Manual prático sobre como aplicar a logística reversa

A discussão sobre a preservação do meio ambiente está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Afinal, com as evidências de que o planeta está sentindo os impactos da ação do ser humano, fica nítida a necessidade de que pessoas, empresas e governos invistam em práticas alinhadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação da natureza.

Entre as diversas estratégias que podem ser adotadas pelos negócios está a logística reversa. Esse processo tem como objetivo retornar os resíduos para o ciclo produtivo, de forma a evitar que eles poluam o meio ambiente. Além disso, ainda abre portas para a reciclagem desses produtos, permitindo que a empresa adote uma postura sustentável e impacta positivamente a sociedade.

Quer saber tudo sobre como funciona e como aplicar a logística reversa? Então, continue a leitura e descubra!

O que é logística reversa?

Antes de entender como colocar a logística reversa em prática, é essencial que você tenha consciência sobre o que significa esse conceito. Afinal, o que é e como funciona esse tipo de logística?

Vamos relembrar, primeiro, o conceito de logística tradicional. Essa é a que você já conhece e que é aplicada por todas as empresas. Nesse processo, a mercadoria precisa ser transportada desde o processo de extração da matéria-prima até o cliente final, passando por toda a cadeia produtiva.

Para entender melhor, imagine um suco que deve chegar à mesa do consumidor. A logística começa lá na fazenda na qual as laranjas são colhidas para serem transformadas em suco.

Essas frutas precisam ser transportadas para a indústria, que as usa no processo, produz o suco e embala a mercadoria. O suco pronto deve ser transportado até o centro de distribuição, que pode ser um supermercado, padaria ou lanchonete. É nesse momento que ele chega até o consumidor final e a logística se encerra.

Essa é a logística tradicional, usada há alguns anos pelas indústrias dos mais diversos tipos. Porém, nos últimos anos, surgiu um novo conceito, que tem como objetivo trazer uma proposta diferente para o processo: a logística reversa.

Ela é o sistema inverso da logística tradicional, tendo como objetivo a coleta dos resíduos do consumidor final até a indústria. Ou seja, em vez de levar a mercadoria ou produto até o consumidor final, proposta do processo tradicional, a logística reversa traz produtos do consumidor de volta para a indústria.

Qual o objetivo e como surgiu a logística reversa?

Para que você entenda a proposta da logística reversa, é importante que saiba que ela não surgiu sozinha. Ela vem alinhada a uma série outros conceitos importantes, que propõem uma indústria mais sustentável e uma relação positiva entre a sociedade e o meio ambiente.

Isso porque o principal objetivo da logística reversa é dar novo uso aos resíduos gerados a partir do consumo de mercadorias. No caso do suco, por exemplo, a logística reversa atuaria de forma a garantir um retorno da embalagem do produto, que seria descartada pelo consumidor, para o processo industrial.

Com isso, em vez de poluir o meio ambiente, essa embalagem poderia ser reinserida no processo produtivo, transformando-se em matéria-prima para a produção de novas mercadorias. Isso está alinhado ao conceito de economia circular, que foi de onde, efetivamente, surgiu a logística reversa.

A economia circular traz uma nova proposta para a sociedade, na qual os produtos devem ser reutilizados e reinseridos na economia, de forma a dar novos usos ao que, em teoria, seria descartado. Na economia circular, em vez de seguir um processo linear, de extração, uso e descarte, todas as mercadorias devem ser reinseridas no processo produtivo.

A proposta é gerar essa circulação de mercadorias até que realmente não seja mais possível reutilizá-las. Apenas nesse momento, o descarte é realizado e de maneira adequada, visando ao retorno mais rápido para a natureza e à minimização do impacto ambiental.

Como funciona a logística reversa?

Agora que você já sabe o que é e quais os objetivos da logística reversa, é hora de entender um pouco mais sobre o funcionamento desse processo. Afinal, como colocar todos esses conceitos em prática?

Para explicar, vamos recorrer, novamente, ao exemplo do suco. Na logística reversa, após o consumo da mercadoria pelo consumidor, os resíduos devem retornar à indústria, não é mesmo? Portanto, nesse caso, a embalagem usada deve voltar ao processo produtivo, servindo como insumo para a criação de novas mercadorias.

Para isso, há diversas formas de recolher os produtos. As empresas podem instalar pontos de coleta em locais estratégicos, como supermercados ou outras lojas. Também é possível fazer parcerias com as prefeituras das cidades para que seja implementada uma coleta seletiva, e esses resíduos sejam reinseridos no processo produtivo.

