Como ser sustentável? O manual completo para a sua empresa!

A sustentabilidade é um tema que está em alta há alguns anos. Afinal, para garantir a manutenção dos recursos do mundo e a conservação do meio ambiente, é preciso que todos os atores se engajem nesse processo, entre eles, as empresas, o governo e os indivíduos. Portanto, seu negócio não pode ficar fora desse compromisso com o meio no qual está inserido. Mas você sabe como colocar a sustentabilidade em prática? Entende qual a melhor forma de preservar o meio ambiente a partir dos processos e da realidade da sua empresa? Se não, está na hora de descobrir! Leia o nosso artigo completo e descubra tudo sobre como ser sustentável!

A sustentabilidade é um tema que está em alta há alguns anos. Afinal, para garantir a manutenção dos recursos do mundo e a conservação do meio ambiente, é preciso que todos os atores se engajem nesse processo, entre eles, as empresas, o governo e os indivíduos. Portanto, seu negócio não pode ficar fora desse compromisso com o meio no qual está inserido.

Mas você sabe como colocar a sustentabilidade em prática? Entende qual a melhor forma de preservar o meio ambiente a partir dos processos e da realidade da sua empresa? Se não, está na hora de descobrir!

Leia o nosso artigo completo e descubra tudo sobre como ser sustentável!

 

Afinal, o que significa ser sustentável?

Antes de entender como colocar esse conceito em prática, é importante que você saiba o que ele significa, não é mesmo? Sustentabilidade é um conceito que se popularizou a partir do final da década de 80 e é entendido como uma forma de tornar as organizações e a sociedade viáveis no mundo.

Isso porque os serem humanos agem sobre o planeta, o meio ambiente e os recursos naturais. Para sobreviver, é necessário consumir esses recursos. Porém, dependendo da forma como isso é feito, pode ser que a vida na Terra não se sustente por muito tempo.

Portanto, o conceito parte da ação consciente, pensando no futuro, na sustentação da vida. Para isso, é importante focar três elementos que funcionam como os pilares da sustentabilidade, o que garante que ela aconteça na prática: justiça social, responsabilidade ambiental e viabilidade econômica.

Isso significa que uma empresa sustentável precisa se preocupar com a sociedade na qual está inserida, criando ações para promover maior igualdade e justiça. Porém, ela também precisa se preocupar com o meio ambiente ao redor, pensando no impacto que ela pode trazer para a natureza e buscando formas de minimizá-lo. Por fim, a empresa precisa ser lucrativa. Caso contrário, não sobreviverá, pois não será viável economicamente.

Ser sustentável é exatamente isso! É implementar ações com base nesses três pilares para garantir a longevidade da organização e da sociedade como um todo, para ter a certeza de que o planeta continuará sustentando a sua sobrevivência ao longo do tempo.

 

Quais os benefícios da sustentabilidade empresarial?

Observando o conceito de sustentabilidade, já é possível imaginar que trazê-lo para a sua empresa pode ser bastante benéfico, não é mesmo? Afinal, ele é um dos elementos que garantem a longevidade de qualquer negócio.

Mas o que você ainda não sabe é que, ao se tornar uma empresa sustentável, você ainda pode usufruir de uma série de outros benefícios nos mais diversos segmentos da organização. Continue a leitura e descubra, agora mesmo, todos eles!

 

Melhora a imagem da marca

Quando você investe em sustentabilidade, as pessoas ao redor percebem isso. A sociedade começa a notar que a sua empresa não se preocupa apenas com o lucro, mas com o desenvolvimento local, com o meio ambiente, com a sustentabilidade como um todo.

Tudo isso é refletido na marca da sua empresa. Os consumidores da atualidade não escolhem empresas e produtos apenas pelo preço, mas também, pelos valores que eles representam. Os clientes querem se identificar com os valores da empresa, entender sua atuação, posicionamento e compromisso com a sociedade.

Dessa forma, assumir uma postura sustentável faz com que essa mensagem chegue até os seus clientes e isso muda a imagem da organização como um todo, melhorando a reputação da sua marca.

Aumenta a motivação dos colaboradores

Os seus colaboradores também se preocupam com o mundo ao redor e é por isso que o investimento em sustentabilidade gera efeito sobre eles. Isso porque, quando percebem a preocupação da empresa com o meio ambiente e a comunidade na qual eles vivem, passam a se identificar mais com a organização e sua cultura.

Essas ações fazem com que o time se sinta parte da empresa e tenha orgulho de contribuir com o sucesso e o crescimento dela. Dessa forma, o investimento em sustentabilidade tem efeitos também na motivação do time e, até mesmo, na sua produtividade e qualidade dos resultados gerados.

