Quais as vantagens da energia solar em propriedades rurais?

Quais as vantagens da energia solar em propriedades rurais?

Tempo de leitura: 

7 minutos

A utilização de energia tem ligação direta com a qualidade de vida dos seres humanos. A melhor solução para o meio ambiente e o bem-estar geral é utilizar uma fonte de energia que seja inesgotável, para abastecer a todos sem prejudicar o meio ambiente e com base para um desenvolvimento sustentável. Essas são justamente algumas das vantagens da energia solar.

Ela pode ser instalada e aproveitada em diversos tipos de localidades. Uma propriedade rural, por exemplo, precisa de alternativas capazes de aumentar a produtividade, elevando o padrão de qualidade de vida para quem vive em zonas sem abastecimento suficiente de energia.

Para entender melhor por que investir em painéis de energia solar em propriedades rurais traz uma grande quantidade de vantagens e saber quais são elas, continue com a leitura deste post!

Como a energia solar pode ser positiva?

O sol produz milhões de vezes mais energia que todo o consumo humano, tudo isso com potencial ilimitado e de forma gratuita. Ainda que o investimento para a implementação do sistema possa ser um pouco elevado, os painéis estão a cada dia mais potentes.

Além disso, os custos e o tempo de retorno estão diminuindo. Tudo contribui para que a energia solar se torne viável e acessível a mais pessoas.

Reduz gastos e tem longa vida útil

O retorno de quem investe nessa ideia é extremamente recompensador. Primeiramente, porque a necessidade de manutenção é mínima e a vida útil dos painéis é longa: a média é de 25 anos. E o potencial para que esse número seja estendido é grande, devido aos avanços da tecnologia.

O segundo ponto é que, quando a produção de energia é mais alta que o consumo, são gerados créditos com a concessionária de energia, que podem ser utilizados nos períodos em que a incidência de raios solares não for tão intensa.

O consumo de energia elétrica é reduzido a um custo mensal bem baixo, independentemente do tamanho da propriedade em que as placas fotovoltaicas estiverem instaladas.

Preserva a saúde ambiental

Outra das vantagens da energia solar é em relação à saúde ambiental. Durante o seu uso, a energia solar não prejudica o meio ambiente, pois não é poluente. Trata-se de uma energia limpa desde a sua geração até a captação e transformação para aproveitamento. O processo não emite gases que contribuem com o efeito estufa, ao contrário do petróleo, gás natural, diesel e outros combustíveis fósseis.

Adotar uma prática sustentável e democrática é bom para a saúde e pode funcionar como um “freio” para as mudanças climáticas, como as provocadas devido ao aquecimento global. Afinal, o sol está praticamente em todos os lugares e nasce para todos!

É viável em lugares remotos

Para os locais de difícil acesso, a energia solar não deixa de ser uma solução excelente. Sua instalação em pequena escala não exige um investimento tão alto nas linhas de transmissão.

Por conta de o Brasil ser um país tropical, a utilização da energia solar é possível em praticamente toda a extensão territorial, mesmo longe dos centros de produção de energia não renovável (como hidrelétricas e termelétricas).

Como é o processo de instalação?

O aproveitamento das vantagens da energia solar pode ser considerado limitado devido aos processos de instalação, que muitas pessoas encaram como complexos e dispendiosos. Mas essa é uma ideia abrandada com o uso das tecnologias atuais.

Em propriedades rurais, as placas fotovoltaicas podem ser instaladas em coberturas e mesmo no solo. É necessário apenas calcular o tamanho da área necessária para que a energia atenda à demanda da propriedade.

A empresa de instalação dos equipamentos precisa avaliar o consumo da fazenda e também definir o espaço requerido para a instalação dos equipamentos, como os painéis e inversores.

Os equipamentos necessários para que o sistema funcione são: placa e inversor solar, estrutura de fixação, cabeamentos, conectores, disjuntores e outros materiais elétricos. Toda a instalação deve ser feita com a ajuda de uma empresa, por engenheiros e eletrotécnicos capacitados para o serviço.

Sistema off-grid

Um dos sistemas fotovoltaicos mais vantajosos para as propriedades rurais é o off-grid. Em regiões mais distantes, o abastecimento de energia pode ser complicado. Assim, esse sistema atua independentemente da rede elétrica, funcionando de forma isolada e com autonomia de abastecimento.

Não é necessário pagar taxas à distribuidora de energia elétrica da região e os equipamentos não ficam vulneráveis a falhas de transmissão de energia. Além disso, o sistema conta com um banco que armazena a energia produzida durante o dia, o que é ideal para o uso à noite ou em dias nublados.

A expansão da rede tradicional de energia em lugares remotos é cara e, muitas vezes, não tem o devido respaldo do governo. Por isso, ainda que o investimento no sistema off-grid seja mais elevado, devido ao seu banco de baterias, a alternativa é viável e traz muitos benefícios.

Quais as vantagens de usar energia solar em propriedades rurais?

Com o preço da energia elétrica disparado no país, vale a pena investir em alternativas para manter ou aumentar a eficiência de uma propriedade. Conheça, a seguir, as vantagens da energia solar em propriedades rurais!