A partir do momento em que os resíduos são coletados, eles devem ser transportados para um local adequado, no qual serão separados, limpos e classificados. Cada tipo de resíduo deve ser identificado e preparado para ser colocado novamente no processo produtivo, dando o tratamento adequado.

Afinal, o procedimento usado para a garrafa PET é diferente do adotado na lata de alumínio, apesar de ambos serem passíveis de ser reinseridos na produção. Depois do tratamento, é hora de colocar esses resíduos à disposição da indústria novamente.

Eles podem ser vendidos para empresas ou colocados no processo produtivo da sua própria empresa. Com isso, são transformados novamente em matéria-prima e, posteriormente, em produtos prontos para retornar às mãos do consumidor final.

Como é a logística reversa no Brasil?

No Brasil, a logística reversa é um processo que já ocorre há algum tempo. Antes mesmo de ganhar essa denominação, devido à ação dos catadores informais, alguns materiais já eram bastante reciclados em território brasileiro.

É o caso, por exemplo, das latinhas. Em 2020, o país reciclou mais de 97% das latas de alumínio, o que indica uma ótima atuação no que se refere à logística reversa desse tipo de produto. Além disso, o país também está avançando na logística reversa de diversos outros materiais, principalmente, devido à instalação de postos de coleta e ao avanço em parcerias com o governo.

Dessa forma, a logística reversa se mostra como uma tendência no país, com incentivo do governo e apoio da população. Em uma nação que demanda tanto a preservação do meio ambiente, a logística reversa é uma ótima estratégia para investir na sustentabilidade e na conservação ambiental.

Quais são os benefícios da logística reversa?

A logística reversa traz uma série de benefícios, tanto para a sua empresa quanto para a sociedade e o meio ambiente. Continue a leitura e veja agora quais são os principais deles.

Melhora a imagem da empresa

Os consumidores não compram apenas de empresas que oferecem os produtos mais baratos. Na verdade, eles valorizam muito o posicionamento da organização no que diz respeito à sociedade e à forma como ela produz as mercadorias. Ou seja, o cliente dá preferência para marcas que são sustentáveis e que investem no desenvolvimento social.

Dessa forma, quando você coloca a logística reversa em prática no seu negócio, é capaz de melhorar a imagem da empresa como um todo. Você cria um diferencial competitivo e mostra para os clientes que se preocupa com o meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais.

Isso traz efeitos muito positivos na reputação e no posicionamento da organização perante o mercado, melhorando a satisfação dos clientes e abrindo portas para que você conquiste mais consumidores.

Aumenta o lucro e diminui custos

Reduzir os cursos operacionais da empresa é uma ótima forma de economizar recursos financeiros para realizar outros investimentos, não é mesmo? Além disso, quanto menor é o custo da produção de determinada mercadoria, maior é a sua lucratividade.

Saiba que a logística reversa pode ser uma grande aliada nesse aspecto. Afinal, usar recursos reciclados para a produção de mercadorias é, na maioria dos casos, mais barato do que adquirir uma nova matéria-prima, recém-extraída do ambiente. Dessa forma, quando você traz os resíduos de volta para o processo produtivo, pode diminuir os custos de produção do seu negócio.

Porém, não é só por isso que esse processo pode ser um aliado da lucratividade da sua empresa. Isso porque a logística reversa também pode atuar na melhoria da reputação da marca. A ação atrai mais clientes e fideliza aqueles que já confiam no seu negócio. O resultado é a potencialização das vendas e, com isso, aumento dos lucros.

Reduz a necessidade de extração de recursos

Você já deve ter ouvido falar da discussão acerca dos recursos não renováveis do planeta, não é mesmo? Isso significa que há muitos materiais que vão se esgotar em algum momento — como é o caso do petróleo e do carvão mineral. Além disso, mesmo quando se fala de recursos que não se esgotam, a extração de algumas matérias-primas, como a madeira, traz prejuízos para o meio ambiente.

Dessa forma, quando menor a dependência da extração de novos recursos naturais por parte das empresas, melhor é para o planeta. Isso pode ser alcançado por meio do uso da logística reversa!

