Veja 5 dicas de como realizar uma gestão estratégica de franquias

Neste artigo, mostraremos como realizar uma gestão estratégica de franquias, incluindo a de energia solar!

As franquias vêm se revelando um dos modelos de negócio mais rentáveis, tanto para o franqueador (que aumenta seus pontos de venda) quanto para o franqueado (que pode lucrar aproveitando uma marca já consolidada).

Porém, é fundamental efetivar uma gestão estratégica para que esse modelo de negócio tenha êxito. A franquia de energia solar é uma boa opção para as pessoas que desejam investir em uma área promissora, em contínuo crescimento, e que se encaixa perfeitamente no conceito de sustentabilidade.

Neste artigo, vamos explorar mais o tema. Mostraremos como realizar uma gestão estratégica de franquias, incluindo a de energia solar!

 

Por que investir em franquia de energia solar?

A franquia de energia solar é um mercado que está em crescimento no Brasil. O país já instalou quase tudo em relação à energia hídrica, e à energia eólica só compensa nas áreas mais remotas. Desse modo, o espaço no mercado para a energia fotovoltaica é grande.

O risco do investimento é baixo, considerando esses fatores. E a demanda só tende a crescer, já que o sistema oferece vantagens, como:

  • alta durabilidade (mínimo de 20 anos de vida útil);
  • baixa manutenção;
  • instalação relativamente simples;
  • autonomia na geração de energia elétrica;
  • possibilidade de usufruir de créditos de energia (sistema on grid).

 

Além disso, o payback, ou retorno do investimento, melhora a cada ano, pois as contas de luz tendem a ficar mais altas. Em média, ele varia de 4 a 6 anos.

 

Como fazer uma gestão estratégica de franquias?

Agora, vamos mostrar o que prometemos no título: algumas dicas de como realizar uma gestão estratégica de franquias. Confira!

 

1. Invista em tecnologia

Os tempos de cálculos em planilhas e papel estão ficando para trás. As soluções mais recomendadas atualmente são os softwares de gestão de franquias. Afinal, eles melhoram a comunicação da rede e automatizam processos.

Quanto mais completo o sistema, mais estratégica será a gestão, pois ela vai dispor de mais ferramentas e recursos que permitem analisar a situação do negócio em todos os sentidos — sobretudo financeiramente.

Um sistema eficaz assegura a padronização e garante a melhor qualidade, além de agilizar o crescimento do negócio de forma sustentável.

 

2. Padronize os processos

Outra dica para garantir uma gestão estratégica de franquias é padronizar os processos. Franquias estão associadas à qualidade e à autoridade de determinada marca. Logo, a padronização é fundamental para que a identidade da marca não seja confundida.

Para que a empresa amplie seu trabalho por meio de franchising, é importante que ela conte com processos bem definidos em toda sua rede. Caso não seja assim, as possibilidades de fracassar na implementação do padrão para o franqueado são altas.

A empresa franqueadora precisa contar com uma cultura organizacional consolidada para a transmissão dos valores e do padrão. E, por meio de determinadas ferramentas de controle, é possível garantir a boa qualidade dos serviços.

Nem sempre o consumidor identifica se o local que ele está visitando é uma filial ou uma franquia — a padronização serve para diminuir dúvidas. Experiências negativas em um ponto franqueado podem levar o cliente a expor o caso nas redes sociais, comprometendo a imagem da marca.

Cabe aos franqueadores se esforçarem ao máximo para evitar esses eventos. Por isso, um departamento que se responsabilize pela administração das franquias é um diferencial competitivo. Esse setor disponibiliza apoio constante aos franqueados, impulsionando tanto o sucesso de cada um deles como o da própria empresa.

3. Faça um planejamento estratégico

Sem planejamento, não há como fazer gestão estratégica de franquias. Ele ajuda a definir metas e um plano de ação, sem os quais não é possível obter o crescimento do negócio.

A gestão estratégica se relaciona com atividades dinâmicas e variadas, como criação, desenvolvimento e monitoramento. Essas tarefas são três pilares que servem para alicerçar a gestão estratégica de franquias.

É importante analisar o público consumidor, as tendências de mercado e a concorrência, bem como os funcionários. Realize um mapeamento e inclua as dores e as metas no processo. Não esqueça de efetuar um monitoramento diário por meio de indicadores.

 

4. Melhore a experiência do cliente

Franchising é, como qualquer outra forma de negócio, um meio que os empreendedores encontraram para alcançar novas áreas de atuação e consolidar ainda mais a marca. Assim, o marketing deve ser controlado para que não ocorram efeitos contrários ao que se deseja.

A padronização visa assegurar uma boa experiência do cliente, pois é um importante componente do marketing de varejo. Já o branding sensorial é uma estratégia de marketing que ajuda a conectar o cliente à empresa. Ele contribui para estabelecer uma comunicação e um relacionamento mais efetivos com o público-alvo.

Em uma franquia de energia solar, explorar aspectos visuais tende a ser relevante para estabelecer uma sintonia com o cliente. Mas isso não significa que os outros sentidos também não possam ser explorados — tudo depende da criatividade aliada à conveniência.

 

5. Trabalhe em equipe e respeite o contrato de franquia

A partir do treinamento oferecido pela empresa franqueadora, o franqueado adquire conhecimento para gerenciar de forma estratégica sua franquia e seus funcionários, respeitando os princípios da marca e o contrato. No contrato, estão especificados direitos e obrigações de cada parte.

Entre as obrigações de um franqueado, podemos citar:

  • manter contato com os fornecedores homologados pela rede para que sua unidade fique sempre abastecida;
  • controlar as finanças e prestar contas dos royalties ao franqueador;
  • gerenciar o trabalho dos colaboradores.

 

O gestor também deve aprimorar seus conhecimentos sobre fluxo de caixa e capital de giro para manter as finanças sob controle.

Na hora de escolher uma empresa franqueadora, procure por uma que ofereça boas soluções para o consumidor moderno e que seja, ao mesmo tempo, uma parceira confiável, diferenciada, que ajude o franqueado a desenvolver uma gestão estratégica de franquias.

Portanto, busque por uma empresa líder no segmento em que atua, que já conte com muitos projetos e obras executadas e que invista em inovação e soluções sustentáveis. Uma empresa de franchising precisa inspirar confiança e oferecer não só condições para uma gestão estratégica de franquias, mas assistência técnica de boa qualidade.

Então, aproveite para conhecer os modelos de franquia que a HCC Energia Solar oferece. Somos uma empresa especializada em engenharia elétrica com foco em sistemas fotovoltaicos e treinamentos para parceiros de negócios. Entre em contato conosco e obtenha mais detalhes!

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