Entenda o que é e como funciona uma usina solar fotovoltaica

A adoção de fontes de energia renováveis é mais do que uma tendência, e sim uma necessidade. Afinal, a melhor maneira de amenizar as agressões ao meio ambiente é por meio do uso de fontes de energia alternativas, que não poluam e nem esgotem os recursos naturais. Dessa forma, as fontes de energia renováveis são a melhor opção, e podem ser tanto substituídas como usadas de forma alternativa, pela adoção de um sistema híbrido.

Aposto que, ao ouvir falar de fontes de energia renováveis, você automaticamente pensou na energia solar. Sim, essa fonte de energia renovável é a mais utilizada em todo o mundo e, no Brasil, possui amplo crescimento, pois o clima predominantemente tropical do nosso país torna possível o desenvolvimento desse recurso energético.

Mas você sabe como funciona a energia solar? Ela pode ocorrer de diversas maneiras e, para a sua geração, é necessário o apoio de uma usina construída para essa finalidade, as chamadas usinas solares fotovoltaicas ou termo solares.

Quer aprender mais sobre a usina solar fotovoltaica? Então, continue com a gente! Vamos explicar para você o que é uma usina solar fotovoltaica, como ela funciona na prática, onde podem ser encontradas e quais as vantagens da sua adoção. Não perca!

O que é a usina solar fotovoltaica?

Desde as revoluções industriais ocorridas nos séculos XVII e XVIII, que tornaram comum o uso de fontes de energia não renováveis, como o carvão mineral e o petróleo, o meio ambiente vem sendo degradado de forma impactante. Nesse contexto, surgiu a necessidade de criar a usina solar fotovoltaica.

As concessionárias de geração de energia solar são as principais responsáveis pela produção e comercialização dessa fonte de energia. Podem ser de dois tipos: usinas fotovoltaicas, que trabalham por meio de placas solares compostas por silício, e termo solares, que fazem a conversão do sol em energia por meio de arranjos formados por espelhos côncavos e outros diversos aparelhos.

Atualmente, existem usinas solares espalhadas por todo o mundo, sendo a China o país que mais produz no ramo. Estima-se que cerca de 25% da energia solar produzida no planeta tenha origem na China, seguida pelo Japão e pela Alemanha. A usina chinesa mais famosa é a Longyangxia, com geração de até 480 MW de potência.

Os Estados Unidos também contam com muitas usinas solares fotovoltaicas, sendo as mais conhecidas a Solar Star, a Topaz solar farm e a Desert sunlight solar farm. No Brasil, as usinas solares são um negócio recente e em ampla expansão.

A primeira usina solar brasileira foi instalada em 2017. Atualmente, contamos com usinas nos estados da Bahia, Piauí e Minas Gerais, como o Parque Solar Ituverava, o Parque Solar Nova Olinda e o Parque Solar de Pirapora.

Como a usina solar fotovoltaica funciona na prática?

Uma usina fotovoltaica depende de alguns elementos para o seu funcionamento. Além da intensidade dos raios solares, é preciso que haja placas solares revestidas de silício para que a geração de energia seja feita. O silício é um material renovável e precisa ser utilizado em abundância para a conversão de raios solares em energia.

A energia gerada é distribuída por meio de linhas de transmissão e geradores propícios para o evento, que vão tornar a energia potente o suficiente para que ocorra a distribuição. Também é necessário que haja inversores instalados, para que a energia solar gerada seja transformada em corrente alternada.

Por fim, no caso das usinas de energia fotovoltaica, são necessários outros dois elementos: a bateria e os reguladores. O primeiro armazena a energia não utilizada para usos futuros, por meio dos chamados créditos solares. O segundo protege essa bateria de sobrecargas, aumentando a eficácia de todo o sistema.

Quais as vantagens da usina solar fotovoltaica?

Você já deve ter percebido que as usinas solares estão em amplo crescimento no Brasil e no mundo. Se isso está acontecendo, elas devem ser bastante vantajosas, não é mesmo? Veja, agora mesmo, quais as vantagens de se construir uma usina própria para a geração da maior fonte de energia alternativa do mundo.

Possibilidade de instalação em diversos lugares

A instalação de placas solares para a formação de uma usina é extremamente flexível, pois, para que haja eficácia na geração de energia, basta o contato com os raios solares. Lugares que contenham um grande espaço, como o campo, são perfeitos para a instalação das placas, pois existem diversas alternativas para a sua colocação.

Não emitem gases poluentes

Diferentemente das fontes de energia não renováveis, que produzem elementos tóxicos em imensas quantidades nas suas usinas, as usinas solares necessitam apenas dos raios de luz. Dessa forma, a emissão de poluentes é praticamente nula, o que contribui para a diminuição da degradação ambiental.

Apresentam baixo custo de manutenção

Você sabia que o custo de manutenção das placas solares é o mais barato do mercado de energia? Para que as placas solares sejam conservadas, basta uma simples lavagem a cada seis meses. Como uma placa fotovoltaica pode durar até 40 anos, é um grande investimento, não é mesmo?

Ocupam pouco espaço

Enquanto para a construção de usinas hidrelétricas e de usinas nucleares, por exemplo, há uma demanda de grande espaço e utilização de recursos, na instalação de uma usina solar basta um espaço propício para o surgimento de luz solar. Esse lugar pode ser uma grande fazenda ou mesmo um pequeno galpão: o que fará a diferença na geração de energia será a intensidade dos raios solares, e não o espaço utilizado.

Portanto, se você decidiu aderir a energia solar no seu negócio e/ou residência, saiba que poderá contar com a gente! Nós, da HCC Energia Solar, somos uma empresa especializada no ramo de energia solar, com mais de 15 anos de atuação. Trabalhamos por meio da instalação de sistemas de energia solar e, também, pela venda de franquias, o que poderá ser uma possibilidade de investimento para você!

Se você gostou de aprender mais sobre usina solar fotovoltaica, não deixe de ler o nosso artigo sobre os 12 sinais que mostram que você precisa de energia solar para aprender muito mais sobre o mercado de energia solar!

youtube clientes hcc energia solar

POSTS RELACIONADOS