8 dicas de livros para empreendedores se destacarem no mercado

8 dicas de livros para empreendedores se destacarem no mercado

O que os empreendedores de sucesso apresentam em comum? São pessoas de diferentes países ou estados, classes sociais e sexos. Mas eles têm em comum o desejo de crescer e de ganhar dinheiro, a criatividade, a habilidade para visualizar oportunidades e projetar o futuro.

Eles costumam estudar as melhores opções e aplicar as mais viáveis aos seus próprios negócios. Isso significa que eles, primeiramente, conhecem bem o seu segmento e a sua empresa para, depois, identificar alternativas que se ajustem naturalmente a eles (ou que, então, possam ser adaptadas).

Muitos empreendedores de sucesso registraram suas experiências e suas ideias em livros, para que outras pessoas possam aprender com seu exemplo, suas dicas e recomendações. Há uma infinidade de obras que servem para encorajar qualquer empreendedor. Neste artigo, selecionamos 8 livros para empreendedores se destacarem no mercado!

 

1. A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Reneé Mauborgne)

A publicação dessa obra ocorreu no ano de 2005. Os autores realizaram uma ampla pesquisa envolvendo 150 negócios em diferentes indústrias (mais de 30 setores). Curiosamente, eles não registraram apenas os casos de sucesso, mas também os negócios que fracassaram. A partir de sua análise, eles criaram um novo conceito: o oceano azul.

O oceano azul é a região propícia, o paraíso dos empreendedores. Consiste na área que fica longe da concorrência, que é chamada de oceano vermelho. Os autores instigam, dessa forma, a criação de um novo nicho por meio de estratégicas mercantis.

 

2. Aventuras Empresariais (John Brooks)

Não poderia faltar nessa seleção de livros para empreendedores uma obra tratando de Bill Gates, famoso por suas conquistas e por ser o criador da marca Microsoft. A obra conta com muitos artigos de John Brooks para o The New Yorker.

“Aventuras Empresariais” revela que a tomada de decisões pode impulsionar um negócio ou levá-lo ao fracasso. Brooks confirma que as regras para desenvolver um negócio próprio e criar valor permanecem as mesmas.

Primeiramente, é preciso considerar que existe um fator humano fundamental em todo empreendimento. Você pode contar com um produto muito bom, um eficaz plano de produção ou um pitch de marketing — mas você sempre necessitará das pessoas ideais para liderar e dar vida a esses planos.

 

3. Checklist: Como Fazer as Coisas Bem Feitas (Atul Gawande)

Trata-se de uma obra muito valorizada por alguns empreendedores famosos, como Jack Dorsey, cofundador do Twitter. Dorsey já distribuiu vários exemplares desse livro entre seus funcionários. Todos os colaboradores do serviço de pagamentos Square (que é outra empresa de Dorsey) recebem uma cópia do livro em seu primeiro dia de trabalho.

O que faz essa obra tão notável entre os livros para empreendedores? É que nela, Atul Gawande, cirurgião, usa suas experiências profissionais (cirurgias de risco) para mostrar como os trabalhadores precisam lidar com a complexidade crescente de suas funções.

Dessa forma, o escritor mostra como o checklist (a lista de tarefas) ajuda a evitar desperdícios, falhas graves e até catástrofes. Em empreendedorismo, o planejamento é um valioso diferencial!

 

4. O Dilema da Inovação (Clayton Cristensen)

O livro fala sobre um conceito que já é muito conhecido entre os gestores, o de inovação disruptiva. O autor mostra que empresas, ainda que muito competitivas, dando ouvidos aos clientes, investiram de forma agressiva em tecnologias novas e acabaram perdendo seu posicionamento no mercado ao entrarem em contato com transformações tecnológicas de rupturas.

É uma das obras preferidas do dono da Amazon, Jeff Bezos. Ele instiga seus gerentes seniores a lerem o livro para uma reunião no período do verão norte-americano, para que reflitam sobre o conteúdo dela. Isso acontece em um tipo de clube de livros da Amazon.

O empreendedor deve, portanto, ficar alerta à tentação de inovar. Ela pode ser uma ação positiva, mas também pode ser um erro grave para o empreendedor. A inovação deve ser feita no momento certo e da forma correta.

 

5. O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

Nessa obra, o autor mostra por que agimos de certa forma no mundo dos negócios. Ele derruba algumas crenças e oferece novas perspectivas para o empreendedor. Podemos extrair algumas lições valiosas do livro, como:

  • as pessoas podem modificar sua vida;
  • modificando seus hábitos, as pessoas podem transformar áreas diferentes de sua vida;
  • os hábitos novos ajudam a transformar nossa mentalidade;
  • todos devem atentar para os hábitos mestres, chamados no livro de “hábitos angulares”;
  • a força de vontade tem muito poder;
  • nenhum hábito é permanente — ele pode ser mudado;
  • é preciso ter fé no poder da transformação.

 

6. Dobre Seus Lucros (Bob Fifer)

Outra obra que merece ser citada entre os livros para empreendedores é “Dobre Seus Lucros”, de Bob Fifer. O escritor analisou um total superior a 100 empresas norte-americanas. O livro trata de assuntos como produtividade, estratégia e motivação. Também trata sobre redução de desperdícios, como lucrar mais ao mesmo tempo em que se mantém a organização dinâmica e motivada.

 

7. Meditações (Marco Aurélio)

Marco Aurélio foi um imperador romano que praticava o estoicismo. Na obra, ele fala que a forma de o homem conquistar sucesso em sua vida é evitando que as grandes emoções o dominem. Ou seja, é preciso ser comedido e refletir bem sobre seus atos.

É um dos livros preferidos de Elizabeth Holmes, fundadora e CEO da empresa de tecnologia e saúde Theranos. Ela leu o livro mais de uma vez antes de abrir o negócio. O livro é uma recomendação para o empreendedor que deseja enfrentar a instabilidade do mundo dos negócios com mais autocontrole e perseverança, sem “perder a cabeça”.

 

8. Benjamin Franklin (Walter Isaacson)

Benjamin Franklin foi uma celebridade norte-americana. O autor Walter Isaacson narra sua história de sucesso, as experiências que fizeram dele uma pessoa inesquecível. Benjamin Franklin foi um cientista que estudou principalmente a eletricidade, inventando, assim, o para-raios. Suas descobertas científicas, bem como suas ideias filosóficas e políticas, ficaram conhecidas no mundo todo. É um dos personagens históricos de maior influência de sua época, tendo contribuído para moldar os Estados Unidos.

Elon Musk inspira-se nessa celebridade para nortear suas ações de empreendedor. Para ele, Benjamin Franklin foi um empreendedor que começou do nada e alcançou o sucesso graças às suas habilidades pessoais. A biografia feita por Walter Issacson é um dos livros prediletos de Elon Musk, que é CEO da empresa Tesla e da Space-X.

Esses são 8 livros para empreendedores que podem ampliar seus horizontes, aguçar sua criatividade e despertar seus talentos ocultos. Adquira-os para sua biblioteca pessoal.

Quer saber de mais dicas? Siga a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Convide seus amigos para seguirem também!

POSTS RELACIONADOS