geralmente é necessário um ponto físico para viabilizar o atendimento aos clientes. Já nesse mercado existe a opção do modelo Pocket, que pode ser implantado em uma pequena sala, uma mesa em um espaço de coworking ou até mesmo em casa. Isso reduz drasticamente os custos iniciais do negócio.

Além da opção Pocket, existe a opção Loja, na qual é oferecida a padronização para todos os itens que a compõem, como layout, fachada, dentre outros elementos. Essa opção já demanda um pouco mais de capital inicial pelo franqueado.

As responsabilidades do franqueado

Como franqueado, há um compromisso contratual de se manter o padrão estético das lojas, tais como aplicação de logotipos, cores para pintura interna e externa e também fachadas. Além disso, há a necessidade de atuar com o padrão de atendimento técnico, para que a reputação da marca seja mantida no mercado.

O pagamento de royalties e fundo de publicidade também se faz necessário, para que a franquia tenha condições de manter suas pesquisas. Isso permite ficar alinhado às melhores práticas de mercado, bem como manter a divulgação constante de sua marca e resultados, visando manter-se como autoridade no setor.

Quer entrar nesse mercado? Verifique antes esses pontos!

A seguir, algumas questões que devem ser levadas em conta antes de entrar para o mercado de franquias de instalação de painéis solares:

  • pesquise sobre a reputação da marca da franquia em órgãos e sites especializados em defesa do consumidor;
  • pesquise a oferta e consolidação desse mercado na área em que pretende atuar, para saber se já não está saturado;
  • faça um curso de energia solar, para ter alguns conhecimentos técnicos gerais e de mercado, visando facilitar sua aceitação pela franquia;
  • verifique se será possível levantar o capital inicial para iniciar o negócio;
  • avalie se os custos com as taxas, royalties, equipamentos e pessoal poderão ser arcados até a franquia ter retorno;
  • avalie com um advogado a Circular de Oferta de Franquia (COF), fornecida pela empresa franqueadora;
  • busque informações sobre a franquia junto aos franqueados atuais;
  • analise se o plano de negócio é realista, com previsão de retorno entre 3 e 5 anos;
  • verifique se a empresa é associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising), pois isso indica que ela segue as boas práticas do setor.

Optar por iniciar o negócio junto a uma franquia séria e de boa reputação é sempre o melhor caminho para entrar nesse mercado, pois geralmente ela já traz todo o conhecimento comercial, técnico e administrativo que, se o novo empreendedor fosse adquirir na prática, levaria anos para chegar ao mesmo ponto.

Para uma franquia que exige conhecimento técnico especializado, como é o caso do mercado de energia solar, a escolha tem que ser ainda mais minuciosa, cabendo ao futuro empreendedor buscar por uma empresa que já tenha se firmado como uma das lideranças em termos de experiência e capacidade de atendimento.

Achou interessantes nossas informações sobre franquias de instalação de painéis solares? Então não perca tempo! Entre em contato conosco e nós colocaremos à sua disposição toda a nossa expertise para que você comece a considerar a abertura de seu negócio nesse setor ainda hoje!