Reduz os custos operacionais

Você sabia que fazer o bem para o planeta pode reduzir os custos operacionais da sua empresa? Isso é possível e, inclusive, quase inevitável.

Para entender como isso acontece, pense em algumas ações simples que estão relacionadas com a sustentabilidade. Uma delas é a redução do uso de descartáveis, que precisam ser repostos a todo momento e geram mais lixo, o que é um custo para a organização. Quando você substitui o copo descartável de água ou café, por exemplo, não precisa mais gastar recursos com isso.

Outra ação que reduz os custos operacionais é o uso de energias sustentáveis. Quando você investe na energia solar, por exemplo, para gerar energia elétrica na empresa, pode reduzir significativamente a conta de luz. Dessa forma, os custos do negócio como um todo são reduzidos, o que amplia a sua margem de lucro.

Traz vantagem competitiva

O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas precisam descobrir formas de se destacar e de manter a competitividade empresarial nesse cenário. Umas das maneiras de fazer isso é o investimento em sustentabilidade.

Isso porque é um elemento que coloca a sua empresa à frente das outras. Você mostra para o mercado que você está conectado com as demandas do mundo atual, que sabe como se posicionar de forma positiva e que busca a igualdade social e a preservação do meio ambiente.

A sociedade nota isso e tem uma tendência a valorizar a sua organização em detrimento de outras, o que significa que a sua empresa ganha uma vantagem competitiva perante o mercado.

Atrai investidores e abre portas para novas oportunidades

Você já pensou em contar com um investidor como parceiro para escalar seu negócio e fazer com que a empresa cresça? Saiba que esse é outro benefício de quem investe em sustentabilidade.

Isso porque existem muitas pessoas que procuram oportunidades de negócio para investir, assim como fundos de investimento. Porém, na atualidade, há a preferência por investir em negócios que estejam alinhados ao conceito de sustentabilidade, seja porque garantem uma atuação responsável, seja porque buscam solucionar um problema específico da sociedade.

Dessa forma, quando você investe nesse tema, abre portas para esses investimentos. Mas não é só isso! Você também fica aberto a outras oportunidades de negócios, como parcerias com startups que trabalham com o tema, negócios sociais e outras empresas que querem se unir a esse ecossistema de sustentabilidade empresarial.

Como se tornar uma empresa sustentável?

Agora que você já sabe todos os benefícios que a sustentabilidade pode trazer para você, sua empresa e a sociedade como um todo, descubra quais são as melhores práticas para tornar isso possível!

Pense na cultura organizacional

Em primeiro lugar, para que a sua empresa seja realmente sustentável, é essencial que a cultura organizacional traduza esse objetivo. Afinal, ela precisa estar totalmente alinhada com os seus valores e estratégia. A sustentabilidade precisa estar presente em todos esses elementos.

Para isso, comece revisando seus valores e inclua a sustentabilidade entre eles. Crie uma cultura forte embasada nesse elemento e aproveite para divulgar para os seus colaboradores.

Para que a cultura realmente saia do papel, faça campanhas de conscientização, apresente a importância da sustentabilidade e por que ela deve estar no DNA da empresa. Mostre como colocar tudo isso em prática dentro da empresa e incentive os líderes a dar o exemplo, seguindo o que foi determinado na cultura organizacional.

Incentive transportes alternativos

Para realmente ser sustentável, as atitudes dos seus colaboradores devem ir além das portas da empresa, considerando também o meio de transporte utilizado por eles. Muitas pessoas escolhem o carro para ir até o local de trabalho. Porém, geralmente, elas vão sozinhas, consumindo uma grande quantidade de combustível fóssil e contribuindo para o desgaste dos recursos naturais e poluição.

Uma forma de combater esse problema é incentivar os profissionais a utilizarem transportes alternativos. Para isso, ofereça a eles as vantagens de utilizar o transporte público, por exemplo, como ônibus e metrôs. Além de ajudar o planeta, os funcionários ainda podem aproveitar o tempo de viagem para ler e aprender sobre outros assuntos.

Também é possível contratar um serviço de transporte para a empresa, criando algumas linhas de ônibus particulares que permitam que os colaboradores deixem o carro em casa, economizando tempo e recursos.

Por fim, vale impulsionar as caronas entre membros do time. ajude-os a conversar sobre onde moram e organizar grupos de carona e revezamento de carros para pessoas que vivem próximas. Dessa forma, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, os colaboradores ainda podem estreitar os seus laços de amizade, compartilhando o momento de ida e volta do trabalho.

Faça um diagnóstico da empresa

Se você quer colocar a sustentabilidade em prática na sua empresa, é importante revisar todos os seus processos e práticas, de forma a identificar como esse conceito pode ser implementado em cada um deles. É por isso que ter um diagnóstico organizacional com esse foco é essencial.