Eletrificação de cercas

Em locais de criação de gado e outros animais, a cerca elétrica é bastante utilizada. Com a energia solar, o eletrificador converte a carga recebida em pulsos de pequena duração e de alta voltagem.

Assim, quando um animal encosta na divisória, a corrente flui da cerca para o solo e provoca no animal a sensação de uma “agulhada”, sem que o machuque gravemente. O mesmo ocorre com os ocasionais invasores do terreno.

Bombeamento de água

Uma prática comum no meio rural é o bombeamento de água (em pequenas vazões). Ele abastece pequenas comunidades, instalações para animais, projetos menores de irrigação, residências individuais, entre outros casos.

A energia solar também pode ser utilizada para essa prática, por meio da distribuição competente da energia fotovoltaica. Desse modo, é possível mover as bombas d’água. Isso é um grande diferencial, especialmente se a região em que se faz necessário o bombeamento não contar com um serviço eficiente de energia elétrica.

O sistema para bombeamento baseado em energia solar é mais limpo se comparado às bombas movidas a diesel. Outra vantagem é que não requer abastecimento com combustível. Além disso, a bomba pode ser instalada sem conexão à rede elétrica.

Iluminação adequada

Investir em iluminação externa e interna é uma iniciativa mais do que necessária. No entanto, é possível reduzir as despesas com isso utilizando a energia solar, sem prejudicar sua eficiência.

Indica-se também o uso de lâmpadas fluorescentes compactas para diminuir o consumo e os gastos, devido à sua alta luminosidade.

Irrigação

Em algumas localidades do país, é escasso o acesso à água ou muito caro o serviço de irrigação. Esse recurso é extremamente importante para o plantio e para a criação de animais nas áreas rurais.

Com o uso da energia solar, os equipamentos poderão ser utilizados sem problema algum, oferecendo uma alternativa mais barata e sustentável para irrigar todo o espaço que for necessário.

Alimentação de residências

O fornecimento de energia solar é feito com o apoio dos painéis solares instalados sobre os telhados das residências. A energia produzida é armazenada no banco de baterias, que pode ser acomodado em um abrigo apropriado.

A produção de grãos

Em relação a esse ponto, a energia solar rural ajuda em diferentes processos, como a secagem e armazenagem de grãos. Também pode ser aplicada em estufas, para otimizar o crescimento de espécies vegetais, e ainda ajuda na colheita mecanizada de grãos.

As tarefas de rotina

No dia a dia de uma propriedade rural, a energia solar pode contribuir de diversas formas. Veja algumas situações:

  • na iluminação de todas as dependências da propriedade que precisem de eletricidade;
  • no funcionamento de eletrodomésticos, alarmes, ar-condicionados, portões eletrônicos, etc.

Bombeamento, resfriamento e aquecimento de água

O sistema de energia solar também serve para aquecer ou resfriar a água conforme as necessidades do agronegócio. Por exemplo, na pecuária leiteira, é possível resfriar os tanques que precisam permanecer ligados à energia para evitar que o leite azede. No caso de tanques de peixes (prática da piscicultura), a água pode ser mantida aquecida por meio da energia solar.

A redução dos gastos com energia na avicultura

Na criação de frangos para corte, os gastos com energia elétrica costumam ser muito altos. Na manutenção de granjas, a eletricidade corresponde a aproximadamente 27,5% das despesas. Assim, conforme o potencial da energia fotovoltaica instalada, é possível obter até 95% de economia nas contas mensais de energia elétrica. Essa redução se converte em mais dinheiro disponível, mensalmente e anualmente, para outros investimentos.

As vantagens financeiras em geral

Em relação às finanças, a energia solar rural oferece vantagem competitiva, pois os agroempreendedores que tiverem conexão com a rede pública e instalarem um sistema fotovoltaico poderão diminuir a conta de energia em mais de 90%. O payback, ou tempo de retorno do investimento, é razoavelmente rápido, variando entre 4 a 7 anos. Além disso, o sistema tem vida útil que ultrapassa os 25 anos.

Já os produtores rurais que fazem uso de geradores a diesel e optarem por um sistema desconectado da rede elétrica, terão a oportunidade de utilizar a energia sem a necessidade pagar preços altos pelo combustível.

Como é feito o armazenamento da energia solar rural?

O armazenamento de energia solar, nas propriedades rurais, tem como finalidade suprir a demanda que nem sempre pode ser atendida pela energia convencional, que, normalmente, não é satisfatória nessas áreas.

O sistema de armazenamento de energia solar é feito em baterias adequadas, que ficam com a carga guardada para uso posterior nas atividades do campo ou para o funcionamento de algum equipamento interno. Funciona como um backup caso a energia gerada pelo sistema não seja suficiente para atender às necessidades do negócio.

O empreendedor rural pode usar o armazenamento (sistema off-grid) em complementação ao sistema on-grid, que pode oferecer vantagens, como redução de tarifas — por exemplo, ICMS, tarifa subsidiada para irrigação e outras.

Neste post, vimos como a energia solar rural pode ser útil aos empreendimentos desse setor. Há uma série de benefícios que podem ser elencadas para confirmar isso.

O que achou de conhecer essas vantagens? Entrar em contato conosco para saber mais informações sobre as soluções que oferecemos!