Isso porque o processo fornece matéria-prima para a produção de mercadorias sem a necessidade de extrair novos elementos da natureza. Você tem acesso ao plástico, por exemplo, sem precisar extrair mais petróleo. Dessa forma, ela traz grandes contribuições para a preservação do meio ambiente, uma vez que reduz a necessidade e o consumo de recursos naturais do planeta.

Otimiza a produção de mercadorias

Produzir mercadorias cada vez mais rápido e de forma eficiente é essencial para o bom funcionamento da indústria como um todo, não é mesmo? Saiba que a logística reversa pode ser uma aliada nesse aspecto, tanto de maneira direta quanto indireta.

Em primeiro lugar, a logística reversa pode fornecer uma matéria-prima já mais bem acabada para a utilização na produção. Alguns dos processos aos quais a matéria-prima bruta seria submetida para ser transformada no produto final são desnecessários, quando se fala em produtos reciclados. Dessa forma, você reduz o tamanho da cadeia produtiva, tornando-a mais rápida e eficiente.

Também é importante destacar que a adoção da logística reversa exige uma revisão da cadeia produtiva como um todo, buscando um alinhamento com os conceitos de empreendedorismo sustentável e economia circular. Dessa forma, você pode descobrir focos de problemas nos processos e, até mesmo, de desperdício, solucionando-os para tornar a empresa mais produtiva.

Reduz os resíduos gerados pela sociedade

A redução da produção de lixo também é uma estratégia importante para a preservação do meio ambiente. Isso porque o lixo traz diversos problemas para a sociedade e o meio. Além de poluir a terra e os rios, dependendo do tipo de tratamento que lixo recebe, ele pode servir como foco de disseminação de doenças.

Dessa forma, reduzir os resíduos é importante para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A logística reversa é uma das maiores cúmplices nesse aspecto.

Isso porque esse processo permite que os resíduos que iriam virar lixo, poluindo o meio ambiente, transformem-se em matéria-prima, prontos para serem reinseridos no processo produtivo. Com isso, ela reduz o volume de resíduos gerados pela sociedade como um todo, trazendo grandes benefícios para as pessoas e o ambiente.

Como aplicar a logística reversa?

Agora que você já sabe tudo sobre logística reversa, é hora de aprender como colocar esse conceito em prática na sua empresa. Veja o nosso passo a passo para colocar a logística reversa no negócio, agora mesmo!

Entenda quais são os resíduos gerados pela sua empresa

Em primeiro lugar, é essencial que você saiba quais são os principais resíduos que a sua empresa gera e os impactos que eles causam no meio ambiente. Afinal, você precisa entender o tipo de material que precisa ser coletado, o melhor destino para ele e como tratar esse produto após a coleta.

Portanto, comece mapeando os resíduos. Você pode incluir, também, os desperdícios ou resíduos da produção de mercadorias, assim como as embalagens dos produtos que serão descartadas pelos consumidores e, inclusive, resíduos do consumo. Após esse mapeamento, descubra qual o melhor destino e tratamento para cada um desses resíduos, de forma a já identificar como lidar com eles da melhor forma possível.

Mapeie possibilidades de coleta

Após entender quais são os principais tipos de resíduos que você gera, é hora de descobrir as possibilidades de coleta. Nesse momento, vale a pena investir em parcerias com outros estabelecimentos e, até mesmo, empresas especializadas nesse tipo de atividade.

Você pode, por exemplo, instalar pontos de coleta em lojas, supermercados ou outros estabelecimentos. No caso de equipamentos eletrônicos, já existem algumas empresas que fornecem postos de coleta adequados para que os equipamentos possam ser desmontados posteriormente e, com isso, ser reutilizados pela indústria.

Aqui, vale lembrar que você não precisa focar apenas o tipo de resíduo que produz, podendo implementar um programa mais amplo de coleta e reciclagem, caso seja possível. Se fizer sentido, amplie a coleta para outros materiais, faça parcerias com centros de reciclagem e tratamento de resíduos e pense em soluções para os outros materiais. Dessa forma, você é capaz de potencializar o impacto positivo que gera no mundo.

Desenvolva um protocolo detalhado

Agora que você já tomou as principais decisões acerca da logística reversa que será implementada, é hora de desenvolver o seu protocolo. Isso quer dizer que é o momento no qual você deve descrever todo o processo, de forma a desenhar cada uma das etapas e entender a melhor forma de viabilizá-las.