Para isso, mapeie os seus processos e entenda quais são os recursos necessários para a realização de cada um deles e como isso pode ser feito de forma diferente. Entenda os passos do processo e como eles podem ser enxugados, quais são os desperdícios que ocorrem e como eles podem ser revertidos.

É preciso ter um diagnóstico completo da empresa e, a partir dele, criar planos de ação para reduzir o consumo de matéria-prima e o desperdício, reduzindo o impacto ambiental das suas operações.

Escolha fornecedores sustentáveis

De nada adianta mudar todas as operações da sua empresa se os seus fornecedores estiverem impactando negativamente o meio ambiente. Dessa forma, para ter um negócio sustentável, é essencial que você pense também nos seus parceiros.

Busque empresas que também têm esse conceito no DNA, que buscam a sustentabilidade das suas operações. Você pode, inclusive, ir além e procurar matérias-primas sustentáveis, substituindo combustíveis fósseis ou madeira extraída por alternativas renováveis e madeira de reflorestamento, por exemplo.

Vale lembrar que a sustentabilidade é um conceito global, que precisa ser pensado como um todo, em cada um dos passos da operação da sua empresa. Dessa forma, buscar fornecedores que compartilham esse valor também é essencial.

Dê outro destino para os seus resíduos

Muitos dos materiais que são descartados poderiam ser reutilizados para outras funções. Dessa forma, é possível pensar em outros destinos para os resíduos das suas operações. Você pode, inclusive, encontrar uma forma de monetizá-los, transformando-os em mais uma fonte de receita para o seu negócio.

Existem empresas especializadas em buscar um destino alternativo para os resíduos. Você pode, por exemplo, mapear os seus resíduos plásticos e de alumínio, por exemplo, para enviar para a reciclagem. Também pode pensar em uma forma de transformar isso em outros produtos que possam aumentar o leque de opções do seu consumidor, ao mesmo tempo em que auxilia na redução de resíduos da sua empresa e aumenta a rentabilidade.

Invista na divulgação da informação

Se você quer ser uma empresa sustentável, é importante que as pessoas ao seu redor, inclusive os clientes e a comunidade, também se engajem nesse projeto. Dessa forma, a divulgação de informação e conteúdos sobre o assunto é outra boa prática nesse aspecto.

Crie materiais embasados e sólidos, mostrando como a sua empresa está modificando suas ações internas e externas para se tornar mais sustentável. Também conscientize os clientes e a comunidade sobre como eles podem agir de acordo com esse projeto. Pense em formas de incentivar, por exemplo, a logística reversa entre os clientes, a reciclagem das embalagens e outras atitudes sustentáveis.

A sustentabilidade não se faz sozinha. É preciso engajar quem se relaciona com a sua empresa em relação a esse assunto. Toda a sociedade deve se mobiliza junto a você para que os efeitos de uma atitude mais consciente e voltada para a preservação do meio ambiente sejam consolidados.

Adote documentos eletrônicos

Com o avanço da internet e da tecnologia, o papel se tornou um elemento quase dispensável em muitas empresas. Porém, devido à tradições e à burocracia, ainda há aqueles que prefiram utilizar esse recurso, que gera poluição e prejuízos para o meio ambiente.

Portanto, que tal mudar esse mindset? Comece a substituir documentos em papel por arquivos eletrônicos dentro da sua empresa. Para isso, utilize plataformas de armazenamento em nuvem e assinatura digital, por exemplo.

Essa prática traz uma série de benefícios para a sua empresa. Em primeiro lugar, você é capaz de reduzir o consumo de papel e outros materiais de escritório, o que diminui a poluição e uso de recursos naturais, além dos custos operacionais do negócio. Há outras vantagens ao optar pela documentação digital.

As plataformas de armazenamento são mais seguras do que o ambiente físico. Isso porque os documentos ficam salvos em um servidor e não correm o risco de desgaste por pragas ou acidentes. Além disso, não ocupam espaço dentro da empresa, deixando o ambiente mais agradável, limpo e amplo para a utilização por parte dos trabalhadores.

Utilize energias sustentáveis

Um dos grandes problemas ambientais da atualidade são as fontes de energia utilizadas pelas empresas, casas e organizações. Isso porque essa energia pode vir da queima de recursos fósseis, que são altamente poluentes e não são renováveis. Parte da energia também vem de usinas hidrelétricas que, apesar de não serem poluentes, trazem sérios impactos ambientais e sociais em sua implementação.

Portanto, uma forma de colocar a sustentabilidade em prática é buscar por fontes de energia sustentável para alimentar as operações da sua empresa. A mais popular é a energia solar.

