Conheça os 5 principais perfis de consumidor de energia solar

Conheça os 5 principais perfis de consumidor de energia solar

Você sabe como funcionam os setores que utilizam energia solar no nosso país? Existem diversos setores que estão substituindo suas fontes de energias por fontes renováveis, sustentáveis e econômicas. Dessa forma, cada um deles caracteriza um perfil do consumidor de energia solar.

A energia solar fotovoltaica é produzida a partir do calor e da luz solar. Por exemplo, durante os dias do verão, quando há maior radiação solar atingindo as placas solares, mais energia elétrica será gerada.

Em outras palavras, todo sol que bate no telhado é convertido em energia. Em seguida, abastecendo de imediato as empresas que optarem por esse tipo de energia. Dessa forma, não há necessidade de consumidores gastarem dinheiro comprando energia de distribuidoras de redes elétricas.

Dias quentes com sol abundante são muito frequentes no Brasil, então está na hora da sua empresa também tirar proveito disso. Continue a leitura para saber mais sobre este assunto e identifique o seu perfil do consumidor de energia solar!

 

1. Indústrias

As maiores indústrias e fábricas possuem gastos elevados. Sendo estes com gestão, funcionários, limpeza, segurança e principalmente com a energia elétrica. Por essa razão, é importante ter fontes alternativas de energia de baixo custo que sejam sustentáveis ao meio ambiente. E claro, que ajudem na economia da empresa.

Além de ser fácil de instalar, a energia solar pode ser totalmente benéfica para indústrias, gerando forte impacto econômico e ecológico. Isto acontece porque a energia solar é totalmente renovável. Geralmente fábricas dispõem de coberturas e áreas descobertas, que são lugares apropriados para a instalação de painéis de energia solar.

Apesar de ser um investimento de custo elevado, sistemas fotovoltaicos duram em média 25 anos. A sua indústria estará economizando e colaborando com o meio ambiente, destacando ainda mais a sua marca com futuros investidores e no mercado financeiro.

 

2. Comércio

Como as indústrias, os grandes comércios também estão alterando a maneira de receber energia, considerando as opções mais econômicas. A principal causa desta mudança está relacionada às tarifas oferecidas pelas distribuidoras de energia elétrica, que estão cada vez mais altas.

O uso constante da energia para lâmpadas, computadores, sistemas de refrigeração e aparelhos de ar condicionado é o impulso para uma mudança. E essa alteração precisa favorecer a empresa em todos os ramos. Os empresários estão mais focados em investir na energia gerada em painéis solares para cortar despesas.

Dessa maneira, todo o dinheiro investido na instalação dos painéis será recompensado em uma energia mais favorável ao meio ambiente. E claro, toda a economia feita poderá ser utilizada em outros setores do seu negócio, que precisam de maior investimento.

 

3. Propriedades rurais

O agronegócio também tem suas despesas com energia elétrica e economizar é sempre uma boa opção. Esse setor é o maior consumidor de água do Brasil. Além disso, há gastos altíssimos com a produção agrícola e água para irrigação e abastecimento de alimentos.

Os maiores investimentos desse setor são insumos agrícolas, mão de obra e combustível. Como qualquer outra grande indústria ou fábrica, gasta também com os setores financeiro e administrativo. Sendo assim, as contas de luz não escapam e têm as tarifas mais altas. As propriedades rurais possuem grandes espaços ao ar livre, descobertos, que são suficientes para a instalação de painéis solares.

A energia pode ser aproveitada e utilizada em irrigações com o bombeamento de água, fonte de energia para cercas elétricas e também refrigeração. Esse setor, crescente em nosso país, pode aproveitar ao máximo os raios solares por causa dos grandes espaços ao ar livre.

 

4. Residências

Apesar dos custos, a instalação de painéis solares é bastante recomendada para grandes empresas, principalmente aquelas com bastante espaços descobertos. É preciso entender como funciona sua conta de luz antes de tomar a decisão de instalar os painéis. Por outro lado, a instalação de placas solares e sistema de captação de energia em casas e apartamentos também tem seus benefícios.

O principal destaque desse tipo de energia está na redução da conta de luz que pode chegar até 95%. Além de ser uma instalação rápida, com funcionamento silencioso e sustentável, esse tipo de energia deixa a sua casa ainda mais bonita.

A diferença da instalação desse sistema nas indústrias e nas residências está na potência de geração de energia. Geralmente esses estabelecimentos precisam manter vários aparelhos que gastam muita energia, como refrigerador e ar condicionado, funcionando por muito tempo, o que é totalmente diferente do ambiente residencial.

5. Transportes

Este é outro setor que também está instalando os painéis solares e substituindo a energia elétrica. Os meios de transportes causam bastante poluição em todo o planeta, devido ao uso de fontes não renováveis de energia.

Para diminuir a poluição, carros elétricos têm sido testados e implantados em algumas sociedades. Porém, a fonte da energia é sempre questionável. Entretanto, esses veículos são inacessíveis para a maioria da população por causa do alto custo.

Os carros movidos à energia fotovoltaica possuem o painel instalado na parte superior do veículo para capturar a luz solar. Em seguida, essa energia é armazenada em baterias para ser utilizada em outras circunstâncias. O sol é uma fonte de energia totalmente renovável e sustentável, logo, perfeita para diminuir a poluição causada pelos transportes.

Os caminhões que transportam mercadorias e alimentos também estão sendo adaptados para aproveitar a luz do sol. Esse sistema funciona como nos carros elétricos, então a energia é coletada e guardada para ser utilizada durante o percurso do veículo. Assim, promove a economia de bateria e combustível, realizando uma viagem mais sustentável.

Estes foram alguns exemplos do uso da energia solar em diferentes setores. Como podemos ver, existem diferentes tipos de perfil de consumidor de energia solar. Cada um tem suas características específicas e ocupa um espaço em um setor no país. Porém, todos têm algo em comum: estão em busca de soluções mais rentáveis para sua empresa e opções mais sustentáveis para o meio ambiente.

POSTS RELACIONADOS