Portanto, registre todo o trânsito dos resíduos, do cliente até a empresa. Faça um mapeamento de cada um desses processos, buscando identificar os requisitos de cada um, os fornecedores necessários, as pessoas envolvidas, entre outros elementos. Também vale a pena usar esse momento para fazer orçamentos de forma a garantir que a logística reversa é viável financeiramente para a sua empresa.

Adote ações de conscientização

Não adianta criar todo o processo de logística reversa quando os seus clientes não se engajam nisso. Afinal, é essencial que eles estejam envolvidos, de forma a garantir que vão contribuir com a coleta dos resíduos de maneira adequada. Portanto, vale a pena investir em campanhas de conscientização.

Nessas ações, você pode aproveitar para divulgar o novo processo da empresa, apresentando a logística reversa para a sociedade e a importância dela para o meio ambiente. Também pode ser o momento de mostrar como isso está sendo implementado na sua empresa e, a partir daí, evidenciar o papel de cada um dos consumidores para que ela efetivamente se concretize.

Tenha um atendimento eficaz

Como você já percebeu, a logística reversa depende do engajamento de diversos setores e indivíduos. Para além dos clientes, é importante ter contato frequente com os locais nos quais serão instalados os pontos de coleta e com os transportadores.

Pode ser, inclusive, que o seu produto exija que sejam recolhidos resíduos na casa dos clientes, por meio de agendamento prévio. Dessa forma, é importante que você conte com um atendimento eficaz.

Invista em um canal de comunicação rápido e eficiente, capaz de atender aos clientes e outros stakeholders no caso de qualquer problema. Com isso, você garante que todo o processo vai acontecer da melhor forma possível, evitando problemas e solucionando obstáculos rapidamente, caso eles apareçam.

Determine um processo de controle

Além de estar disponível para lidar com possíveis problemas que possam surgir a partir desse processo, também é importante que você o controle de perto, de forma a garantir que tudo está ocorrendo de maneira correta. Para isso, você pode criar dispositivos de monitoramento.

É possível, por exemplo, acompanhar a quantidade de resíduos que está sendo coletada mensalmente. Você também pode controlar o processo de manipulação desses resíduos, de forma a garantir que eles estão recebendo o tratamento adequado para ser reinseridos na cadeia produtiva. Manter o contato próximo com os transportadores e pontos de coleta também é essencial nesse aspecto.

Mensure os resultados

Por fim, vale destacar que, assim como qualquer outro processo na empresa, é importante que você conte com sistemas de mensuração de resultados para garantir a gestão eficiente dos processos. Ou seja, você deve criar indicadores e metas para assegurar que a logística reversa está atingindo os resultados esperados para efetivamente melhorar a sustentabilidade da empresa, reduzir custos e atrair clientes.

Portanto, crie indicadores estratégicos que permitam a você mensurar os resultados da logística reversa. Você pode, por exemplo, determinar índices relacionados ao volume de resíduos coletados.

Caso esse processo gere redução de custos na empresa, também é possível criar indicadores financeiros nesse aspecto. Quantificar a matéria-prima que foi economizada a partir da reciclagem desses resíduos pode ser uma ótima forma de medir os resultados.

Vale destacar que, quando realizar esse tipo de mensuração, pode ser importante divulgar os valores entre os seus clientes. Afinal, demonstrar o quanto de matéria-prima está sendo economizada ou o volume de material reciclado é uma ótima forma de se posicionar como uma empresa sustentável e criar um diferencial competitivo para a empresa.

Quais fatores valorizam a logística reversa?

Além de investir na logística reversa, existem alguns fatores que são capazes de agregar valor a esse processo, contribuindo ainda mais com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Veja, agora, alguns deles:

  • articulação com governo municipal, estadual ou federal;
  • união com outras empresas para potencializar resultados;
  • coleta de diversos tipos de resíduos, além dos que são gerados pela sua empresa;
  • investimento em outros fatores relacionados à preservação ambiental, como a redução na emissão de CO2 e o reflorestamento;
  • estabelecimento de parcerias e contratação de fornecedores sustentáveis;
  • auxílio em campanhas de conscientização da população.

Com este artigo, você aprendeu tudo sobre logística reversa, desde a origem e o objetivo desse conceito até os benefícios que ela pode trazer para a empresa, e como colocar tudo isso em prática. Na sociedade atual, tornar-se uma empresa sustentável é um imperativo. Afinal, o planeta precisa que todos se engajem na preservação do meio ambiente e da sociedade. Portanto, aproveite as dicas e comece, agora mesmo, a dar mais um passo nessa direção!

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