Já bastante comum em residências, principalmente, para o aquecimento de água, a energia solar vem ganhando destaque nas empresas para a geração de energia elétrica. É possível captar a energia por meio da instalação de placas solares e utilizá-la para gerar energia elétrica e, inclusive, abastecer baterias que podem ser utilizadas em momentos de emergência ou períodos chuvosos.

Dessa forma, o uso de energia solar na empresa é uma ótima forma de ser sustentável mas, além disso, de economizar recursos. Isso porque você pode gerar a sua própria energia e economizar dinheiro com a conta de luz da empresa.

Tenha a inovação como aliada

A sustentabilidade é um conceito que ganhou mais repercussão na década de 90, o que significa que é um tema relativamente novo. Dessa forma, muito trabalho vem sendo feito para colocá-la em prática e novas ideias surgem, de acordo com as realidades particulares da comunidade e da empresa.

No seu negócio, não é diferente. Muitas das soluções já estão disponíveis no mercado, mas ainda há muito para ser criado.

Portanto, pense nos seus problemas, nas particularidades da sua empresa em relação a esse tema. A partir disso, crie grupos de colaboradores que estejam engajados e motivados para criar soluções inovadoras, que mitiguem os problemas reais da sua empresa.

Como engajar o time nas ações de sustentabilidade da empresa?

Agora que você já entendeu como colocar a sustentabilidade em prática, é necessário enfrentar um novo desafio: o engajamento do time. Isso porque esse é um conceito que depende de todos, sendo que os colaboradores precisam entender a importância de se envolver com essa proposta e iniciar suas ações para promovê-la dentro e fora da empresa.

Entenda, agora, quais são as melhores práticas para garantir alinhamento e motivação da equipe!

Envolva a equipe desde o início

Em primeiro lugar, é importante envolver os colaboradores em todo o processo de promoção da sustentabilidade. Caso contrário, você corre o risco de isso se transformar apenas em um processo da gestão, com o qual os colaboradores não se engajam.

Portanto, desde o primeiro momento, aproveite para contar para o time os planos de se tornar mais sustentável. Explique quais foram os fatores que levaram a essa tomada de decisão, a colocar a sustentabilidade em foco.

Aproveite para chamar o time para a tomada de decisão, pedindo sugestões sobre o que pode ser feito nesse aspecto. Sempre que uma decisão for tomada, comunique e colete feedbacks, de forma a garantir que o time está participando de todas as etapas do processo.

Capacite a equipe para colocar em prática

Não adianta falar em sustentabilidade se os seus colaboradores não souberem como colocar isso em prática. É por isso que a capacitação é tão importante!

É essencial que você busque cursos e formações sobre o tema e libere isso para o time. Mostre a sustentabilidade no dia a dia, ensine comportamentos adequados e de preservação do meio ambiente e capacite os colaboradores para colocar tudo isso em prática, dentro e fora da empresa.

Lembre-se de que os líderes precisam dar exemplo

Quando se fala em sustentabilidade, trata-se de uma mudança de cultura da empresa como um todo. Dessa forma, para que seja viável, é essencial que os líderes sejam o exemplo. Caso contrário, dificilmente os colaboradores vão se envolver com as novas ações e transformações.

Portanto, conscientize os líderes para que eles sejam o principal exemplo. As atitudes dos gestores precisam ser coerentes com a nova cultura da empresa e refletir a sustentabilidade. Dessa forma, os demais profissionais se inspiram e isso aumenta as chances de que eles se engajem nesse processo.

Recompense quem se compromete com a sustentabilidade

Que tal valorizar e reforçar a mudança de comportamento dos colaboradores? Essa é uma ótima forma de fazer com que eles se engajem nessa proposta e garantir que a sustentabilidade vai sair do papel e entrar nas práticas da sua empresa.

Para isso, você pode criar um processo gamificado. Cada curso sobre o assunto feito pelo colaborador pode gerar pontos que, no futuro, seriam trocados por benefícios. Você também pode criar uma premiação para o time mais sustentável da empresa, o que mais se engajar no assunto, e até desafios para que os colaboradores inovem e criem soluções sustentáveis para a organização.

É possível perceber que a sustentabilidade é um assunto extremamente importante na atualidade e a sua empresa não pode ficar de fora dessa conversa. É preciso investir no conceito para auxiliar na preservação e manutenção da vida e na longevidade da sua empresa. Portanto, aproveite o conteúdo para começar, agora mesmo, a colocar e sustentabilidade em prática no seu negócio!

A HCC Energia Solar pode ajudar você nesse processo! Entre em contato conosco e descubra como iniciar a transição para a energia renovável na sua empresa!

Cadastre-se e

Comece a Economizar

Comece a
Economizar

Preencha seus dados e enviaremos a melhor proposta para você.​

Cadastre-se e

Comece a
Economizar

Comece a Economizar

Preencha seus dados e enviaremos a melhor proposta para você.​